Quantcast
Channel: Blog Ensinando Elétrica
Viewing all 606 articles
Browse latest View live

Associação de Resistores

$
0
0
associação de resistores é muito comum em vários sistemas, quando queremos alcançar um nível de resistência em que somente um resistor não é suficiente. Qualquer associação de resistores será representado pelo Resistor Equivalente, que representa a resistência total dos resistores associados.

- Associação em série
Em uma associação em série de resistores, o resistor equivalente é igual à soma de todos os resistores que compõem a associação. A resistência equivalente de uma associação em série sempre será maior que o resistor de maior resistência da associação. Veja porque:
- A corrente elétrica que passa em cada resistor da associação é sempre a mesma: i = i1 = i2 = i3 = i4 ..
- A tensão no gerador elétrico é igual à soma de todas as tensões dos resistores: V = V1 + V2 + V3 + V4 ..
- A equação que calcula a tensão em um ponto do circuito é: V = R . i , então teremos a equação final:
Req . i = R1 . i1 + R2 . i2 + R3 . i3 + R4 . i4 ...
Como todas as correntes são iguais, podemos eliminar esses números da equação, que é encontrado em todos os termos:
Req = R1 + R2 + R3 + R4 ..
- Associação em paralelo
Em uma associação em paralelo de resistores, a tensão em todos os resistores é igual, e a soma das correntes que atravessam os resistores é igual à resistência do resistor equivalente (no que nos resistores em série, se somava as tensões (V), agora o que se soma é a intensidade (i)).
A resistência equivalente de uma associação em paralelo sempre será menor que o resistor de menor resistência da associação.
- Tensões iguais: V = V1 = V2 = V3 = V4 ...
- Corrente no resistor equivalente é igual à soma das correntes dos resistores: i = i1 + i2 + i3 + i4 ..
- A equação que calcula a corrente em um ponto do circuito é: i = V / R , logo
V / Req = (V1 / R1) + (V2 / R2) + (V3 / R3) + (V4 / R4) ..
Como toda as tensões são iguais, podemos eliminá-las de todos os termos da equação:
1 / Req = (1 / R1) + (1 / R2) + (1 / R3) + (1 / R4) ..
Quando se trabalha com apenas dois resistores em paralelo, podemos utilizar a equação abaixo:
Req = (R1 . R2) / (R1 + R2)
Associação Mista
Em um mesmo circuito podem ser encontrados resistores em série e resistores em paralelo. Para calcular a resistência total do circuito, deve-se primeiro calcular a resistência equivalente dos resistores em paralelo, e em posse desse valor, considerá-lo como se fosse mais um resistor em série.

Diagramas de Comandos Elétricos

$
0
0
Boa tarde galera, vou mostrar os diagramas criados para as aulas praticas dos Alunos do Curso de Comandos Elétricos, que ministro então estou aqui divulgando para geral estar aprendendo.

PRIMEIRO DIAGRAMA PARTIDA DIRETA SIMPLES



SEGUNDO DIAGRAMA PARTIDA DIRETA COM REVERSÃO


TERCEIRO DIAGRAMA O FAMOSO ESTRELA - TRIÂNGULO


ENTENDENDO A IMPORTÂNCIA DO CIRCUITO " SELO "


CIRCUITO COM SELO


ESSE E MAIS DIFÍCIL DIAGRAMA COMPENSADORA COM REVERSÃO


DIAGRAMA COMPLETO PARA SEMA FAROS PERFEITO FUNCIONANDO



Bom é isso pessoal é bom praticar sempre comandos elétricos, para entrar na mente e não esquecer, vocês podem compartilhar a vontade mostre para seus amigos e indiquem seus amigos a visitar O Blog Ensinando Elétrica

Ligação Motores Elétricos 6 Pontas

$
0
0
Motores Elétricos trifásicos de 6 pontas permite sua ligação em estrela ou triangulo 220V ou 380V,
veja abaixo alguns exemplos. Clique aqui para consultar o fechamento de motores para 12 pontas.





Bobinas numeradas de um motor de 6 pontas

Abaixo temos um exemplo de aplicação das bobinas fechadas para triangulo 220V nesse caso a rede trifásica é 220V e com o motor fechado em triangulo as suas bobinas continuam recebendo a tensão nominal da rede.
Motor Fechado em Triângulo recebendo 220V.

Abaixo vejamos de outra forma os fechamento em triangulo, repare que é o mesmo fechamento do esquema acima. Continua fechado para 220V triangulo recebendo assim ainda os 220V em suas espiras.
Juntando as pontas dos fios

Agora teremos o motor fechado em estrela mesmo recebendo a tensão nominal da rede 220V nesse caso suas espiras recebem apenas 127 Volts, esse tipo de fechamento em especial seria o momento em que o comando estrela - triangulo reduz seu pico de partida em estrela assim após o tempo comutando para triangulo seu fechamento natural.

Motor Fechado em estrela recebendo tensão de rede 220V

Detalhe do fechamento em estrela conforme esquema acima, assim nesse caso recebendo tensão de 220V suas bobinas recebem apenas 127 Volts, caso a tensão fosse 380V suas bobinas receberiam os 220V
Juntando as pontas dos fios
Então como devemos realizar o fechamento do Motor Elétricos de 6 pontas para receber a tensão 220V Estrela ou Triangulo? a resposta é em estrela conforme esquema abaixo.

Fechamento em estrela tensão de rede 380 Volts

Detalhe do fechamento acima, repare que é o mesmo fechamento do estrela recebendo 127 Volts o fechamento é o mesmo apenas a tensão aplicada é maior.

Juntando os fios

Até a próxima aula sobre o fechamento de motores de 12 pontas.

By Felipe Vieira Eletrotécnico

Nikola Tesla

$
0
0
Você conhece Nikola Tesla? Muito provavelmente não, pois ele é um dos maiores injustiçados do mundo da ciência. Pai de diversas invenções não creditadas ao seu nome, Tesla permitiu que o mundo em que vivemos se tornasse real. Por que tudo isso? Vejamos:


Responda rápido: Quem fez a revolução elétrica no mundo? Aposto que você disse Thomas Edison, certo? Mas não, não foi ele. Quem realmente inventou esta e muitas outras coisas que se atribuem a diversas pessoas foi Nikola Tesla, o mesmo homem que possui desde uma unidade de medida para medir a densidade do fluxo magnético, uma cratera na lua, um asteroide, o maior prêmio de engenharia elétrica do mundo até um aeroporto, uma banda de heavy metal com o seu nome, um dia só seu (10 de julho, em diversos países), além de ser personagem do filme O Grande Truque e nomear a marca que promete um futuro verde ao mundo. Mais de 300 patentes em quase 30 países (inclusive 2 aqui no Brasil), mas então porque ele não é reverenciado como um gênio? Tretas como as de Thomas Edison que você confere a partir de agora.

Quem foi Nicola Tesla

Nascido no finado Império Austro-Húngaro, onde hoje seria a Croácia, em 1856 durante uma tempestade de raios, segundo a lenda, teve seu primeiro contato com a eletricidade na Universidade de Praga onde estudou engenharia elétrica até o terceiro ano, desistindo depois de assistir às aulas. Solteiro pela vida toda, pois dizia que isso era proveitoso às suas ambições e capacidades científicas, acredita-se que ele tinha uma memória fotográfica e podia decorar livros inteiros ao lê-los apenas uma vez; além disso tinha uma condição que fazia com que enxergasse clarões de luz que o cegavam, alucinações, e que lhe traziam inspiração e ideias. Além disso ele era capaz de enxergar uma invenção completamente pronta em sua mente antes de começar a esboça-la em um papel.

O próprio motor elétrico de corrente alternada, invento que fez a revolução elétrica no mundo, foi visto por ele em uma dessas visões. O projeto foi feito todo mentalmente, sem um protótipo sequer. E quando foi perguntado sobre como ele sabia que aquilo ia dar certo, ele respondeu: "Simples, eu estou vendo-o funcionar". Na época, pensar em um motor de corrente elétrica alternada seria tão surreal quanto pensar, hoje, em teletransporte.



Acredita-se também que ele tivesse transtorno obsessivo compulsivo, insônia (dizia dormir apenas 2 horas por noite, embora fossem apenas cochilos), além de outras manias e fobias, por exemplo: Não tocava em cabelos; não gosta de pérolas – despedindo uma secretária por ir trabalhar com um colar, uma vez –, fazia as coisas de acordo com o numeral 3 e nunca ficava em um quarto de hotel divisível pelo número. Atualmente, através dos relatos, seus biógrafos acreditam eu ele era misofóbico, ou seja, tinha completo pavor em entrar em contato com sujeira ou qualquer coisa que não julgasse estar higienicamente seguro. Antes de cada refeição ele polia cada utensílio até chegar à perfeição, utilizando 18 guardanapos (múltiplo de 3). Chama a atenção, também, sua obsessão por pombos, alimentando-os regularmente no Central Park, em Nova Iorque, com sementes especiais que encomendava. Ele costumava, inclusive, leva-los ao seu quarto e os cuidar.

Além da memória eidética e talento para a física, Tesla também era poliglota. Falava 8 idiomas com fluência: sérvio, checo, latim, italiano, alemão, húngaro, francês e inglês. Um de seus primeiros trabalhos foi na Companhia Nacional de Telefones, sendo o eletricista-chefe da empresa e engenheiro do primeiro sistema telefônico do país. Nesta época desenvolveu um aparelho que pode ser taxado como um repetidor ou amplificador de telefone, ou ainda, pode ser considerado o primeiro alto-falante do mundo. No entanto ele não divulgou ou publicou esse invento.

Um de seus primeiros trabalhos foi na Companhia Nacional de Telefones, sendo o eletricista-chefe da empresa e engenheiro do primeiro sistema telefônico do país. Nesta época desenvolveu um aparelho que pode ser taxado como um repetidor ou amplificador de telefone, ou ainda, pode ser considerado o primeiro alto-falante do mundo. No entanto ele não divulgou ou publicou esse invento.

Seu laboratório durante um experimento

Nos anos 80 trabalhou na França e depois nos Estados Unidos, onde foi assistente do famoso Thomas Edison, aquele que você respondeu que inventou a lâmpada, lembra? Aqui começa o drama de Tesla com seu maior sabotador.

A Guerra das Correntes

Thomas Edison contratou Tesla para resolver problemas que ele estava tendo com corrente contínua em geradores e motores. Se Tesla resolvesse o problema ganharia cerca de 50 mil dólares – o que corresponderia a 1 milhão de dólares em valores atuais –, essa era a promessa. Quando Tesla consertou ou problemas de Edison e perguntou sobre seu dinheiro, recebeu a seguinte resposta: "Tesla, você não entende o humor americano". Sim, para ele a promessa era uma piada e nunca foi paga.

Tesla não se abateu, continuou suas pesquisas, e, hoje, podemos ter luz elétrica em nossa casa graça à invenção e aplicação da corrente alternada desenvolvida por ele quando fora contratado pela Westinghouse para criar a linha de transmissão e viabilizar o primeiro sistema hidrelétrico do mundo. Na ocasião recebeu 1 milhão de dólares pela venda de suas patentes a George Westinghouse e mais US$ 2,50 dólares de royalties por HP gerado por suas invenções. Tesla começava a ficar rico e famoso, certo? Mais ou menos. Devido a jogadas mal planejadas, a Westinghouse ficou à beira de uma falência, e Tesla, não querendo que centenas de pessoas perdessem seus empregos, teve a grandiosidade de rasgar o contrato dos royalties, o que hoje valeria TRILHÕES de dólares.

Mas nem assim tudo foram flores para ele. O seu sistema de corrente alternada recebeu críticas duríssimas de Edison que dizia que ele era ineficiente e não devia ser levado a sério. O motivo? O sistema de corrente contínua – que vimos acima – tinha sido criado por ele e era o padrão adotado nos Estados Unidos, com a mudança do padrão ele perderia uma montanha de dinheiro a cada ano em royalties. Assim começava a famosa Guerra das Correntes.

Seu motor elétrico em funcionamento na hidroelétrica das Cataratas do Niágara

Para termos luz na sala de casa hoje, segundo o sistema de Thomas Edison, precisaríamos de uma usina de energia elétrica a cada quilômetro quadrado. Inviável, certo? Já o sistema de Tesla usava cabos menores, alcançava maiores voltagens e podia transmitir energia elétrica a distâncias muito maiores.

Frente a essa perda de dinheiro, nome e prestígio, Thomas Edison resolveu se mexer e tomou uma atitude muito adulta: Começou a pagar 25 centavos por cada cachorro ou gato que garotos trouxessem vivo para ele. Depois, em uma exibição pública, eletrocutou todos usando a corrente alternada de Tesla, além de cavalos e até elefantes. Ele queria mostrar como era perigoso sistema de corrente alternada e convencer a opinião pública de que não era segura para se ter em uma casa. A propaganda negativa foi tão forte que, na época, o estado de Nova Iorque passou a utilizar a eletrocussão por corrente alternada como método de execução de condenados.

Para a nossa sorte, o sistema de Tesla era mais barato e funcional e foi adotado não só nos EUA, como em diversos países, caminhando para ser o padrão global. Por isso, Tesla é o verdadeiro pai da era da eletricidade. Para conferir mais sobre a Guerra das correntes e a Guerra Elétrica.




Outras Invenções de Tesla.

Ainda na época da Guerra das Correntes, época de muita criatividade para ele, Tesla desenvolveria diversas aplicações para seu uso de corrente alternada, como: motor elétrico, o princípio da criação de energia elétrica através de um campo magnético rotativo, ignição elétrica de motores à gasolina; o motor assíncrono giratório, comutadores elétricos, bobina de Tesla, que permitiu a comunicação sem fio, rádios e tv’s (SIM, AGRADEÇA A ELE CADA VEZ QUE LIGAR SUA WI-FI), lâmpada fluorescente, etc. (muitos etc.), controle remoto por rádio, etc. Pesquisou desde energia solar até o poder do mar, além de prever comunicações interplanetárias e satélites. Há também relatos de ideias geniais e invenções ou teses feitas que ele preferiu não registrar.

Para ajudar, após a briga contra Edison, em 1895, seu laboratório pegou fogo misteriosamente, junto de todas as suas pesquisas. Suspeitasse até hoje que fora causado por alguma grande companhia do ramo da eletricidade, já que após o incêndio, o que sobrou foi "sem querer" atropelado por tratores. A motivação seria a pesquisa dele em energia gratuita a todos, mas como veremos no parágrafo seguinte, Tesla não desistiria, e, mostraria que era uma das pessoas mais legais que já viveram.

Em seus estudos Nikola Tesla descobriu, em um de seus momentos de genialidade, uma forma de conceder energia elétrica wireless grátis para todo o planeta através de uma torre que seria construída perto de Nova Iorque . O projeto saiu do papel e chegou a ter a torre e o prédio prontos, porém empacou em um detalhe: o empresário que estava financiando a construção da torre – um dos mais famosos financistas dos EUA, J. P. Morgan – decidiu encerrar o projeto quando se deu por conta de que não teria como regular essa energia, e, portanto, como cobrar por ela e lucrar com isso.

Na foto acima o prédio e a torre prontas, abaixo, a triste demolição dela, anos depois.
Na foto acima o prédio e a torre prontas, abaixo, a triste demolição dela, anos depois.

Hoje, cientistas, físicos e engenheiros elétricos dizem que aquilo seria impossível, que por não fazer cálculos no papel, ele não conseguiu ver um detalhe banal: ao passar para o ar, a energia rapidamente se esvaneceria. Bom, funcionando ou não, é interessante notar a benevolência de Tesla que não queria 1 centavo por sua nova criação. E se você ainda não entendeu ainda a importância de Tesla para nossas vidas e da sua genialidade, saiba que:

  • Foi o responsável pela construção da primeira hidroelétrica do mundo, nas cataratas do Niágara, provando a todos que a água era um meio prático de obter energia; 
  • Conduziu experimentos com engenharia criogênica, quase meio século antes de sua invenção;
  • Patenteou mais de 100 inovações que foram usados na criação do transistor, aquela pecinha primordial que faz com que seja possível o  computador moderno existir e você ler isso neste momento; 
  • Foi a primeira pessoa a captar ondas de rádio do espaço, o que o torna, indiretamente, o pai da radioastronomia; 
  • Descobriu a frequência de ressonância da terra, que só pode ser confirmada 50 anos depois, já que era muito avançado à época; 
  • Desenvolveu uma máquina de terremotos que quase destruiu um bairro inteiro em Nova Iorque; 
  • Inventou a poderosa Bobina de Tesla, que você pode não conhecer de nome, mas com certeza já a viu em algum lugar. Confira ela, abaixo:



Conseguiu, na década de 90, reproduzir em seu laboratório o fenômeno conhecido como "Ball Lighting", que consiste em uma luz que aparece na forma de uma esfera e viaja devagar enquanto plana a alguns pés do chão. É um fenômeno muito raro e até hoje os cientistas ainda não conseguiram replicar o feito em moderníssimos laboratórios;

Inventou o controle remoto, a luz de neon, motor elétrico moderno, comunicações wireless, e outras coisas que tornam nosso dia a dia mais prático e legal;

Inventou um raio da morte que poderia destruir o mundo caso caísse em mãos erradas. Parece ficção, mas não é, ao menos é o que diversas fontes juram. No entanto, destruiu o projeto antes dele vazar (alguns acreditam que o projeto está em posse do governo dos EUA, confira mais sobre isso, alguns parágrafos abaixo). O raio chegou perto de ser vendido para a Inglaterra por 30 milhões de dólares, durante a 2ª Guerra Mundial, mas foi desfeito nos últimos momentos. O próximo comprador seriam os Estados Unidos, porém, a reunião que daria desfecho à compra nunca ocorreu. Tesla morreria antes.



O Mundo contra Tesla

Mas se você acha que o atrito com Thomas Edison foi a única injustiça com Tesla está muito enganado. Diga-me: Você sabe quem inventou o rádio? Se você souber, com certeza respondeu que foi o italiano Guilherme Marconi, mas, como você já deve ter imaginado, foi Tesla. Tudo que Marconi fez foi pegar o trabalho desenvolvido por Tesla e patenteado em 1896, que continha todos os diagramas esquemáticos descrevendo todos os elementos básicos do transmissor de rádio, mudar um pouquinho aqui, umas coisinhas ali e ficar mundialmente famoso ao mandar a primeira mensagem transatlântica da história. Ao ser perguntado sobre o que sentia, Tesla disse: "Marconi é um bom amigo. Deixem-no continuar. Ele está usando 17 das minhas patentes". Sim, ele é um baita parceiro.

Porém, quando Marconi recebeu um prêmio Nobel por isso. Prêmio que deveria ser de Nikola (e essa não foi a primeira vez que ele perdeu um Nobel, já que a discussão e os avanços decorrentes da questão corrente alternada/contínua gerou o prêmio para ele e Edison. Prêmio que não foi entregue, pois a Academia de Ciências concedente não concordou em dividir o prêmio e ele foi repassado a um terceiro pesquisador - Willian Bragg). Ao perder o prêmio para Marconi ele terida dito: "Marconi é um asno". Nesse momento Tesla já estava sem dinheiro - note que foi quando J. P. Morgan havia removido o incentivo financeiro à Torre - e suas patentes começavam a expirar. Desesperado, tentou processar o italiano, desistindo ao ver que, sem recursos, não conseguiria disputar com uma grande companhia.

Outra: O radar, este invento que permite desviar de mísseis, submarinos navegarem por aí, sua comida sair quentinha do micro-ondas, etc.
Hoje, credita-se a descoberta a Robert Watson-Watt, que o teria descoberto em 1935, porém, 18 anos antes (18 anos!!!), em 1917, ele havia apresentado à marinha americana (estávamos no início da 1ª Guerra Mundial) um sistema que poderia ter previsto milhares de baixas ocasionados pelos mísseis aquáticos alemães.

Daí você pergunta: E por que a marinha rejeitou o invento? Bem, é que Thomas Edison (lembra dele?) era chefe do centro de pesquisa e desenvolvimento da marinha e disse que o radar não teria aplicação prática na guerra.

Quer mais uma prova de que a vida é injusta? Lá vai: o Raio-X. Creditado a Wilhelm Rontgen, já havia sido descoberto e pesquisado por Tesla anos antes. Na euforia de sua "descoberta", acreditava-se que os raios-x poderiam curar problemas como a cegueira, porém, Tesla, que já havia investigado o assunto, e sabia do que ele podia causar, recusou-se a conduzir experimentos médicos com ele, tentando alertar o mundo sobre seu perigo.

Mas claro que alguém não ouviria as advertências. Quem seria? Se você citou Thomas Edison, ponto para você. Não perdendo a oportunidade de ser inconveniente, Edison começou a experimentar os raios-x em seus empregados. Um deles, Clarence Dally recebeu uma carga de raios-x tão grande que precisou ter seus 2 braços amputados para que não morresse. Pois é, não deu certo e ele morreu por causa de um câncer no mediastino =/ Parabéns, Thomas Edison. Aliás, o próprio Edison quase ficou cego por disparar raios-x contra seus olhos.

Um ser místico? 

Por causa de sua incrível genialidade, invenções além do pensamento racional humano, criações sem nem mesmo protótipos, hábitos estranhos, transtornos de personalidade, etc. Tesla é visto por seitas e cultos como um ser místico.

Uma delas, os Newubianos o consideram um ser venusiano, enviado para passar ensinamentos ao planeta Terra. Louco, né? Mas nem é só isso, os seguidores dessa religião tem alguns preceitos nada convencionais, como enterrar a placenta após o nascimento para que Satanás não a use para fazer um clone do recém-nascido, ou então algumas coisas um tanto quanto preconceituosas, como pregar que as pessoas brancas foram destinadas a serem uma raça escravizada para servir os negros. Muito preconceituosa e impensável nos dias de hoje (opa, o cristianismo pregou o contrário por centenas de anos...melhor mudar de assunto).

Legado         

Embora hoje ele não tenha o reconhecimento que lhe é devido, na sua época, foi uma celebridade, morando por diversos anos no Waldorf Astoria, onde organizava jantares com pessoas famosas que seriam as testemunhas de suas descobertas. Certa feita, perguntaram a Albert Einstein como era se sentir o homem vivo mais inteligente, a resposta foi: " Eu não sei, você vai ter que perguntar a Nikola Tesla". E mais, Tesla era muito popular com as mulheres, existindo relatos incríveis de brigas homéricas por sua causa, no entanto, como dissemos antes, ele preferiu a castidade em nome de seu legado, morrendo sem nunca provar do pecado da carne.

Em seus últimos anos de vida ele passava dias e noites sozinho em seu laboratório, que era o único modo de ele estar realmente feliz. Tesla morreu alucinado, pobre, considerado louco por muitos, sozinho em um quarto de hotel em Nova Iorque. Pagando o preço por ser um humanitário durante toda a sua vida, por tentar levar tudo de graça às pessoas, chegou ao fim de seus dias vivendo apenas de leite e bolachas e mesmo em sua pior situação não esquecia daqueles que amou durante toda sua vida: os pombos.

Em uma de suas ultimas entrevista ele disse:


Venho alimentando os pombos, milhares deles, há anos, mas havia um pombo, um pássaro bonito, branco puro com detalhes cinza claro em suas asas. Aquele era diferente... Não importa onde eu ia, aquele pombo iria me encontrar; quando eu queria ver ela só tinha que desejar e chamá-la para que ela viesse voando até mim... Eu amei aquele pombo... Eu a amava como um homem ama uma mulher, e ela me amava. Então, uma noite eu estava deitado na minha cama, no escuro, resolvendo problemas, como de costume, ela voou pela janela aberta e ficou na minha mesa. Eu sabia que ela me queria; ela queria me dizer algo importante, então eu me levantei e fui até ela. Quando eu a olhei eu sabia o que ela queria me dizer - ela estava morrendo. E então, eu saquei sua mensagem, vinha uma luz de seus olhos - poderosos feixes de luz... uma luz mais intensa do que eu já tinha produzido pelas lâmpadas mais potentes em meu laboratório. Quando aquele pombo morreu, algo saiu da minha vida. Até aquele momento, eu sabia com certeza que iria completar meu trabalho, não importa o quão ambicioso fosse, mas quando algo como aquilo saiu da minha convivência eu sabia que o trabalho da minha vida tinha acabado"


E assim, em 7 de janeiro de 1943, acabou a vida de um dos maiores gênios da humanidade: Vivendo na pobreza e conversando com pombos imaginários. 

Ainda hoje existem diversas invenções que são classificadas como sigilosas pelo governo americano e que não foram entregues à família quando de sua morte, gerando muitas especulações sobre invenções fantásticas. Invenções essas que seriam mantidas no escuro devido à pressão das grandes petroleiras ou por outros assuntos tão sensíveis quanto. Outro episódio que suscitou borburinho durante a Guerra Fria foi o sumiço de algumas de suas pesquisas. Os EUA temiam que a União Soviética tivesse ficado com suas ideias e estivesse as desenvolvendo. No final do post tem um belo documentário que trata com detalhes essa questão. 

Hoje ele tem um museu fundado em seu nome, com suas invenções e memória. No museu são realizadas diversas experiências e demonstrações, como a do vídeo abaixo. Os experimentos recriam as apresentações de Tesla que era um verdadeiro showman, conhecido por suas exibições performáticas, que muito lembravam os espetáculos de mágica.



E o mais legal: Em 2006 aquele terreno em que foi levantada a torre de eletricidade gratuita de Tesla que vimos acima, foi posto à venda. E aí vem a maravilha da internet, novidade que só foi possível pelas criações de Nikola Tesla. O site de quadrinhos OatMela criou uma campanha crowdfunding que conseguiu arrecadar mais de 1 milhão e 700 mil dólares em apenas 6 dias!!

Atualmente, eles estão em busca de 10 milhões de dólares para criar "um centro de ensino de ciência e um museu digno de Tesla e seu legado." E parece que a ideia vai sair do papel, afinal, Elon Musk, fundador da Tesla Motors – maior e mais promissora montadora de carro elétricos do mundo – doou 1 milhão de dólares em troca de uma estação de abastecimento de carros no local.

Parece que a internet está conseguindo corrigir uma das maiores injustiças do mundo das ciências. Então ajude a desmistificar e desfazer esse mal-entendido, compartilhe esse post nas redes sociais e ajude a memória de Tesla. Comentário também são bem vindos abaixo.

Assista a sequencia dos Vídeo da Historia de Nikola Tesla.

 Primeiro Vídeo.



Segundo Vídeo



Terceiro Vídeo



Quarto Vídeo



Créditos á Oficina da Net

Whatsapp dos Eletricistas

$
0
0
Você sabia que o Blog Ensinando Elétrica foi o primeiro Blog em organizar grupos no Whatsapp somente com eletricistas, estudantes e engenheiros nosso grupo é reconhecido e muito útil no dia a dia de todo profissional. Criamos os primeiros grupos em 2011 e apos 5 anos os mesmos grupos ainda continua firme e fortes, hoje já somamos 08 salas com mais de 2000 membros. Um grupo unido forte e disposto a ajudar, onde todos tem a obrigação em ajudar o próximo com suas duvidas em relação a eletricidade. Então queremos convidar você que esta a procura de um grupo serio e com pessoas dedicadas, veja abaixo como você pode participar.

Uma verdadeira forma de aprendizagem é interagir com outros profissionais.
Grupos sérios e com Administradores Competentes e Dedicados.
Então como você pode participar desse grupo, e simples abaixe temos 02 contatos de um dos administradores basta adicionar na sua agenda e mandar sua solicitação, informando de imediato sua profissão, formação e tempo na área elétrica.


Todos são bem vindos, apenas respeitem as regras do grupo principalmente em relação a envio de piadas, correntes, propagandas de terceiros etc.

Vantagens de Participar


Organização Blog Ensinando Elétrica by Felipe Vieira.

Ligação de Motores Trifásicos 12 Pontas

$
0
0
Amigos já foi postado semana passada os fechamento de motores elétricos de 6 pontas você pode consultar clicando aqui, agora nesse artigo mostraremos como deve ser realizado o fechamento de motores de 12 pontas conforme sua tensão de rede de alimentação.

Bobinas numeradas de um motor trifásico de 12 pontas.
Numeração das bobinas de um motor trifásico.

Primeiro fechamento estará em duplo triangulo ou triangulo paralelo, esse fechamento deve ser realizado se sua tensão de alimentação for trifásico 220V, assim cada bobina receberá a tensão nominal da rede.

Então devemos juntar as pontas 1,6,7,12 e fechar com a Fase R. e isolar.
Segundo passo juntar as pontas 3,5,9,11 e fechar junto com a Fase S e isolar
Terceiro passo juntar as pontas 2,4,8,10 e fechar junto com a Fase T e isolar

Pronto seu motor estará fechado em duplo triangulo o fechamento necessário para a tensão da rede em 220V.


Agora nesse segundo fechamento será em duplo estrela ou estrela paralelo, esse fechamento será realizado sempre que sua tensão de rede for 380 Volts Trifásico.

Primeiro passo, junte o fio 1,7 Fase R. Isole
Segundo passo, junte o fio 2,11 Fase S. Isole
Terceiro passo, junte o fio 3,9 Fase T. Isole
Quarto passo, junte as pontas que sobrou 4,5,6,8,10 e 12 feche entre si e isole.

Pronto nessa forma você realizou o fechamento do motor em duplo estrela nessa forma mesmo com a tensão de 380 Volts seu motor receberá apenas os 220V em suas bobinas.


Nesse terceiro fechamento estarei realizando o fechamento em triangulo serie, esse fechamento você só ira realizar caso sua tensão de rede for de 440 volts trifásico.

Primeiro passo junte as pontas 1,12 isole e ligue na Fase R.
Terceiro passo junte as pontas 3,11 isole e ligue na Fase S.
Quarto passo junte as pontas 2,10 isole e ligue na Fase T.
Quinto passo junte 9 e 6 isole, Junte 4 e 7 isole, junte 8 e 5 isole.

Pronto dessa forma você estará realizando o fechamento em triangulo em serie, somente se caso sua tensão de alimentação for 440 Volts que não é comum de ser encontrado.


Nesse quarto fechamento estarei realizando o fechamento em estrela em serie. Esse tipo de fechamento deve ser realizado somente para Partidas Estrela Triangulo.

Bom pessoal é isso qualquer dúvida comente abaixo para podermos discutir sobre o assunto, um forte abraço Felipe Vieira.

Veja aqui como você pode ser um ótimo profissional realize o curso de comandos elétricos.

Plataforma ONLINE Ensinando Elétrica

$
0
0
Olá Elétricos, venho aqui informar a vocês que nossa nova plataforma ONLINE já esta oficialmente no ar! isso é d+ certo.

Agora poderemos adicionar toda semana os novos vídeos de comandos elétricos entre outros, também estamos preparando um novo curso ONLINE de CLP em breve vocês ficaram sabendo da novidade.

Cada aluno terá seu usuário e senha único e exclusivo assim podendo acessar a qualquer momento para estudar, solicitar certificado, verificar diagramas, assistir novos vídeos sem custo adicional.

Acesse a nova plataforma ONLINE  clicando aqui.

Se você já tem acesso e esqueceu sua senha basta clicar em recuperar senha no campo Acessar Conta.
qualquer dúvida meu chama no Whats 15996867998.

* Lembre -se você não precisa pagar mais que R$100.00 para estudar e aprender elétrica, aqui você pode realmente contar com o Blog Ensinando Elétrica.

O Blog mais acessado do Brasil!



Como ser um bom Eletricista?

$
0
0
O eletricista sempre terá oportunidades de trabalho no mercado, pois são vastas as oportunidades para todas as áreas que exigem eficiência técnica, sendo que eletricistaé uma delas.



 Para quem pretende se tornar eletricista precisa também gostar de matérias de ciências exatas com matemática, física e eletricidade.

Curso de qualificação para eletricista

Os cursos que formam eletricistas geralmente têm uma duração de até quatro anos com aulas práticas e teóricas sobre a dinâmica da eletricidade predial voltada para a construção civil. Ele possui matérias como Lei da eletricidade, sistemas de circuito, segurança elétrica, esquemas de sistemas elétricos, solda e atividades similares. É necessário também que esteja incluso no curso de eletricista conhecimentos sobre o Código Elétrico Nacional e conhecimentos sobre novos métodos e equipamentos de eletricidade que surgiram no mercado elétrico. O eletricista profissional realizará cursos em instituições como o ENSINANDOELETRICA. Esses cursos incluirão o estudo de interpretação de desenhos técnicos de fiação elétrica, conhecimentos sobre instalação e manutenção de redes elétricas, reparos e detecção de problemas em redes elétricas, segurança em redes elétricas, registro de problemas elétricos e outros conhecimentos.

Como ingressar na carreira de eletricista

Para se tornar um bom eletricistaé necessário ter o Ensino Médio completo para se tornar um profissional competitivo no mercado e ainda realizar cursos profissionalizantes ou técnicos na área. Participe de cursos que realmente sejam bons e que tenham carga horária capaz de preparar o estudante para o mercado de trabalho. Muitos estudantes de elétrica ingressam no mercado de trabalho como aprendizes, realizando estágios na área ao mesmo tempo em que participam de cursos. Alguns bons sindicatos na área de eletricidade promovem cursos e estágios para aprendizes. Por isso, para aqueles estudantes que pretendem galgar a carreira de eletricista devem, antes de tudo, pesquisar onde há oportunidades de aprendizado e inserção no mercado de trabalho.

Licença para trabalhar como eletricista

Para exercer a profissão de eletricistaé necessário que o interessado cumpra a burocracia de licenciamento que varia de região para região. Para saber mais informações sobre como adquirir a carteira profissional para eletricista, é só acessar o site do Ministério do Trabalho e buscar mais informações sobre  a Carteira de Aptidão Profissional ou no órgão de Direção Geral de Energia de sua região. De qualquer forma, para tirar a licença será necessária a realização de exames que testarão os conhecimentos do profissional na área de eletricidade.

Mercado de trabalho de um eletricista

Os profissionais que pretendem ingressar na carreira de eletricista podem se tornar eletricistas do ramo de construção civil, e ainda eletricistas públicos ou inspetores. Para isso será necessário que o profissional se aprofunde mais no assunto e requeira uma licença que teste os conhecimentos especializados em eletricidade. O mercado de trabalho para eletricista possui diversas possibilidades, pois o profissional pode atuar como eletricista residencial e predial, inspetor, industrial, eletricista de empresas que prestam serviços de na área de energia pública e outros ramos do setor.

Um bom eletricista

Para se tornar um bom eletricista, além de conhecimentos e habilidades técnicas, o profissional deverá também possuir habilidades como capacidade de comunicação, e também requisitos físicos que são: boa visão e ótima coordenação motora. Outras habilidades também necessárias são: habilidades técnicas para instalações e manutenções, detecção de problemas, habilidades com o manuseio de ferramentas e conhecimentos em informática. As habilidades comportamentais necessárias são as habilidades de praticidade, organização, raciocínio lógico e metódico e responsabilidade quanto à segurança própria e de outrem.

Segurança do trabalho de um eletricista

Além das atividades descritas acima, os eletricistas executam também atividades de atuação nas áreas de eletroeletrônica, mecânica, manutenção e outros. Instalação de sistemas complexos de fiação, de cabos coaxiais, tanto para computadores como para sistemas de telefonia ou sistemas elétricos industriais. É função também do eletricista saber manusear as ferramentas certas para cada tipo de fiação. Os eletricistas estão subordinados as ordens de serviços dos engenheiros elétricos e devem saber como executar as solicitações de serviços de forma adequada e eficaz através da leitura de desenhos elétricos e leitura de projetos, sejam projetos da construção civil ou voltados para iluminação pública. Trabalhar com todas essas possibilidades na execução de tais atividades rotineiras torna o trabalho do eletricista uma atividade de alto risco. Sabendo disso, os maiores cuidados que os eletricistas devem ter no dia a dia são quanto ao uso de escadas e andaimes e ainda cuidados que evitem choques elétricos. Para isso, se fazem necessários o uso de roupas especiais e equipamentos de proteção individual. O risco de acidentes graves tem uma probabilidade maior quando os profissionais estão trabalhando com instalações e monitoramentos diretos de circuitos e redes elétricas. Atualmente, existem no mercado diversos equipamentos modernos para a  proteção  de eletricistas. Esses equipamentos incluem uniformes capazes de retardar as chamas elétricas conhecidas como  arco elétrico e tornar os serviços de eletricidade mais seguros. Lembrando que todas as empresas que contratam um eletricista e mesmo profissionais que trabalham de forma autônoma devem receber treinamentos quanto ao nível de riscos das atividades, ter documentado um plano com níveis de risco das atividades exercidas pelo profissional com a análise dos riscos, utilização de equipamento individual de proteção e outras medidas de segurança. Uma das normas mais conhecidas no mercado de trabalho do setor elétrico  é a norma 10. A norma 10 é muito abrangente e regulariza medidas preventivas de proteção para qualquer profissional que tenha contato com sistemas elétricos na realização de suas atividades.

Média salarial de um eletricista

O eletricista constitui uma categoria de trabalho valorizada e bem remunerada. A média salarial dos eletricistas varia entre R$1450,00 a R$3.000,00, de acordo com a região em que o profissional atua, dependendo também da experiência, qualificação com cursos de aprofundamento e outras questões que fazem variar a remuneração média.

Cursos ideais para Eletricistas, ou quem queria entrar para carreira.

$
0
0
O curso para eletricistasé bem amplo e tem a função de tornar o profissional atualizado sobre o mercado de trabalho e exigências gerais do mercado, esse curso poderá ser presencial ou em uma Plataforma Online como por exemplo a do Blog Ensinando Elétrica conheça clicando aqui!




Eles se dividem em curso para eletricistas residenciais, prediais e industriais. Além disso, o curso para eletricistas deve contar em seu conteúdo programático com matérias como segurança em instalações para prevenção de acidentes e outros conhecimentos necessários para exercer a profissão.

Mercado de um curso para eletricistas

O mercado de trabalho para eletricistas é grande, pois é um profissional que pode ser contratado por grandes, médias e pequenas empresas de construção civil, e ainda há oportunidades de trabalho em indústrias para eletricistas industriais e oportunidades para realização de trabalhos de forma autônoma.

Opções de curso para eletricistas  

Para orientar a escolha dos interessados em se qualificar como eletricista, o curso para eletricistasaborda: Eletricista residencial o eletricista residencial pode atuar de forma individual ou conjunta, sendo contratado por empresas de construção civil.

Para se qualificar, o eletricista residencial realizará um curso para eletricistas que tenha como conteúdo programático o estudo e interpretação de desenhos de fiação elétrica. Além disso, no curso, o estudante aprenderá sobre instalação, execução de reparos, troca de equipamentos com defeitos e outros conhecimentos que serão passados nos cursos.

O curso para eletricistasprediaistem o mesmo conteúdo do curso para eletricistasresidenciais, onde o aluno aprenderá também a utilizar ferramentas, a realizar cálculos e outros conhecimentos como segurança, prevenção contra acidentes e primeiros socorros. Além dos conteúdos acima, o curso para eletricistas deve dar todo o respaldo para que os profissionais aprendam a atuar de forma teórica e prática, conheçam as legislações cabíveis ao setor, códigos e normas técnicas.

 Eletricista industrial – o eletricista industrial é aquele profissional apto a atuar em indústrias de diversos segmentos. Para preparar este profissional para o mercado de trabalho é necessário que o curso capacite eletricistas para manutenção industrial, instalação e conhecimento de comandos elétricos. Um bom curso para eletricistas deve preparar o aluno para a realização de instalações, manutenções, comandos elétricos em geral, etc. e também para lidar com comandos e proteção de motores elétricos, que são monofásicos ou trifásicos, além da escolha ideal de condutores elétricos, dispositivos de proteção e comando.

 O curso para eletricistasindustriaisé mais complexo, pois a área de eletricidade industrial é maior e deve capacitar o aluno a lidar e conhecer a automação, os CLPs, sensores, interfaces homem máquina  e atuadores e outros equipamentos. Para ser completo, o curso para eletricistas Industriais deve contar com pelo menos 11 módulos, mais o módulo sobre Segurança e Primeiros Socorros. Os interessados em realizar um curso completo para eletricistas prediais ou industriais devem escolher uma instituição competente e com estrutura essencial para a capacitação e orientação profissional.

 Além do ENSINANDOELETRICA, os estudantes podem procurar o curso para eletricistas em instituições federais para preparação técnica e profissionalizante de sua região, como os Cefets, os Institutos Federais de Tecnologia e outras instituições que sejam competentes e oferecem toda a estrutura para ministrar as aulas para Eletricistas.

 Enrolador de motores elétricos0 enrolador de motores elétricos é um profissional essencial no mercado de trabalho, pois se especializa em atividades necessárias para serviços ligados a operações com motores elétricos. No curso para enrolador de motores elétricos, o aluno aprenderá como desmontar motores, como remover fiações queimadas e outros procedimentos. O curso completo é composto de diversos módulos com aulas teóricas e práticas.

 NR-10 – o curso para eletricistas sobre a NR-10 é bastante procurado, pois a norma NR-10 é importantíssima para o dia a dia dos profissionais eletricistas. A norma NR-10 detalha um programa de treinamento com conhecimentos essenciais para quem exerce atividades na área da eletricidade. O curso é composto dos conteúdos: segurança com eletricidade, análises de riscos, estudo de Normas da ABNT para o setor elétrico, primeiros socorros e outros conhecimentos. Ele capacita e habilita o profissional a receber o registro profissional e atuar com mais segurança e credibilidade no mercado. Por isso, antes de ingressar em um curso NR-10, verifique quais instituições oferecem este curso com qualidade e estrutura.

Qualificações pessoais para um curso para eletricistas

Algumas qualificações pessoais para exercer a profissão não são adquiridas em curso para eletricistas e fazem parte do talento pessoal desses profissionais. Incluídas nas competências pessoais que são adquiridas com experiência no mercado de trabalho e capacidades individuais, essas qualificações pessoais permitem que os profissionais tenham senso de praticidade, raciocínio lógico, organização e rapidez, e outros requisitos que, alinhados a técnica, fazem do eletricista um profissional completo depois de ter um curso para eletricistas.


Lembre - se um Eletricista Autônomo de sucesso pode ganhar mais de 20 mil reais no mês.

CLP Ladder / CADe SIMu (Diagramas)

$
0
0
↡ Diagramas Ladder no CLP ↡

Olá Elétricos aqui é Felipe Vieira desculpe a ausência esses dias estava de férias mas estou voltando a todo vapor, para continuar a mostrar a vocês muita coisa sobre elétrica.

Esses dias atrás estava " testando o CLP que temos no CADE SIMU " e o resultado de algumas montagens foram essas veja abaixo:

1° Diagrama Acionamento de Motor com 1 botão NA (normalmente aberto). Liga e Desliga



2° Diagrama Partida Direta de Motor Trifásico com Sinalização.



3° Diagrama Partida de Motor Elétrico Estrela - Triangulo 



4° Diagrama Partida Direta com Reversão.


5° Diagrama também um diagrama de partida direta e reversão



6° Diagrama um pequeno exemplo de um Semafaro feito no CLP.



espero que gostem, lembre - se aqui no Ensinando Elétrica você pode ver dicas de muita coisa de elétrica sem tem que pagar, mas se você quiser ajudar a manter nossos canais ONLINE vocês podem ajudar adquirindo os Cursos disponíveis.

➤ Comandos Elétricos 100% ONLINE.
➤ Curso 100% ONLINE NR-10 e Reciclagem
➤ Eletricista Residencial 100% ONLINE.
➤ Curso Enrolamento de Motores Elétricos 08 DVDs.
➤ Coletânea Ensinando Elétrica.
➤ Em breve Curso de CLP 100% ONLINE.

Quer aprender elétrica?

$
0
0
O Blog Ensinando Elétrica fornece milhares de informações e dicas de elétrica de forma gratuita, mesmo assim muitas pessoas leigas no assunto ficam perdidas não conseguindo entender e aprender.

Então oferecemos uma Plataforma 100% ONLINE de estudo e aprendizado, nela você poderá aprender assistindo as vídeo aulas de instalações elétricas em gerais nas áreas da elétrica residencial e elétrica industrial. Veja a lista abaixo dos cursos que você pode fazer na plataforma ONLINE.



➽ CURSO COMANDOS ELÉTRICOS 100% ONLINE.
➽ CURSO ELETRICISTA RESIDENCIAL 100% ONLINE.
➽ CURSO NR-10 OU RECICLAGEM 100% ONLINE.
➽ CURSO ENROLAMENTO DE MOTORES ELÉTRICOS 08 DVDs Receba em casa
➽ COLETÂNEA ENSINANDO ELÉTRICA 03 DVDs Receba em casa.

Acesse o link de seu interesse e inicie hoje mesmo seu estudo na nossa plataforma ONLINE.


Todos os Cursos Ofertados São de Autoria Própria e Você recebera o Certificado de Conclusão.
Qualquer dúvida meu contato: 15996869778 Felipe


Comesse 2017 em Todo Vapor...

$
0
0

Curso de Comandos Elétricos

Olá Elétricos tudo bem? quero te convidar a fazer parte dos alunos para fazer o curso de comandos elétricos agora em janeiro.

Bom amigos para janeiro estaremos fazendo um mega desconto para quem solicitar o Curso em semeado de Janeiro com um Desconto de 30% ou Seja de R$85.90 por apenas R$59.90 você faz o Curso de Comandos Elétricos na Plataforma ONLINE e ainda Recebe Certificado do Treinamento.
 

Curso Comandos Elétricos

Curso comandos elétricos em vídeo aulas mostrando passo á passo como realizar a montagens dos principais comandos elétricos realizados nas industrias, ao adquirir esse curso você recebe seu Certificado do Curso Comandos Elétricos. Você recebera o acesso a plataforma online imediatamente a confirmação do pagamento.

APENAS

R$59.90


Comprar

Você Recebera o Certificado do Treinamento.

Ao Final do Curso ONLINE você poderá realizar a prova de comandos elétricos e imprimir seu Certificado de Conclusão. Certificado é valido em todo território nacional.



Blog Ensinando Elétrica | Ensinando Elétrica Facebook | Area dos Alunos 
Todos os cursos ofertados são de plataforma denominados cursos Profissionalizantes Razão Social Ensinando Elétrica CNPJ: 21.755.983/0001-46
Você receberá em seu e-mail seu usuario e senha para ter acesso a plataforma online e poder iniciar o seu curso de comandos elétricos. Qualquer dúvida meu Whatsapp 15996867998.

Curso Comandos Elétricos FRETE GRATIS

$
0
0
CURSO DE COMANDOS ELÉTRICOS COMPLETO

APENAS R$65.00 / FRETE É GRATIS
COMPRAR AGORA

O Envio será realizado em até 3 dias úteis apos a comprovação do pagamento, você irá receber seu login e senha para acesso do aluno para baixar até 15GB de material para se aprender e estudar! 

Downloads de Apostilas de Elétrica

$
0
0

Comunidade da Elétrica Participe já!

$
0
0
Olá Eletricistas tudo bem? bom quero convidar todos vocês a participar da nossa comunidade da elétrica, um grupo fechado no Google+, nesse grupo falaremos sobre vários temas envolvendo a elétrica. se você esta recebendo esse e-mail exclusivo então faça parte e participe!


  • Comandos Elétricos
  • Elétrica Industrial
  • Elétrica e Eletrônica
  • Automação e CLP
  • Vagas de Emprego na nossa área
  • Aprendizagem em Elétrica
  • Diagramas esquemas e plantas
  • Bate Papo com Profissionais de todo Pais
e muito mais...



Participe e não fique de fora da nossa comunidade e venha aprender elétrica de uma forma simples e objetiva!
Quem faz a comunidade é você
Solicite sua participação clicando abaixo será necessário uma conta Gmail, e recomendo vocês terem o aplicativo Google+ nos seus celulares para acompanhar os eventos!

clique no banner para participar



Simulador de Comandos Elétricos

$
0
0
Olá amigos, experimente esse simulador de comandos elétricos para PC, testei aqui e gostei então quero disponibilizar para vocês também.

O SCHEMAPLIC 3.0


Além de Simular os Circuitos você também pode exibir os componentes, basta se familiarizar com esse programa que você consegue desenvolver vários projetos.


Baixe já esse Software no seu PC clicando abaixo.


➽ Você não sabe elaborar diagramas de comandos elétricos e nem interpretar um projeto?

➽ Você pode fazer o curso completo de comandos elétricos em vídeo aulas ensinando passo á passo como elaborar interpretar qualquer diagrama de comandos elétricos.

Acesse a nossa plataforma ONLINE e solicite hoje mesmo o seu acesso ao curso de comandos elétricos e ainda receba o seu Certificado do Treinamento.

Será um prazer em ter você no nosso time!!

Como dimensionar estrela - triângulo?

$
0
0
Olá amigos nesse artigos mostraremos como você deve realizar o procedimento para dimensionamento dos componentes utilizado em chaves estrela triângulo. Qualquer dúvida utilize o formulário abaixo!

DIMENSIONAMENTO DE K1 e K2
• Deve-se observar que K1 está sujeito à corrente de fase/linha na partida em ESTRELA, ou seja, a corrente será 1/3 da nominal.





• Após o fechamento em Triângulo, K1 estará sujeito à corrente de fase do motor, ou seja:



Para K2, na partida em Y, o contator está desconectado;
• Quando do chaveamento para TRIÂNGULO, K2 estará sujeito à corrente de fase, tal qual K1. Assim:



Então, para dimensionar K1 e K2, calcula-se:


onde, o fator 1,15 é para proteção do componente

DIMENSIONAMENTO DE K3
• Deve-se observar que K3 está sujeito à corrente de fase/linha na partida em ESTRELA, ou seja, a corrente será 1/3 da nominal.
• Após o fechamento em Triângulo, K3 estará desconectado.


Então, para dimensionar K3, calcula-se:


onde, o fator 1,15 é para proteção do componente

- DIMENSIONAMENTO DO RELÉ TÉRMICO - RT
• Deve-se observar que RT está sujeito à corrente de fase/linha na partida
em ESTRELA, ou seja, a corrente será 1/3 da nominal.
• Após o fechamento em Triângulo, RT estará sujeito à corrente de fase do
motor, ou seja:

Então, para dimensionar RT, calcula-se:


dependendo da questão da elevação ou não da temperatura


- DIMENSIONAMENTO DOS FUSÍVEIS
1ª Situação - IF ≥ 1,2 x In (Correte do fusível deve ser maior ou igual a 20% a corrente nominal)
2ª Situação – IF ≤ IFmax de K1 e K2 (Correte do fusível deve ser menor ou igual a corrente máxima suportada pelos contatos dos contatores K1 e K2 em situação de curto circuito)
3ª Situação – IF ≤ IFmax de F7 (Correte do fusível deve ser menor ou igual a corrente máxima suportada pelo Relé térmico em situação de curto circuito).




EXEMPLO:

MOTOR 3ø/10cv/380V/14,4A/ (IP/IN=8,3)/TP=8s/ Letra Cod. D/AC-3/ Sem Elev. Temp.

- Contatores K1 e K2

- Contatores K3

- RELÉ TÉRMICO – RT sem elevação de temperatura


- Fusíveis Letra Cod. D




Então Galerinha, abaixo está um exemplo de aplicação do comando estrela-triangulo com disjuntor motor. 


Exemplo detalhado de como realizar os fechamentos dos motores primeiro em estrela e em seguida triângulo.

1°Fechamento em Estrela onde o Motor faz sua partida inicial, repare que nesse fechamento as suas bobinas receber 127Volts apenas!

2° Fechamento em triângulo após o tempo de inercia os contatores fecha o motor para triangulo sua alimentação nominal de 220V.


Mande sua dúvida para nós E-mail - msp.sabrina@gmail.com

Treinamento Comandos Elétricos

$
0
0
Olá amigos tudo bem? veja nesse artigo mostraremos como fazer seu primeiro diagrama de comandos elétricos utilizando o programa cade simu, como exemplo montaremos juntos um diagrama de partida direta siga os passos conforme ilustrações


Faça o Download do Programa CADE SIMU para efetuar esse treinamento!


 Primeiramente ao abrir o cade simu ele exigira uma senha de acesso e o mesmo será 4962.



A Primeira coisa a se fazer e selecionar a alimentação do circuito de potência no caso do exemplo utilizamos trifásico + pe (terra) Faça como no exemplo.


Após ter selecionado a alimentação nós iremos selecionar um tipo de proteção para o circuito de potência, usaremos uma chave do tipo seccionadora NH, mas você pode utilizar outros meios também como Fusíveis Disjuntor etc, mas se você não conhece nada de comandos elétricos siga nossos passos.


Após posicionar o componente Chave Seccionadora você irá agora selecionar o Contator de Potência Trifásico conforme exemplo acima, mantenha sempre os componentes alinhados perfeitamente.


Agora é a vez de inserirmos o dispositivo de proteção relé térmico, faça conforme exemplo acima e de dois cliques e renomeie os componentes conforme exemplo. (RT).Faça o mesmo com os outros componentes, C1 e NH.


Após o rele térmico é a vez de inserirmos o Motor de Indução Trifásico (MIT) selecione conforme ilustração e alinhe o mesmo com os outros componentes.


Após inserir todos os componentes você vai fazer a parte de fiação do circuito de potência segue o exemplo acima, e veja abaixo como deve ficar.


Deve ficar conforme ilustração acima, e não se esqueça do condutor PE, pronto seu circuito de potência esta pronto agora partiremos para a montagem do circuito de comando.


Primeiro passo é selecionar uma tensão para aplicar na bobina do contator e nos LED de indicação de energização, no exemplo vamos utilizar 127Volts entre fase e neutro, faça conforme imagem.


Assim como o circuito de potência deve ter seu dispositivo de proteção, o circuito de comando também deve ter uma chave com fusíveis do tipo seccionador, mas você pode utilizar outros meios como disjuntor, fusiveis etc. Faça conforme ilustração acima.


Após inserir o dispositivo de proteção do circuito de comando, você deve inserir os contatos do relé térmico, no caso vamos utilizar os contatos NA e NF sendo que NA será acionado quando o relé térmico atuar assim acionando um LED e informando o operador que ha falha no sistema, faça conforme a ilustração.


Após o rele térmico devemos adicionar 1 botão NF e um botão NA, onde NF será o botão de desliga e NF o botão de liga, faça conforme a ilustração


Inserindo o contato auxiliar do contator, esse será o contato de selo o contato responsável por manter o motor acionado após o pulso no botão de liga, faça conforme esquema.


Logo após abaixo o contato de selo coloque uma bobina e renomeie a mesma para C1 e o contato de selo também para C1 para associar ao mesmo dispositivo, observe que o contator de potência também esta com C1 então todos os contatos de C1 terá uma ação quando a bobina for energizada, faça conforme ilustração acima.


Vamos agora inserir dois LED luminoso em paralelo com a bobina conforme imagem acima, onde um dos LED acenderá quando o motor estiver ligado e outro LED acionara somente quando o Relé térmico atuar, faça conforme a imagem veremos o funcionamento logo após.


Pronto você inseriu todos os componentes necessário para realizar a montagem do circuito de comando, agora iniciaremos a fiação, primeiramente insira o fio neutro conforme ilustração se iniciando em N e finalizando em -H, e jampenado para o A2 e X2 de -H.


Após ter inserido o fio neutro, agora você pode colocar o fio fase conforme exemplo, entra no 95, sai do 96 vai para 11 sai do 12 vai para 13 do botão e jamper para 13 do selo e faça a parte de baixo conforme ilustração.


Vamos agora inserir o fio que será responsavel pelo acionamento do LED do para informar que o Rele Térmico atuou, faça conforme ilustração, saindo do 98 e indo para o H2 x1.


Analise bem o circuito e veja se tudo esta conforme o exemplo acima, se sim clique em simular conforme ilustração e precione S1 para ligar o Motor e S0 para desligar, veja se tudo funcionou perfeitamente, caso não veja sua fiação se todos os fios estão bem conectados.


Testando o LED Relé Térmico, após o circuito energizado e em simulação ou seja motor ligado aperte os contatos do circuito de potencia em cima do rele térmico para o contato no comando se abrir e acender o LED conforme explicação da imagem.


Após ter realizado todos os testes, e ter dado tudo certo meus parabéns você acaba de fazer um diagrama de comandos elétricos do zero, uma partida direta. Se você assim como eu adora comandos elétricos e que fazer um curso completíssimo, Solicite nosso treinamento online do curso de comandos elétricos, você pode solicitar clicando abaixo:

Junte se aos mais de 2000 Alunos do Curso de Comandos Elétricos na Plataforma Online!


A Tecnologia dos Disjuntores da Alemanha

$
0
0
Veja como são os Disjuntores da Alemanha muito TOP! recebi de um membro do grupo de elétrica e resolvi mostrar para vocês. Disjuntores Bifásicos e Disjuntores DR.


Disjuntores da Marca Hager Veja esse Vídeo de Apresentação e Exemplo de Aplicação!


em breve estaremos mostraremos mais vídeos das tecnologia usadas pelos países afora afim de comparar com as marcas e disjuntores populares brasileiro.

Atividade em Comandos Elétricos

$
0
0
Atividade em Comandos Elétricos 

Olá Elétricos vamos fazer uma atividade em Comandos Elétricos? pois quero que você aprenda e veja como funciona comandos elétricos então essa semana estarei criando sequencia de artigos somente relacionado a criação e explicação em diagramas e circuitos de comandos elétricos.



E nesse segundo artigo Chamado Estrela Triângulo com Reversão montaremos esse Circuito para você aprender como montar o mesmo na sua bancada ou até mesmo no CADE SIMU.

A chave estrela triângulo reversora tem a possibilidade de aplicação da redução da corrente de partida em ambos os sentido de rotação. Deve - se ter em mente que para aplicar a chave corretamente na reversão, o motor deve estar parado. Nessa atividade vamos montar uma possibilidade de criação para o circuito estrela triângulo com reversão, então já deixarei a imagem disponível para serem avaliadas.


Nota: A partir desta atividade será descrito o funcionamento dos circuitos de maneira simplificada, para que o detalhamento do funcionamento dos diagramas, com base nos apresentados até agora, sirva de exercício e base de estudo. Vamos observar a imagem abaixo, criada pelo Eletrotécnico Felipe Vieira.

(clique na imagem para aumentar)
Descrição Simplificada do Funcionamento
Temos quatro contatores no circuito de força, sendo K1 e K2 os contatores responsáveis pela reversão, K3 fecha o triângulo com K1 ou K2 e K4 fecha a estrela na partida estrela.A sequencia do circuito de força nessa atividade seria K1 ou K2 em conjunto com K4 (K4 entra primeiro), temporização, sai K4 e entra K3.

Partida em Estrela

Pressionando S1 (liga) ou S2 (liga), energiza-se K4 e 2dT1. De acordo com o botão pressionado energiza-se K1 ou K2. O Motor parte em estrela. Fechando o Motor 4,5,6 através de K4 e K1 ou K2 energizando 1,2,3.

Partida em Triângulo

Terminada a contagem de tempo, 2dT1 tira o K4 do circuito e K3 é energizado. O motor passa para triângulo. Caso esteja partido no sentido horário os contatores responsáveis pelo triangulo será K1 e K3. Fazendo assim o fechamento do motor para triângulo. 1 com 6, 2 com 4, 3 com 5.

Parada do Motor

A parada do motor é efetuada pressionando S0 (desliga)

Parada por Defeito no Circuito de Comando

O motor pode parar por um problema de sobrecarga, já que o relé térmico desliga o circuito de comando ou se um dos fusíveis de comando queimar.

Iluminação de Funcionamento

A instalação dos LEDs (luminosos) é muito importante para o eletricista saber sem mesmo ter que abrir o painel qual o tipo de erro que pode estar ocorrendo. Observando o diagrama de comando temos 4 LED sendo que o primeiro so acenderá quando o motor estiver desenergizado indicando motor parado e comando desarmado, o segundo LED acenderá assim que dermos a partida no motor assim indicando que o mesmo esta fechado para estrela, após o tempo do temporizador esse LED apagara e acionada o terceiro LED, isso tanto para sentido horário e anti-horário. Observando o ultimo LED ele é do contato aberto do relé térmico ou seja quando houver uma sobrecarga e o comando todo desligar o LED acenderá no painel e indicará que o mesmo esta necessitando reparo ou apenas um "reset".

Bom pessoal é isso espero que tenham gostado do artigo. Caso queira um curso completo de comandos elétricos é claro você deve fazer o mesmo na nossa plataforma online! Clique abaixo para iniciar seu curso e aprender tudo sobre comandos elétricos.




Viewing all 606 articles
Browse latest View live


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>