Olá amigos
Felipe Vieira aqui novamente e no artigo de hoje, temos um proposito bem simples mostra como vocês podem inserir a
botoeira de emergência em painéis de comandos já montados ou até mesmo se você for começar um projeto do zero.
É de extremíssima importância que todo sistema de comandos elétricos e automação tenha e esteja de acordo com a NR-12 principalmente em maquinas operatrizes e auxiliares nas industrias ou que seja acionada quaisquer motor elétrico.
Publicidade:
Confira a
Apostila Completa sobre a NR-12 Segurança em Maquinas e Equipamentos Industriais.
Por que utilizar uma botoeira de emergência? Isso pode salvar uma vida? Em caso de acidente esses tipos de botoeiras podem realmente nos ajudar? Veja ao vídeo abaixo:
(IMAGENS FORTES CUIDADO)Bom você pode se perguntar porque esse aconteceu e analisar os fatores por que será que a maquina não se desligou rapidamente? Será que ali havia um sistema de emergência? Não podemos afirmar e não estávamos ali no momento mas, que sirva de exemplo o quão importante e um sistema de emergência, freio motor etc..
Pessoal, todo os painéis elétricos de comandos elétricos devem
SIM ter suas botoeiras de emergência e também por todo sua extensão, pois o operador pode desligar a mesma a qualquer momento e em qualquer local.
Simbologia das botoeiras de emergência:Você pode baixar o CADe SIMU e montar diversos exemplos utilizando as botoeiras de emergência em vários sistemas de comandos e partidas de motores.
Publicidade:
Baixe o CADe SIMU
clicando aqui!Esquemas e exemplos de utilização da botoeira de emergência (PARTIDA DIRETA)
No exemplo abaixo, você pode ver um sistema " sem a botoeira de emergência " onde é muito comum encontrar esse tipo de instalações em pequenas industrias, com certeza não esta de acordo.
(clique na imagem para maior definição e qualidade)
Abaixo você já pode observar o mesmo esquema acima, porém onde já utilizamos uma botoeira de emergência, pois qualquer problema no motor ou até mesmo um acidente o operador pode rapidamente desligar o comando e o motor pela botoeira de emergência dando um "soco".
(clique na imagem para maior definição e qualidade)
Existe vários tipos de botoeiras de emergências com contatos diferentes, no exemplo abaixo temos um botoeira com contatos NA e NF do tipo soco com trava, pois ao pressionar e desligar o motor a botoeira fica travada e utilizando seu contato NA pode se inserir uma sinaleira indicando sistema "PARADO" ou "Emergência"
(clique na imagem para maior definição e qualidade)
Publicidade:
Quando se trata de quantidade de botoeiras em toda esteira ou maquina, é necessário realizar a instalação de todas as botoeiras em série conforme exemplo abaixo, pois assim quaisquer local que o operador pressionar desliga se o comando e o motor. É muito comum esse sistema em grandes esteiras e rotativos.
(clique na imagem para maior definição e qualidade)
Observando o circuito abaixo, podemos também "melhorar e garantir o desligamento" utilizando um contator auxiliar, pois quando alguém pressionar a botoeira de emergência tipo soco com trava, aciona esse auxiliar e abre o contato que por fim da condição de alimentar a bobina do contator principal é uma lógica bastante utilizada também. Aliás quanto mais garantia melhor.
(clique na imagem para maior definição e qualidade)
Você também pode utilizar o mesmo sistema onde ao pressionar a botoeira de emergência com trava aciona se a bobina de um segundo contator de potência onde por sua vez acionará um sistema de frenagem daquele motor, isto fará com que a maquina o motor ou a esteira seja o que for, pare com mais velocidade. Comando muito comum de ser encontrado nas industrias.
(clique na imagem para maior definição e qualidade)
Publicidade:
Então galerinha vamos fazer o serviço sempre de acordo, segurança em primeiro lugar lembre-se de sempre instalar botoeiras de emergência, pois esse componente pode salvar uma vida.
Fui e até a próxima, confira demais artigos abaixo: