Os Relés são dispositivos eletrônicos que protegem os sistemas trifásicos contra falta de fase ou falta de neutro (opcional). Sempre que houver uma anomalia no sistema o relé comutará sua saída para interromper a operação do motor ou processo a ser protegido.
Isso é muito importante no caso de motores, porque um motor trifásico queima se rodar com duas fases.
Quando é usado o relé de proteção, assim que haja uma condição anormal na rede o relé interno dele comutará desligando o sistema a ser protegido.
Funcionamento:
Falta de fase: Conectam-se as três fase da rede, L1,L2 e L3 para a entrada. Estando presente as três fase o rele interno é energizado fechando seu contato NA(normalmente aberto) e abrindo o NF(normalmente fechado). Quando ocorre uma falta de fase este é desenergizado e seus contatos realizam a operação inversa. Normalmente o contato NA é usado para permitir a ligação de um rele de comando ou diretamente um contator que deverá ser desabilitado se houver falta de fase.
Assimetria de fases.
Conectam-se as três fases a entrada do rele. Quando ocorre a energização o rele de saída é energizado e seu contato NA fecha permitindo que o circuito a ser protegido opere. Quando ocorre uma assimetria entre fases maior que a ajustada via botão frontal do rele, o rele de saída dele é desenergizado e seu contato NA volta a ficar aberto desabilitando o circuito a ser protegido. Geralmente os reles encontrados no mercado possibilitam um ajuste de até 20%. A figura abaixo da uma idéia disso.
Exemplo de um comando com falta de fase.
Interessante:
Se não temos um relé de falta de fase ou falta de fase e neutro, podemos fazer um comando bem simples para substituir o mesmo.
Segue abaixo um exemplo que pode ser aplicado na substituição do Relé de Falta de Fases.
By Ensinando Elétrica
FUNCIONAMENTO DO RELÉ DOS MODELOS DPF-1 E MPF-1 CONFORME FOTO ABAIXO
Alimentando-se o aparelho com as três fases R, S e T, o relé de saída comuta seus contatos para a posição de trabalho. Faltando qualquer uma das três fases na alimentação do aparelho, os contatos do relé de saída voltam para a posição de repouso com um retardo de 3 segundos aproximadamente. A alimentação trifásica do aparelho é, internamente, retificada e filtrada estabelecendo, desta forma, um valor
de espaço em seus painéis. Montados em caixa plástica de ABS, apresentam alta resistência a choques, vibrações,além de possuir um sistema de fácil fixação em trilho DIN ou por parafusos.voltagem que é função da rede do usuário, a qual chamaremos de VT. Existe no frontal do aparelho um ajuste de sensibilidade, que determina o valor de voltagem que será a referência para comparação com o valor de VT. A esta voltagem denominaremos VR. Quando VT for menor que VR, o relé de saída estará desenergizado com seus contatos na posição de repouso.Diagrama de funcionamento
PROCEDIMENTO PARA AJUSTE
Com o aparelho energizado com as fases R, S e T, e com o ajuste de sensibilidade no mínimo, o relé de saída estará energizado. Gira-se, então, o potenciômetro de ajuste no sentido horário, até que o relé seja desenergizado, nesse ponto VT será ligeiramente inferior a VR. Gira-se novamente o potenciômetro no
sentido anti-horário até que o relé seja novamente energizado. O quanto se deverá voltar o potenciômetro dependerá da variação da tensão da rede e do equilíbrio da mesma. Normalmente tal ajuste ocorre com cerca de 1/8 do curso total.
DADOS TÉCNICOS
Alimentação ( -15% +10% ) DPF-1: 110, 220, 220 a 380, 380 ou 440Vca (especificar) MPF-1: 110, 220, 220 a 380, 380, 440 ou 480 Vca (especificar)
Freqüência da rede DPF-1: 50 - 60 Hz MPF-1: 50 ou 60 Hz (especificar)
Retardo no desligamento 3 segundos ( aproximadamente ) Consumo 3 VA Contatos de saída 5 A máx. em 250 Vca carga resistiva Temperatura ambiente 0 a +50°C
Modelo de relé DPF-1
Modelo de relé MFP-1
By Ensinando Elétrica