Construir um gerador elétrico simples e de baixa potência pode ser um projeto divertido para uma feira de ciências ou como experimento na oficina de um aficionado em engenharia. As peças são simples, baratas e fáceis de encontrar.
Passos
- 1Decida qual o tamanho do projeto que você pretende construir. Há detalhes de engenharia e de projeto que devem ser considerados, mas para manter a simplicidade, este artigo lhe dará instruções para a construção de um gerador simples de baixa potência.
- 2Obtenha os materiais necessários. Os tamanhos e especificações podem se ajustados para aumentar a capacidade do gerador, mas esta é uma visão geral básica do projeto.
- Fio de cobre esmaltado, 22-28 AWG. Cerca de 150m produzirão uma corrente elétrica modesta. Mais “voltas”, combinadas a um ímã mais forte, aumentarão a potência de saída.
- Barra de ímã de 7 a 10 centímetros. Essa barra deverá caber no comprimento do tubo de papelão, com um pouco de folga.
- Barra de alumínio ou aço com 6mm de diâmetro e 30cm de comprimento.
- 60cm de tábua de madeira de 19 x 89 mm
- 1 tubo grande de papelão com 10cm de diâmetro
- 2 arruelas de 1/4“
- 3Monte uma estrutura em “U” para funcionar como suporte do “rotor”, ou seja, o ímã permanente montado em um eixo de aço.
- Corte a madeira em dois pedaços de 15cm e um pedaço de 30cm de comprimento.
- Fixe com grampos ou parafusos as duas tábuas de 15cm em um ângulo perpendicular à tábua de 30cm, montando o que será a base da estrutura do rotor.
- 4Faça dois furos de 1/4“ nas duas partes verticais da estrutura, alinhando-os de modo que a barra de 1/4“ (o eixo do rotor) passe por ambos os furos sem travar.
- 5Faça um furo de 1/4“ no centro da barra do ímã, no lado achatado ou mais largo. Meça com cuidado para que fique centralizado, tanto em relação ao comprimento como à largura, e faça um furo perpendicular, de modo que quando o eixo for encaixado, o ímã ficará em ângulo reto em relação ao eixo.
- 6Insira o eixo de metal por um dos lados da estrutura de apoio e encaixe o ímã no eixo.
- 7Corte uma seção de 10cm do tubo de papelão. Se não houver um tubo de papelão disponível, você poderá construir um. Enrole uma folha de papel industrial em um cilindro e cole ou prenda com fita adesiva para obter esse formato. O diâmetro ideal desse tubo deve o suficiente para permitir que a barra do ímã gire livremente dentro do tubo, mantendo o campo magnético o mais próximo possível das espiras de cobre.
- 8Enrole o fio de cobre no tubo de papelão, deixando cerca de 40-45cm de fio sobrando em cada ponta para conectar ao dispositivo de teste de potência, uma lâmpada elétrica ou outro dispositivo que você vá alimentar com eletricidade. Quanto mais voltas você aplicar em torno do tubo, maior será a potência fornecida pelo gerador.
- 9Encaixe o tubo sobre o eixo e o ímã. Em seguida, encaixe o eixo através da outra estrutura de suporte. Deverão sobrar alguns centímetros do eixo para fora em ambos os lados da estrutura.
- 10Cole o ímã ao eixo no centro de ambos os suportes, usando uma cola derretida a quente de alto impacto ou uma cola à base de epoxy. Se preferir, poderá furar e criar rosca para fixar com parafusos, se tiver as ferramentas apropriadas, mas a ideia é que o ímã fique estacionário em relação ao eixo.
- 11Prenda o cilindro de papel com as espiras de fio no centro do eixo, com o ímã centralizado nas espiras de fio. Uma opção é cortar pernas de papelão que possam ser coladas no cilindro, ou construir uma estrutura de arame obtido de um cabide ou qualquer outro tipo de arame rígido para conseguir o mesmo efeito.
- 12Gire o eixo com os dedos para verificar se as extremidades do ímã encostam no interior do tubo. Ele deve girar livremente mas deve também estar o mais próximo possível do tubo. A maior proximidade das extremidades do ímã aumentam a intensidade dos campos magnéticos produzidos por ele.
- 13Cole uma arruela em cada extremidade do eixo, por fora dos suportes de madeira.
- 14Ligue os dois pedaços de fio que você deixou soltos nas extremidades das espiras a uma lâmpada de lanterna ou outra lâmpada de baixa voltagem, ou ligue-os às pontas de prova de um voltímetro ou multímetro.
- 15Gire o eixo o mais rápido que puder. Você pode também enrolar um barbante em torno da extremidade do eixo, como faria com um peão de brinquedo, e em seguida puxá-lo abruptamente; ou pode girar o eixo com os dedos. Você deverá obter uma pequena voltagem, suficiente para acender uma lâmpada de lanterna de 1,5 volts, se acionar o eixo manualmente.
Dicas
- Você pode usar uma pequena polia e acoplar um motor elétrico ao eixo para produzir rotações suficientes para manter uma corrente elétrica.
Materiais Necessários
- Furadeira elétrica
- Serrote
- Fio de cobre esmaltado ou encapado, 22-24 AWG. Cerca de 7m produzirão uma pequena corrente elétrica. Mais voltas e um fio mais longo, combinados a um ímã mais forte, aumentarão a potência de saída.
- Barra de ímã de 7 a 10 centímetros. Deverá caber no comprimento do tubo de papelão, com um pouco de folga.
- Barra de alumínio ou aço com 6mm de diâmetro e 30cm de comprimento.
- 60cm de tábua de madeira de 19 x 89 mm
- 1 tubo grande de papelão com 10cm de diâmetro.
- 2 arruelas de 1/4“