Quantcast
Channel: Blog Ensinando Elétrica
Viewing all 606 articles
Browse latest View live

Como instalar boias de nivel

$
0
0
Olá galera como prometido hoje estarei criando o artigo mostrando como fazer um comando para acionar e desligar uma motobomba pela boia elétrica ou pela opção manual ( liga/desliga ) através de botoeiras. Se você gosta do nosso trabalho na internet você poderia nos ajudar? Clique aqui!


Bom há varias situações e dependendo do jeito e tamanho da caixa pode ser que necessite utilizar outros métodos, mas o básico é esse.

A situação é a seguinte, temos por exemplo uma caixa que precisa ser enchida através de uma boma, que puxará água de um poço por exemplo e nesse poço não há necessidade de monitoramento de seu nível.

Publicidade:


A unica coisa que precisará ser feio é instalar uma boia na caixa onde essa boia irá ligar o motor quando faltar aguá e desligar quando estiver cheia para que não vaze.

Você precisará fazer um comando utilizando os componentes básicos, disjuntores, contatores, relé térmico para proteção do motor chave seletora para você colocar no painel a opção manual (será ligado pela botoeira caso a boia der problema) e opção automático ( o ligamento e desligamento será totalmente pela boia elétrica.

Então vamos a situação veja a imagem abaixo vamos simular caixa vazia onde ao abaixar a boia os seus contatos se fecham dando condição a ligação do motor.


Ok quando a boia descer conforme você tenha ajustado o contrapeso ela fechará o contato NA e dará condição de acionamento do motor para encher a caixa, abaixo você pode ver o diagrama de comando do nosso exemplo:


No exemplo utilizamos tensão 127V fase/neutro então quando a boia descer fechará o contato e acionará a boma desde que a chave seletora esteja na posição automática.

Vejamos agora o detalhe para caixa cheia:


Reparando no desenho acima, ao encher a caixa a boia vai subir até o ponto que o contrapeso mantenha ereta assim a bolinha desce e muda o contato de NF para NA desligando a bomba, detalhe a fiação será preto para fase e azul para retorno.

Vejamos abaixo o exemplo do diagrama elétrico para sistema cheio.


Observando o esquema perceba que seu contato (boia ) estará aberto assim desligando a boma e evitando o derramamento de aguá.

Vamos ver o detalhe de fiação de uma boia elétrica, referente aos esquemas acima:

Bom galera a explicação é essa não tem segredo, basta você identificar quem é o contato NA da boia utilize um multímetro deixe a boia para baixo, e utilize a fiação que der continuidade pois quando a mesmo subir irá desligar.

Publicidade:


A regulagem do contrapeso é muito importante para definir qual será o momento que a boia vai desligar e religar o sistema veja o detalhe:


Falamos das forma de ligação automática, porem comentamos que inserimos uma seletora para que caso tenha dado problema na boia você não fique na mão, então poder ligar e desligar a motobomba mesmo se a boia estiver com problema. Vejamos o diagrama na opção manual;


Observe que na seletora em S deixamos na opção manual assim pressionando a botoeira B1 a boma liga independente da boia. OK você pode desligar pela botoeira B0.

Publicidade:


Agora Felipe e se eu tiver um reservatório que irá mandar aguá para caixa principal, preciso que somente de condição de mandar aguá pára cima se os níveis do reservatório tiver condições; Ou seja não poder acionar a bomba se o reservatório estiver vazio, pois isso poderia causar problemas na boma certo!?


Então você deve inserir uma outra boia somente para monitorar a caixa do reservatório, veja o desenho acima para ter uma ideia. Abaixo veja o detalhe se baixar ou subir a boia.


Observando acima, quando estiver vazio, você colocará um contator auxiliar no mesmo circuito do comando principal dos esquemas cima, para que quando estiver vazia o contato antes do Ca ficar aberto e somente se a boia do reservatorio subir o contato se fechará dando condição de acionamento do sistema pela caixa principal. Vamos observar o diagrama abaixo do exemplo:



Nesse desenho você pode ver como funciona isso, veja a boia fechada isso é porque a aguá do reservatório esta alta assim ele mantem o contator auxiliar acionado dando condição para a outra boia entrar ou na opção manual, caso o nível do reservatório abaixe a boia comutará seu contato para NA desligando o AUX e impedindo o acionamento.

Detalhe: Se a caixa for muito de por exemplo 15 mil litros uma boia só não da conta terá que ter uma boia para o nível alto e outra para o nível baixo.

Bom galera espero que tenham gostado e entendido a forma que expliquei e elaborei os diagramas e desenhos, forte abraço e até o próximo artigo.

Recomendamos:


O que é um Relé sequencial de fase e como instalar?

$
0
0
Olá amigos. no artigo de hoje vamos falar sobre o que é e como instalar um relé sequencial de fase, abaixo você também poderá desfrutar de alguns exemplos de aplicações.


Bom um relé sequencia de fase ou relé sequencial de fase tem a função unica de apenas monitorar as fases de um sistema trifásico, para que se caso acontecer uma inversão de fase que possa por exemplo ocorrer em uma queda de energia da distribuidora local, não permite acionamento de motores caso as fases tenham sido invertida por exemplo.

Publicidade:


Esses relés podem acionar alarmes, interromper circuitos, de modo a proteger maquinas e equipamentos de falhas ocorridas na rede principal na seguinte condição: Apenas se houver uma inversão de fase, esse dispositivo ilustrado na imagem acima NÃO tem a função de falta de fase e nem queda de tensão.

Caso necessário instale um Relé sequencial falta de fase e supervisão de fase, esse sim terá a supervisão tanto em inversão de fases quanto a falta de fase na REDE ELÉTRICA

Publicidade:


Diagramas Elétricas de Ligação do Relé Sequencia de Fase

↠ Diagrama básico


Exemplo de Elaboração efetuada no CADe SIMU 3.0 onde é monitorado para um sistema partida direta.

O relé só da condição ao acionamento do comando se suas fases estiver na ordem R,S,T (L1,L2,L3)

Publicidade:


No diagrama fizemos um inversão proposital e veja que o relé não arma seus contatos.


Observem onde circulamos, invertemos a Fase L1 entrando em L2 do relé, então na prática deve instalar de acordo, quando as fases estiverem ok um led vermelho acenderá no relé.

Bom galera é isso a dica de hoje e até o próximo artigo forte abraço Felipe Vieira.

Recomendamos:

Como instalar central de alarme de incêndio

$
0
0
Olá amigos tudo bem? aqui quem escreve é Felipe Vieira e vou compartilhar com vocês uma das experiência que tive em instalar uma central de alarme contra incêndio com sensores de fumaça e sirenes com audiovisual. Recentemente também fiz o artigo Como Instalar botoeiras bomba de incêndio. Você pode consultar clicando aqui!


Então que sirva de noção para vocês ver como é o funcionamento e a instalação de um sistema desses, no meu caso utilizamos uma central da marca ASCAEL 24_300 essa da foto abaixo:


Não vou entrar em tantos detalhes sobre essa central, pois o objetivo aqui é mostrar como foi realizado a instalação e como funciona o sistema de endereçamento, no final do artigo deixarei o manual disponível caso queira conhecer mais sobre essa central.

Publicidade:


A alimentação dessa central pode ser 127V ou 220V escolhida através de uma chavinha seletora, porem a saída para alimentação dos componentes (sensor de fumaça, botoeira de incêndio) imagens abaixo:

Sensor de Fumaça, ativa a central e dispara as sirenes caso perceba fumaça no ambiente.
Botoeira acionamento da central que irá disparar as sirenes
Bom outro item vai fazer parte desse artigo é a sirene audiovisual, que alem de fazer um barulho muito alto também tem uma luzes piscante.

Sirene AudioVisual é a responsável pelo aviso a todos para deixar o prédio em caso de incêndio.
Bom os itens já estão exposto acima, trabalharemos com a central, botoeiras de incêndio em locais estratégicos e os sensores de fumaça. (Toda a instalação deve ser de acordo com o projeto elaborado por um engenheiro eletricista e precisa ser aprovado pelos bombeiros).

Publicidade:


No nosso exemplo aqui no artigo, vamos realizar a simulação para a instalação de 5 sensores de fumaça e 3 botoeiras de incêndio e 3 sirene áudio visual.

Alimentando a Central

Vamos observar a forma de alimentação desse tipo de central, observamos a imagem abaixo:

Alimentação da Placa ASCAEL 24_300
Recomendações dadas pela fabricante: 

A ligação do equipamento na rede elétrica deve ser feita com fiação de 1,5mm, e deve ser instalado um disjuntor devidamente rotulado no quadro de distribuição para a proteção , e permitir a interrupção da alimentação para uma possível manutenção, garantindo assim uma maior segurança na operação e manipulação do equipamento.É imprescindível que o aparelho seja aterrado pelo borne correspondente, assim como a caixa e a tubulação caso esta seja metálica. O sistema de aterramento deve ser exclusivo, não devendo ser aproveitado o terra da concessionária de energia Elétrica.

Vamos observar qual a saída que devemos utilizar para alimentação das sirenes áudio visual, lembre-se o circuito das sirenes devem ser separado da fiação dos sensores de fumaça e botoeiras.


Detalhe interna dos parafusos de ligação da sirene áudio visual:


Dependendo da função que você deseja que a sirene tenha, você levará o circuito composto por 2 fios ou 3 fios, e escolha a configuração desejada. Ou seja apenas sirene (audio) apenas luz (visual) ou ambos (luz e som) conforme exemplo abaixo:


Lembre-se essas sirenes são alimentadas por 24Vcc 24 volts tensão continua + e - não inverta as polaridades.

Publicidade:


A ligação das sirenes áudio visual não requer qualquer outro tipo de configuração ou seja dispensa o endereçamento. Então resumindo conforme o nosso exemplo utilizaremos 3 sirenes no nosso exemplo e sua ligação na opção luz+sirene ficará como exemplo abaixo:


Vamos finalizar sobre a ligação das sirenes e agora mostrar como deve ser feito a instalação dos sensores de fumaças, e configurar o endereçamento. Como mencionado acima 5 sensores 

Vai sair da central de um cabo especial próprio para sistemas de incêndio contendo três fios preto negativo, vermelho positivo e azul ou branco para comunicação, esse mesmo cabo vai percorrer toda a tubulação desdo primeiro sensor passando também pelas botoeiras de incêndio e indo até o ultimo ponto seja um um sensor de fumaça ou uma botoeira de incêndio.

Para entender melhor observem a ilustração abaixo:



No nosso exemplo vamos escolher a opção ligação paralela e não ligação em série como também da para fazer, veja o detalhe abaixo:


Escolhendo a opção paralelo no nosso exemplo ficará assim como exemplo abaixo: sai os 3 fios da central e passa pelos sensores de fumaça:


Realizando a ligação de acordo com a opção paralelo vermelho no borne L+ do sensor preto no borne L- do sensor e azul no borne comum. Veja o detalhe:


Bom como vocês podem ter observado no esquema acima, pode ser que no caminho tenha as botoeiras de incêndio também certo, você vai fazer a ligação nesse mesmo cabo do sensor da fumaça sem inverter as polaridades e ligue nos bornes correspondente conforme exemplo abaixo:


Fio positivo no borne L+ e negativo no L- e branco ou azul no borne C, você faz isso nas três botoeiras de incêndio que você instalar. Agora vamos falar de endereçamento e entender como funciona. Primeiro vamos ver de uma forma ampla como ficou nosso exemplo: 5 sensores de fumaça 3 botoeira de incêndio e 3 sirene áudio visual. Resumindo podemos dizer que a ordem tenha ficado dessa forma.



Agora cada componente, digo os sensores de fumaças e botoeira possuem chavetas de endereçamento veja o detalhe abaixo:


Também as botoeiras de incêndio, veja imagem abaixo:


Como funciona o endereçamento, você tem que endereçar cada dispositivo usando a formula abaixo:


Para você não se enrolar faça um mapa das posições dos dispositivos espalhado pela construção e numere na ordem se possível na sequencia por onde percorre a fiação. Por exemplo:


Bom após ter realizado todos os endereçamento é hora de ligar a central e testar as sirenes e com um imã você pode testar os sensores de fumaça se tudo ocorrer bem na central acusará sistema OK.


Essa central possui varias configurações interessante. Consulte o manual para ver todos os detalhes técnicos.

Publicidade:


Fico por aqui galera espero que tenham gostado do artigo. Forte Abraço! Felipe Vieira, lembrando que no trabalho que fizemos tinha 87 sensores de fumaça e 6 botoeiras de incêndio é um trabalho bem minucioso e não aceita erros, boa sorte!

Recomendamos:

O que é um relé de impulso? e para que serve?

$
0
0
Olá amigos tudo bem no artigo de hoje vamos falar sobre os relé de impulso finder, como você pode utilizar esse tipo de relé para diversas funções.


A função desse relé é a seguinte cada vez que sua bobina A1 e A2 é energizada através de um interruptor por exemplo liga diferentes cargas, comutando seus contatos, ou seja um pulso liga uma lâmpada por exemplo, no segundo pulso apaga a primeira lâmpada e liga a segunda. Veja o exemplo abaixo:


Você pode encontrar esse tipo de relé no CADe SIMU ele esta com a nomenclatura de step relar que é relé de impulso.

Publicidade:


Veja no relé acionamos o interruptor uma vez aciona a primeira lâmpada desligamos pelo interruptor na próxima vez que pressionar acenderá a outra e não a mesma.


Há vários tipos de relés de impulso, incluindo esse da finder que possui varias alternativa e mais sequencia de acionamento. Veja abaixo as configuração de sequências para relés finder.


Abaixo temos os seguintes modelos de relés com funções e sequências diferentes:


Eu e meu amigo Rogério Vieira, tivemos uma experiencia com esse tipo de relé na inserção do mesmo em sistema de comandos elétricos.

Publicidade:


Queríamos que ele comutasse as bombas para encher uma caixa d'água através de uma boia elétrica, fizemos o diagrama e montamos na prática em meu laboratório e deu tudo certo.

Colocamos uma seletora manual/automática, onde na opção manual através de botoeiras independentes ligase e desliga-se seu respectivo motor.

E na opção automática a boia acionava o finder e por sua vez ligava cada motor de modo que trabalha-se da seguinte forma.

A boia abaixou e liga bomba 1 a caixa se enche e desliga o comando e a bomba 1, na próxima vez que a boia abaixa-se ligaria a bomba 2 após a boia subir desliga o comando e a bomba 2. Assim repetindo o processo sempre que necessário.

Publicidade:


Abaixo deixarei o circuito de comando que montamos juntos que sirva como aula didática para você treinar comandos elétrica e incrementar um relé de impulso ao seu sistema.


Um forte abraço e até o próximo artigo, agradeço especialmente ao Rogério Vieira pelo presentinho que me deixou :) e a elaboração desse projeto.


Lembre-se se você quer aprender comandos elétricos do zero você pode fazer nosso treinamento 100% ONLINE em nossa plataforma.

Recomendamos:

Como reciclar as lâmpadas fluorescente?

$
0
0
- A lâmpada fluorescente, criada por Nikola Tesla, foi introduzida no mercado em 1938 com a principal característica de consumir menos energia que as lâmpadas incandescentes. Diferente das lâmpadas de filamento, as lâmpadas fluorescentes possui grande eficiência por emitir mais energia eletromagnética em forma de luz do que calor.


As lâmpadas fluorescentes são compostas por basicamente dois elétrodos em cada um dos extremos de um tubo de vidro, que é coberto por um material à base de fósforo. Este material à base de fósforo é excitado pela radiação ultravioleta gerada pela ionização dos gases, produzindo luz visível.

Fonte :Wikipédia

As lâmpadas fluorescentes são até quatro vezes mais eficientes que as lâmpadas incandescentes e também geram uma economia de 80%. Mas depois da sua vida útil, o que fazemos com elas? JOGAMOS NO LIXO!.

Publicidade:


Além de estarmos desperdiçando matéria prima, estamos também agredindo o meio ambiente com materiais não biodegradáveis que vão levar séculos para se decompor.

O que eu posso fazer com estas lâmpadas?

 -Simples! Por que não reciclar?

Uma lâmpada fluorescente queimada ou com defeito, não perdeu totalmente a sua utilidade. Geralmente o seu circuito está em um ótimo estado. Apenas a lâmpada queimou, ou vice-versa.

Vamos ao trabalho.


  • Você vai precisa de uma lâmpada fluorescente que esteja danificada
  • Com o auxílio de um pano grosso, segure a parte de vidro e tente torcer para quebrar


Nota:

Geralmente elas abrem com facilidade. Basta girar e puxar sem aplicar muita força.
Caso contrário, use a serra e corte onde elas se separam parar evitar cortes com o vidro da lâmpada.


  • Dentro da lâmpada você irá encontrar o circuito reator.
Lâmpada fluorescente por dentro
  • Você pode dessoldar os filamentos da lâmpada
  • Você também não irá precisar da carcaça, então dessolde os outro dois fios que estão presos à carcaça
  • Não jogue a carcaça fora!

Ok, agora você tem o reator de uma lâmpada fluorescente. Agora basta saber se o circuito está em bom estado.

Publicidade:



Testando o reator

Você irá precisar de um multímetro, e algumas ferramentas (ferro de solda, sugador, solda, etc...).
Com um multímetro, teste se o fusível está em bom estado.

Nota:

Ligue o multímetro no modo de "resistência", e ligue as duas extremidades do fusível, que está bem próximo de um dos fios de alimentação.Os fusíveis podem ser apresentados como um pequeno cilindro, no formato de um resistor ou até mesmo dentro do fio de alimentação. 

De qualquer forma a sua resistência deve ser igual a zero. Se não der zero, significa que está queimado. Compre um fusível (R$ 0,30) de 250mA e substitua pelo fusível queimado.


Como na imagem, solde um fio e uma "perna" de algum componente (Ex.: resistor, capacitor, etc...) nas extremidades do fusível.Solde no lugar no antigo fusível. 

Se preferir, também pode isolá-lo para evitar curto-circuito. Se preferir, faça uma ligação direta nos dois furos do fusível, e coloque o fusível soldado diretamente ao fio de alimentação. Desta forma facilita-se a troca do fusível.
  • Geralmente as "pernas" dos capacitores não estão isoladas. Verifique se elas não estão fechando um curto
  • Verifique também se os capacitores não estão estourados
  • Veja se não há nenhum componente com a solda solta
Bom, agora parece que o circuito está em ordem. Basta saber qual a potência do seu reator.

Vide a carcaça da lâmpada onde estará escrito em Watts (W), a potência do seu reator.

Ora, se o seu reator tiver uma potência de 25W, isso quer dizer que você pode usar uma lâmpada de até 25W.

ATENÇÃO: Não ultrapasse a potência máxima do seu reator! Você poderá danificar o circuito.

Então vamos lá....

Lâmpada fluorescente 8 watts
Uma lâmpada destas consome 8W. Se o reator tiver 25W, você poderá ligar até três lâmpadas em apenas um reator. Veja os esquemas:

  • Onde você havia dessoldado os fios de alimentação, solde outros dois que possam ser plugados na tomada
  • Agora note que há quatro pinos ou furos, onde estavam conectados os eletrodos da lâmpada
  • Solde as duplas em cada extremidade da lâmpada
  • As duplas deve ser necessariamente essas. Não importa a polaridade, você poderá ligá-las em qualquer polaridade, porém observe com atenção
Meu reator tem 16W, posso ligar outra?

Sim, basta seguir o esquema:


Da mesma forma que unimos duas pilhas, ligamos uma dupla em uma extremidade da lâmpada e a outra dupla em uma das extremidade da segunda lâmpada.Depois unimos as duas com um pequeno fio.

Se você possui um reator de 25W, basta dar seguimento ao esquema. Basta imaginar três pilhas enfileiradas, ligar em uma das extremidades de duas lâmpadas e unir todas por um pequeno fio.

Mas não se esqueça:

Publicidade:



Se o seu reator tiver 15W, não tente ligar duas lâmpadas de 8W de maneira alguma.

Tudo bem, eu gastei meu tempo fazendo isso, e agora?

Como eu já havia dito, se não houver a reutilização desse material, ele vai acabar indo para o lixo e levará anos para ser decomposto.Talvez você esteja se perguntando: "Não seria mais fácil comprar lâmpadas novas?".

Bem, seria sim. Mas a questão não é essa. Temos que nos preocupar cada vez mais com o meio ambiente, recursos naturais e com o lixo eletrônico que cresce a cada dia que passa.

Antes de comprar uma nova lâmpada, pense na matéria prima que foi gasta, o quanto de poluição foi emitida e para onde a sua lâmpada vai. Será que não seria mais conveniente reciclar uma lâmpada?
O consumo de energia vem crescendo de forma descontrolada, e o que muitos não sabem, é que para tudo que é fabricado há um consumo de energia significativo. A forma com que o homem transforma as forças naturais em energia elétrica, acaba agredindo todo o ecossistema.

Desde o começo da década, o planeta elevou a sua temperatura em 1° C. Pode parecer pouco mas foi o suficiente para derreter geleiras, mudar migrações de animais, extinguir animais e aumentar a proliferação de algumas pestes que estão destruindo florestas inteiras.

É previsto que em 2019, a temperatura no planeta aumente 3° C. Cientistas afirmam que quando a terra se encontrava nestas condições, não havia vida no planeta.

Reflita e tire as suas próprias conclusões. Seu descendentes não serão os culpados pelo estado em que o planeta se encontrará.

Forte abraço e até o próximo artigo.

Recomendamos:


Aplicativo - Chat dos Eletricistas

$
0
0
Olá galera, agora temos um aplicativo baseado na plataforma telegram, onde podemos se reunir em um único aplicativo e trocar aquela ideia sobre elétrica. Leia até o fim para entender como funciona!


HuHu agora sim em galera, sabemos que nossos grupos no WhatsAppé um sucesso em, mas também temos agora o Aplicativo Chat dos Eletricistas utilizamos a plataforma TELEGRAN para elaboração desse aplicativo então caso você já tenha o TELEGRAN instalado em seu celular não tem necessidade de instalar o nosso app.

Com nosso aplicativo, temos muito mais controle e opções novas e legais tanto para administrar quanto para entreter um com os outros.

Baixe agora nosso aplicativo clicando abaixo:

Caso não estiver conseguindo baixar pelo botão " Download " acima, experimente o link secundário Clicando Aqui!

Ou você pode também pode através de um leitor código QR escanear o código para baixar o Aplicativo.



Por que esse aplicativo vai ser melhor para nós?

Ele tem funções especiais tais como:

Bloquear um participante que só posta correntes e coisas fora do contexto, assim ele não precisa ser removido apenas não poderá mais enviar msg até que o administrador desbloqueie o mesmo.

Teremos apenas um grupo especifico esse grupo é capaz de ter até 3 mil membros diferente do whatsapp que foi necessário criar várias salas para acomodar todos as pessoas.

Compartilhar todos arquivos diretamente pelo app, PDF, DOC, Power Point, Aplicativos etc.

Opção de envio de áudio (gravação de voz) muito bom com opção de bloquear e continuar falando sem ter que precisar ficar pressionando com o dedo o botão áudio assim como no WhatsApp.

Ok eu baixei o Aplicativo já e agora?

Como disse esse aplicativo é baseado no telegram ou seja nós utilizamos a plataforma do telegram para criação único desse aplicativo, então você poderá conversar com outros usuários do telegram normalmente.

Como faço para entrar no Grupo de Elétrica?

Vou deixar duas opções para vocês, ou vocês me manda uma mensagem pelo aplicativo adicionando meu número na agenda telefônica. Felipe da Elétrica (15)988308713 ou pelo link de convite do grupo, vou deixar aqui abaixo o link do grupo basta você clicar e automaticamente você já entrará no nosso grupo de elétrica do Aplicativo Chat dos Eletricistas.

Para participar pelo link do Grupo clique  https://t.me/joinchat/HbuWD1FkdaRapVd6j3d2Rw

Não se esqueça de baixar o Aplicativo Chat dos Eletricistas antes de solicitar o convite ou clicar no link acima:

Baixe agora nosso aplicativo clicando abaixo:

Caso não estiver conseguindo baixar pelo botão " Download " acima, experimente o link secundário Clicando Aqui!

Os 3 principais diagramas de comandos elétricos que devemos aprender

$
0
0
Olá amigos tudo bem? espero que esteja tudo na paz e na tranquilidade para darmos inicio a esse artigo cujo o tema é " Os 3 principais diagrama de comandos elétricos que aprendemos ".



Se você já fez ou esta realizando algum curso de comandos elétricos tenho certeza que esses três diagramas que iremos falar você vai aprender ou com certeza já aprendeu e sabe muito bem montar na prática.

Publicidade:


Os componentes que você com certeza terá que ter para montagem na prática. (apenas exemplos)



São eles:

➤ Partida Direta de Motores Elétricos Trifásicos ou Bifásicos / Monofásicos.

Partida Direta nada mais é que acionar qualquer motor elétrica a partir de um contator elétrico com seu relé térmico para proteção do motor. Onde apenas precisamos de 1 disjuntor para proteção do circuito de potência, 1 disjuntor para circuito de comando, 1 botoeira na verde para ligar, 1 botoeira vermelha para desligar e é claro um contator elétrico contendo os contatos de trabalho e pelo menos um contato auxiliar NA para o circuito de selo.

Veja só se você sabe que realmente você não entende NADAAA em comandos elétricos você precisa urgente clicar abaixo, e fazer nosso treinamento ONLINE.



Como podemos realizar a montagem do diagrama elétrico desse tipo de partida? Realizei as montagens como exemplos no software CADe SIMUque alias é uma ótima opção para você aprender comandos elétricos.

Publicidade:


Veja os desenhos abaixo: (você pode clicar no desenho para aumentar de tamanho e ver a real qualidade das imagens)


No exemplo acima é simplesmente o que se dizem " Partida Direta " que funciona com duas botoeiras uma liga e outra desliga e um contator. Liga através de B0 e desliga através de B1.

Esse tipo de partida é recomendada apenas para motores de baixa corrente ou seja até no máximo 15CV, para motores de maior potência é necessário outro método de partida.

Como posso melhorar esse tipo de partida? por exemplo colocar uma sinalizadoras ou até mesmo um relé falta de fase para proteger mais ainda meu motor?

Veja o desenho abaixo de como você pode inserir um relé falta de fase no próprio CADe SIMU e até mesmo simular.


Veja que o relé só fecha seu contato 15,18 ou pode se encontrar 11,14 depende do modelo do relé, então ele fecha seu contato dando condição ao resto do comando, se faltar fase esse contato 15,18 abre desligando imediatamente o motor e o comando todo.

Como incrementar os LED sinalizador de estado (ligado, desligado)?



Observem o desenho acima, temos um LED verde para ligado em paralelo com a bobiba a1 e a2, e um LED que passa por um contato NF de K1 esse acenderá apenas quando o motor estiver em repouso, você pode montar esse circuito no CADe SIMU e simular para compreender o comando.

Publicidade:


➤ Partida Direta com Reversão de Motores Trifásicos.

Sistemas onde necessitam que o motor funcione no sentido horário e anti-horário é necessário realizar esse tipo de comando onde se chama " Partida Direta com Reversão, ou seja o operador pode ligar o motor no sentido horário e se quiser também no anti-horário. Também é utilizado em motores de corrente baixa certo até 15CV, para correntes maiores aplica-se outros métodos.

Veja o desenho abaixo:


Observando o desenho básico, temos um conjunto de botoeira B0 e B1 que é responsável em ligar o motor no sentido horário, esse se estiver acionado não é possível acionar a reversão.

Então ao desligar o motor totalmente é possível através de B2 e B3 ligar no sentido anti-horário, também se estiver ligado no sentido anti-horário não é possível acionar o sentido normal desde que o motor esteja desligado e sem rotação.

Como inserir os sinalizadores de estado nesse circuito de comando? veja o esquema abaixo:


Podemos observar as condições dos sinaleiros, onde se o motor ligar no sentido horário acende um LED e apaga-se um dos LED vermelho, o outro mantem ligado informando que o sentido anti-horário esta em OFF. Ao desligar através do B0 e ligar o B2 acende o outro LED verde que indicará motor sentido anti-horário e o LED vermelho que estava já acionado apagará. Você pode montar esse diagrama e simular para compreender melhor. Baixe o CADe SIMU clicando aqui!.

Como inserir o relé falta de fase? Veja o esquema abaixo:


Acima podemos observar a inserção do dispositivo de proteção relé falta de fase que serve para proteger o motor elétrico contra falta de fase, quando ele detecta uma falta de fase imediatamente desliga o comando que por sua vez desliga o motor.

➤ Partida Estrela - Triângulo.

Esse tipo de partida é aconselhável para motores com corrente superior a 15CV que tenham 6 pontas, ou seja permite sua ligação tanto para 220V ou 380V, ou até mesmo motores especiais que possa ser ligados em 440V e 760V mesmo sendo 6 pontas.

Publicidade:


Esse tipo de partida tem a função de reduzir a corrente de pico de partida em 88% da corrente nominal, ou seja sua partida será mas suave do que você tentar partir um motor desses em partida direta.

Vamos aos diagramas:


Acima temos o diagrama básico para esse tipo de comando onde ao ligar B1 aciona K1 e K3 que faz seu fechamento em estrela, que receba em torno de 57,9% da tensão de alimentação, no caso do exemplo em 220V equivale a 57,9% de 380V). Uma redução para 57% da tensão provocada, sob condição adequadas, uma redução da corrente e do conjugado de partida de 0,579.2 isso é aproximadamente 1/3. No próximo artigo falaremos sobre dimensionamento dos componentes e cálculos que desemos realizar para dimensionar esses componentes para este método de partida.

Abaixo temos o desenho com os sinaleiros colocados também, você pode passar ele para seu CADe SIMU e simular para compreender o funcionamento.


Bom galera então as 3 partidas de motores mais importante que você deve conhecer são:

  • partida direta
  • partida direta com reversão
  • estrela triângulo
Se você não entendeu neca de pitibiriba do que eu falei aqui você realmente precisa fazer nosso curso em comandos elétricos clicando abaixo:



tembém quero deixar a recomendação, venha fazer parte do nosso novo grupo de elétrica no Aplicativo Chat dos Eletricistas, nós podemos lhe ensinar comandos elétricos! Basta você querer e vir entreter conosco.

Recomendamos:

Eu queria me dedicar 100% a vocês ;(

$
0
0
Eu realmente gostaria de dedicar todo meu tempo apenas nos Blogs de elétrica e trazer conteúdos TODOS OS DIAS mas infelizmente ainda não posso.



Bom, é o que eu gostaria de verdade me dedicar 100% do meu tempo a trazer conteúdos para vocês na área da elétrica, mas como muitos sabem eu também trabalho fora e atuo como eletricista assim como a maioria.

Então tenho que me desdobrar e fazer muitas coisas diariamente, eu nem consigo quase ou quase nunca trazer conteúdos em vídeos pela falta de tempo. Eu queria sim trazer conteúdos para vocês através de videos e da um UP no nosso canal "morto" no Youtube.

Então um amigo me apresentou o apoia-se que através de colaborações podemos receber mensalmente um pequeno valor de pessoas que realmente se importa com seu trabalho e compreende a importância verdadeira de trazer conhecimento e manter os profissionais atualizados.

Se você pode e quer me ajudar e apoiar financeiramente meu projeto " Ensinando Elétrica " e ajudar a conquistar a liberdade de poder ajudar a nós manter firma e forte. Basta clicar abaixo:

Apoie Blog Ensinando Elétrica

4 excelentes apostilas que poderá te ajudar em seus estudos

$
0
0
Olá amigos, se você quer tirar algumas dúvidas e aprender sobre elétrica em geral vou indicar para vocês, os manuais e apostilas do grupo prysmian (antiga pirelli) que é a fabricante de cabos elétricos dentre outros.



São excelente apostilas para você baixar e estudar no conforto de sua casa, para baixar basta clicar abaixo na capa da apostila.

Publicidade:


Download Apostila Manual Instalações Elétricas (manual mais baixado da internet)



 Download Apostila Manual Instalações Elétricas (atualizada)


Publicidade:



 Download Apostila Manual Instalações Elétricas (versão mais atualizada)


 Download Apostila Dicas Instalações Elétricas


Essas apostilas são essenciais para você estudar e aprender elétrica de modo geral, baixe e compartilhe com seus amigos e para quem precise. Até o próximo artigo!

Publicidade:


Recomendamos:

Como baixar o Aplicativo de Comandos Elétricos Mplan?

$
0
0
Oláa pessoal, 7 dias sem postar no Blog, estou com alguns trabalho graças a Deus, hoje nesse pequeno e rápido informativo vou deixar as opções para baixar o Mplan que é um aplicativo para celular com plataforma android apenas. Quer ver exemplos de diagramas de comandos que montamos? clique aqui!



Mplan Electrical Diagrams esse é o nome do Aplicativo para desenvolver diagramas de comandos elétricos na tela do seu celular, ele apenas não simula, mas é muito útil para você treinar e elaborar esquemas.



Publicidade:

Mplan Electrical Diagramsnão esta disponível na PlayStore (Google Play), então você pode baixar exclusivamente aqui no Blog Ensinando Elétrica.

Segundo o criador e elaborador James Soft em breve terá uma nova versão onde será possível simular os circuitos montados no aplicativo. Não se preocupe que assim que tiver a nova versão vocês saberão de mão cheia por mim.

Agora o mais importante como baixar?

Opção 01 

Através do Aplicativo do nosso Blog, Aplicativo Ensinando Elétrica que você pode baixar clicando abaixo:


Clicando acima, você pode instalar o Aplicativo do Blog Ensinando Elétrica, e ter mais facilidade em acessar nossa página na internet e ter acesso a outros canais de comunicações.


Ou também você pode acessar nosso App Web clicando em ➤ https://app.vc/ensinando_eletrica
e sem precisar instalar salvar nosso App Web na tela do seu Celular.

Publicidade:


Quero baixar Mplan pelo App Ensinando Elétrica qual os passos?

Após instalar e executar você terá a primeira tela de cadastro ou poderá pular essa ação clicando no X, no canto superior direito.


Fazendo o cadastro é possível, comentar as fotos que disponibilizamos no App e deixar seu recado no mural do aplicativo.

Após entrar no Aplicativo encontre a aba " Comandos Elétricos " em destaque abaixo:


Outra vantagem de utilizar o aplicativo do Blog Ensinando Elétrica é que não há nenhum tipo de anuncio seja do tipo popup ou em meios os artigos, você terá acesso limpo aos artigos que publicamos.

Publicidade:


Logo após clicar na aba comandos elétricos você escolhe a opção Aplicativo Mplan, conforme exemplo abaixo:


Após clicar você poderá realizar o download direto hospedado em nosso sistema para sempre que necessário poder baixar a qualquer hora o aplicativo Mplan.


Você também pode ter acesso as vídeo aulas sobre elétrica do canal do YouTube do Blog Ensinando Elétrica e ter acesso apenas a conteúdos que lhe interessa.


Para baixar o Aplicativo do Blog Ensinando Elétrica basta clicar abaixo:


Opção 02

Não vamos obrigar a vocês a ter que instalar nosso Aplicativo para ter acesso a outros App interessante, você pode baixar livremente nos links opcionais abaixo:

Baixar Mplan pelo Google Driver.
Baixar Mplan link direto.

Publicidade:



Abaixo você pode ver uma breve aula básica de como utilizar o Aplicativo Mplan para elaborar diagramas de comandos elétricos:


Lembre-se se você é usuário de iphone ou outra plataforma de celular que não seja android não é possível instalar esse aplicativo.

Se mesmo vendo os passo á passo, você ainda não conseguir baixar e instalar o Mplan entre para nosso grupo de elétrica no WhatsApp e solicite ajuda de nossos membros.

Recomendamos:


Tudo o que você precisa saber sobre Estrela - Triângulo

$
0
0
Olá pessoal tudo bem? espero que esteja na paz e no artigo de hoje vamos ensinar a vocês o que é o comando de partida estrela - triângulo e como deve ser realizado os cálculos para dimensionamento dos componentes da forma correta. Quer fazer um Curso 100% ONLINE? clique aqui.


Tenha uma boa leitura e espero fielmente que você consiga compreender como funciona esse sistema de partida tão comentado entre os eletricistas.

Primeiramente vamos fazer uma breve introdução sobre o que é Estrela - Triângulo?

Você sabia que a corrente de partida de um motor pode afetar negativamente o sistema elétrico, por isso a partida direta é bem limitada a uma certa potência nas indústrias, o que depende da tensão de alimentação, da estratégia utilizada para conversão e qualidade da energia e do contrato com a concessionária.

Publicidade:


Geralmente motores abaixo de 15CV podem partir diretamente, mas isso varia conforme a necessidade do sistema. Motores com potência superior ao estabelecido não devem partir diretamente; utiliza-se um sistema que reduza a corrente no momento da partida.

São diversos os sistemas que visam a redução do pico de corrente na partida. Alguns mais tradicionais, como os baseados em ligações no circuito de força, outros mais modernos como as chaves eletrônica (SoftStarter).

Ligação Estrela, Ligação Triângulo mas como assim?

Para possibilitar a utilização da chave estrela - triângulo, é necessário que o motor possua 6 pontas e que a tensão da ligação em triângulo coincida com a tensão da rede. O objetivo da chave ao partir o motor no primeiro momento é fechar o motor em estrela e após a partida, com o motor em velocidade próxima a nominal, muda a ligação para triângulo.

Mas como assim muda a ligação?

Observem os dois tipo de fechamento que um motor trifásico de 6 pontas possuem:


Agora suponhamos que um motor 220V/380V, respectivamente triângulo/estrela conforme desenho acima, se a tensão do motor na ligação triângulo coincide com a rede, quando o motor é ligado em estrela no momento da partida, o motor está preparado para receber uma tensão √3
maior que a tensão para ligação em triângulo, mas ele recebe apenas 57% dessa tensão (220V equivale a 57% de 380V). Uma redução para 57% da tensão provocada, sob condições adequadas, uma redução da corrente e do conjugado da partida a 0,579, isto é aproximadamente 1/3. Isso pode ser provado matematicamente pela analise da ligação estrela nas condições apresentadas abaixo:


" Se a impedância Z é igual a tensão sobre a corrente, então na ligação estrela temos tensão sobre a corrente vezes √3 a assim como podemos fazer tensão sobre √3 dividida pela corrente em estrela. Igualando os dois termos e isolando Iny, temos..."

A redução da corrente de partida é uma vantagem da chave, mas a redução do conjugado não. O motor, quando em estrela, está com conjugado muito reduzido e essa condição só se normaliza depois da passagem para triângulo. O conjugado reduzido pode ser um problema na partida e após a partida também, portanto, quando possível, deve-se montar circuitos de proteção que evitam que o motor continue trabalhando em estrela se, por uma falha no circuito de comando, a comutação para triângulo não ocorrer.

Curva de Conjugado como assim?

Você sabia que o que pode impossibilitar a utilização da chave estrela triângulo é a posição do conjugado resistente em relação ao conjugado de partida do motor. O conjugado de partida do motor deve ser suficientemente superior ao conjugado resistente na ligação estrela no momento da partida.


Ao selecionar o motor, o projetista considera as curvas de conjugado da carga e do motor de maneira que o motor consiga acelerar e manter a rotação nominal para carga nominal. O conjugado do motor pode não ser adequado nesse tipo de partida para determinadas aplicações. Por essa razão a chave estrela - triângulo não é indicada para máquinas pesadas, que partem com carga considerável.

Dimensionamento dos Componentes

Esse é um detalhe que poucos eletricistas sabem realizar corretamente ou tem milhares de dúvidas, os componentes da chave estrela - triângulo devem ser dimensionados de um a um. Na chave estrela - triângulo podemos utilizar tabelas e curvas, mas é preciso também verificar as correntes nos ramos do circuitos, pois temos mais de um caminho para a corrente.

Publicidade:



Os componentes a serem dimensionados e uma chave estrela triângulo são os contatores tripolares, o relé térmico, os fusíveis e cabos. Além desses componentes dimensionados, deve-se escolher corretamente os terminais de compreensão e os bornes. 

Vamos trabalhar nesse artigo com um exemplo de especificação dos componentes de uma chave estrela - triângulo para um motor de 20CV, 220V tensão nominal da rede, quatro polos, In= 52,6A, Ip/In = 6,3, seis terminais, com fator de serviço 1,15 e tempo de partida de 7 segundos.

➤ O fator de serviço é aplicado apenas em situações muito especiais; vamos fazer apenas como exemplo didático.

Primeiramente aplicamos a correção a corrente do motor devido ao fator de serviço então temos:

In nova = In x FS = 52,6 x 1,15 = 60,5A

Em regime permanente o contator teria que suportar essa corrente. Na chave estrela - triângulo essa corrente será distribuída entre dois contatores.

Observando o desenho abaixo podemos notar que essa corrente é distribuída entre os ramos do triângulo quando a chave está em triângulo, de forma que:

Quando a chave está em estrela, a corrente que percorre o sistema é aproximadamente 1/3 da corrente calculada, 20,1A. A corrente no contator 1K3 pode ser calculada por 1K3 = In/3.


Com as correntes calculadas, basta selecionar um modelo de contator que suporte essa corrente em regime permanente, categoria AC3. Então como exemplo os contatores selecionados foram para 1K1 e 1K2 - CWM40 e 1K3 foi CWM25. Se o fator de serviço fosse unitário, teríamos contatores um pouco menores, pois a corrente nominal seria 52,6A, o que resultaria em 1K1 e 1K2 iguais a 30,37A e 1K3 igual a 17,5A, resultando em dois contatores CWM32 e um contator CWM18.

Como o relé térmico esta instalado em um ramo, ele não pode ser ajustado com base na corrente nominal e sim com base na corrente no ramo, que no inicio do exemplo calculamos 35A. Se isso não for observado, o relé perde sua eficiência no circuito.

Vamos então escolher um relé térmico que permita o ajuste da corrente 35A (Itérmico = In/√3). Consultando uma tabela de relés o relé de 32a a 50/100A RW67.1D seria o escolhido (/100 é p fusível máximo em conjunto).

Para dimensionamento dos fusíveis, calculamos a corrente de partida da chave estrela triângulo e aplicamos essa corrente e o tempo de partida na curva de fusível D onde:

Como sabemos, o fusível deve se respeitar as regras IF 1,2xIn e IF  ≤ ImáxA primeira condição não é satisfeita se escolhermos fusíveis de 63A, o último tipo D. Temos duas opções: utilizar o circuito de força com dois grupos de três fusíveis ou escolher fusíveis NH80A.

Publicidade:



Tanto os fusíveis de 63A quando os de 80A são menores que os fusíveis máximo recomendado para o relé de sobrecarga e para os contatores K1 e K2.

Podemos elaborar uma pré lista de componentes:

➤ Dois contatores tripolares 40A 2NA +2 NF
➤ Um contator tripolar 25A 2 NA + 2 NF
➤ Um relé térmico de sobrecarga 32A a 50A
➤Três fusíveis NH00 80A
➤Três bases NH00

Nota: Como K3 não trabalha em regime permanente, não há necessidade de verificar se IF IF  ≤ Imáx.

Resta apenas escolher o cabo adequado para o circuito de força, conforme demostrado acima. Nessa chave como temos correntes diferentes, podemos ter cabos diferentes nos ramos do circuitos. Rapidamente, sem aplicar fatores de correção, adotando o método B1, teremos para os trechos com 35A, cabo de 6mm, e para o trecho de alimentação cabos de 16mm. Os cabos que saem do painel e seguem até o motor devem ser dimensionados por capacidade de corrente pelo critério de queda de tensão, levando em consideração a distância. Dependendo dessa distância, podemos ter sete condutores de no mínimo 6mm saindo do painel (6 para o motor mais PE).

Com a escolha dos cabos podemos especificar os tipos de terminais, bornes e anilhas necessários para uma possível montagem. As quantidades necessárias dependem da quantidade de conexões de cabos a elementos no circuitos. As quantidades só podem ser determinadas com auxílio da documentação final do projeto.

Guias de Seleção de Chaves

Um recurso muito útil disponibilizado pelos fabricantes de chaves, contatores e relés são tabelas de seleção. Elas são fornecidas para facilitar a seleção de uma chave de partida pronta a disposição para compra, mas pode-se utilizá-las como referencia na especificação dos componentes. Para o exemplo anterior, no catalogo de chave de partida na tabela logo abaixo com fator de serviço unitário temos:


➤ K1 = K2 = contator de 32A
➤ K3 = contator de 18A
➤ Relé de 22 a 32A
➤ Fusível máximo de 63A

Os dados extraídos da guia coincidem com os dados calculados anteriormente, considerando fator de serviço unitário. Conforme mencionado anteriormente, os contatores são menores com fator de serviço unitário e a guia de seleção de chaves apresentada é destinada apenas a esta situação, portanto é necessário saber especificar o contator sem auxilio de guias, pois podemos ter fatores de cargas diferentes para uma mesma potência de motor.

O Comando Estrela - Triângulo

Neste artigo o estudante deve se concentrar na eficiência da chave. Para atingir a eficiência, o pico de corrente do motor com relação ao pico com partida direta deve ser reduzido na passagem de estrela para triângulo. Como normalmente em testes o motor trabalha a vazio, se o pico da partida em estrela é comparado com o valor teórico, nota-se uma redução significativa.

Clique para aumentar
➤ Em caso de problemas com contatores usar 1K1 para selar 1K1 e outro 1K1 para alimentar 1K2.

Descrição do Funcionamento

Realizando o estudo do circuito de força, nota-se que para partir o motor em estrela é necessário que os contatores 1K1 e 1K3 estejam acionados. Pulsando S1, 1K3 é energizado, energiza 1K1 e o relé de tempo dT1, e o temporizador dT1 inicia a contagem do tempo. Os contatores 1K1 e 1K2 acionados e suas funções são:

➤ 1K1 (21;22) - desliga sinaleiro 1H1 que sinaliza " pronto para partir ";
➤ 1K3 (21;22) - impede a energização de 1K2 (A1;A2);
➤ 1K3 (13;14) - selo que mantém 1K3 energizado;
➤ 1K3 (43;44) - energiza 1K1 (A1;A2);
➤ 1K3 (53;54) - liga sinaleiro 1H2, sinalizando motor em estrela;
➤ 1K1 (13;14) - selo de K1 que manterá depois da saída de K3.

Os contatos de força de 1K3 fecham o motor em estrela e os contatos de força de 1K1 alimentam o motor com tensão trifásica.

Passagem Estrela para Triângulo

Terminada a contagem de tempo, 1dT1 tira K3 do circuito e 1K2 entra, ligando o motor em triângulo. Os contatos que trabalham esta etapa são:

➤ dT1 (15;16) - desliga o contator 1K3;
➤ 1K3 (13;14) - abre voltando a posição inicial;
➤ 1K3 (43;44) - abre voltando a posição inicial;
➤ 1K3 (53;54) - volta a abrir e desliga sinaleiro 1H2;
➤ 1K3 (21;22) - volta a fechar energizando 1K2 (A1;A2) através do selo de 1K1;
➤ 1K2 (13;14) - liga 1H3 sinalizando motor em triângulo.

Neste momento o motor se encontra em triângulo e pode trabalhar com carga nominal.

Parada do Motor

A parada do motor é efetuada pressionando S0(1;2). Esse contato desenergiza qualquer contator que esteja energizado no momento. Seguindo o funcionamento, 1K1 e 1K2 são desenergizados e todos os seus contatos voltam a posição inicial. O sistema está, neste momento, conforme é apresentando pelo diagrama de força e controle, pronto para uma nova partida.

Publicidade:



Parada por Defeito

O motor pode parar por um problema de sobrecarga, já que o relé térmico desliga o circuito de comando através de seus contatos (95;95) ou se um dos fusíveis de comando queimar, desligando o circuito de comando, neste caso o sinaleiro 1H1 estará apagado.

A queima de fusíveis de força impede o funcionamento adequando do motor e pode representar um problema grave no motor ou no equipamento por ele acionado. Se um dos fusíveis e força estiver rompido, o motor pode trabalhar durante um período com apenas duas fases, haverá um aumento de corrente e o relé provavelmente desarmará, desligando o circuito de comando. Se dois dos fusíveis de força estiverem queimados, apenas do circuito de controle funcionar, o motor não partirá.

Melhoria no Circuito de Comando

O Circuito apresentado pode ser melhorado com a exclusão de um contator K3, evitando a necessidade de um relé auxiliar para K3. Estude o circuito de comando abaixo que traz a alteração.


Importante ➤ Atualmente, diversos fabricantes disponibilizam contatores no mercado, mas, infelizmente, nem todos têm o comportamento esperado em relação a abrir o contato NF antes de fechar o contato NA depois. Nesses casos, redução de contatos como a sugerida resultam em problemas de curto circuitos. É altamente recomendável avaliação profissional nessas situações, com a realização de testes e ensaios e o conhecimento de matérias elétricos. 

Publicidade:



Abaixo temos um exemplo de um quadro de comando em estrela - triângulo que foi executado em um dos trabalhos que realizamos:



Fico por aqui meus amigos e espero que esse artigo definitivamente tenha lhe ajudado a entender o que é o comando estrela - triângulo.

Recomendamos:


Como ligar LEDs em 127V ou 220V?

$
0
0
Olá amigos no artigo de hoje vamos mostrar os passos para você na sua casa montar suas próprias lâmpadas de Leds. Para quem gosta de eletrônica e circuitos de extra baixa tensão é um artigo bem legal que gostaria de compartilhar com vocês!


Como ligar os LEDs, que são dispositivos de baixa tensão, na rede de 110 V ou 220 V? Não, não é preciso montar uma fonte redutora com ou sem transformador e outros componentes caros. A solução simples para este problema é mostrada neste artigo, podendo ser aproveitada em sinalização, painéis de anúncios, avisos, decoração e muito mais.

Publicidade:

Os LEDs (diodos emissores de luz) são dispositivos que emitem luz quando percorridos por uma corrente, mas funciona com tensões muito baixas (1,6 a 2,7 volts tipicamente) podendo queimar com facilidade se ligados diretamente em fontes de tensões maiores. As próprias correntes máximas que admitem são baixas raramente ultrapassando os 50 mA, a não ser para os tipos jumbo e de alto brilho.

Mesmo para ligá-los em pilhas precisamos tomar cuidados especiais com a utilização de um resistor limitador em série, pois caso contrário, se for feita a ligação direta eles queimam. Existem também os casos em que precisamos usar conversores DC/DC para aumentar a tensão de baterias, como no caso dos LEDs brancos que precisam de pelo menos 2,7 V para acender.

Publicidade:

Como então ligar um LED em 110 V ou 220 V, ou seja na tomada da rede de energia?É o que veremos. Isso é realmente possível, e pode ter algumas utilidades interessantes.Uma das aplicações é como foco de luz de baixo consumo permanente para dormitórios de crianças, evitando-se assim a escuridão total e indicando a posição do interruptor de luz. Na figura abaixo damos o circuito que possibilita a ligação de 1, 2 até 3 LEDs na rede de 110 ou 220 V.

Circuito para ligar de 1 a 3 LEDs na rede de energia de 110 V ou 220 V


O resistor R1, que é de fio de 5 watts com 10 k ohms para a rede de 110 V e 22 k ohms para a rede de 220 V, reduz a tensão e a corrente aos níveis que o LED precisa.O diodo D1 retifica a corrente, pois os LEDs só trabalham com correntes contínuas e D2 protege os LEDs contra os pulsos inversos ou problemas com D1. Na figura 2 mostramos como a montagem pode ser feita numa pequena ponte de terminais.

Montagem do circuito numa pequena ponte de terminais. Os anodos devem ficar do lado esquerdo.

Os diodos podem ser 1N4004, 1N4007 ou outro conforme a rede de energia e os LEDs podem ser de qualquer cor ou tamanho. Durante o funcionamento o resistor R1 aquece levemente, o que deve ser considerado normal. Na rede de 110 V consumo de energia da unidade é da ordem de 1,2 watts e na rede de 220 V da ordem de 2,4 W o que representa de 1 a 2% do consumo de uma lâmpada comum.

LISTA DE MATERIAL

D1, D2 – diodos 1N4004 se a rede for de 110 V e 1N4007 se a rede for de 220 V
LED1, LED2 - LEDs comuns de qualquer cor
R1 - 10 k ohms x 5 W se a rede for de 110 V ou 22 k ohms x 5 W se a rede for de 220 V - resistor de fio.
Diversos: Cabo de força, ponte de terminais, caixa para montagem (opcional), solda, etc.

Obs: mais LEDs podem ser ligados em série neste circuito, sem qualquer problema de funcionamento.;Dependendo dos LEDs a quantidade pode chegar a 20.

Publicidade:

Um outro circuito interessante e de menor consumo é o que faz uso de capacitor de poliéster para reduzir a tensão da rede, aproveitando-se assim sua reatância capacitiva.Esse circuito é mostrado na figura abaixo, usando um capacitor de 1 uF para a rede de 110 V e 470 nF para o caso da rede de 220 V.

Circuito de menor consumo onde a redução da tensão é feita pela reatância capacitiva de um capacitor.


A montagem também pode ser feita numa pequena ponte de terminais e embutida na parede, conforme mostra a figura logo abaixo.



Podem ser alimentados de 1 a 5 LEDs de qualquer tipo ligados em série. Observe que os dois circuitos são alimentados diretamente pela rede de energia, não havendo qualquer isolamento.

Para quem não sabe o que é uma ponte de terminais segue exemplo abaixo:


Assim, nenhuma de suas partes deve ficar exposta, pois existe o perigo de choques em caso de contacto acidental.

Publicidade:

LISTA DE MATERIAL

D1, D2 – 1N4004 (7) – diodos retificadores de silício
LED1 a LEDn – LEDs comuns de qualquer cor
C1 – 1 uF x 200 V (110 V) ou 470 nF x 400 V (220 V) capacitor de poliéster

Diversos:
Ponte de terminais, fios, solda, etc.

Fonte compartilhada: Instituto Newton C. Graga que é um excelente site voltado para estudos eletrônicos.

Recomendamos:


Grupos de Elétrica do Blog Ensinando Elétrica

$
0
0

Faça parte dos Grupos de Elétrica do Blog Ensinando Elétrica

Concorde com as regras e conheça nossos colunistas oficiais e compartilhe conhecimentos sobre Elétrica com vários profissionais.



 Regras e Recomendações

Leia com atenção! Você só poderá entrar no grupo apenas se concordar com elas! A Comunidade Ensinando Elétrica é um lugar para promover o crescimento pessoal e profissional das pessoas, e o fortalecimento do conhecimento do profissional. Essa comunidade será tão boa quanto nós, participantes, a fizermos ser. Lembre-se disso sempre que for postar algo e vamos caprichar nos conteúdos, na educação, no compartilhamento de ideias.


Sobre o propósito do grupo

Estes grupos foi criado para promover a troca de informações a promover o crescimento e aprendizado das pessoas. Todas as publicações devem ter relação com os conteúdos relacionados a: Elétrica, Eletrônica e Automação; As mensagens trocadas aqui podem e vão nos inspirar em artigos no Blog Ensinando Elétrica.

Sobre o compartilhamento de links

Links para outros conteúdos, leituras, posts em outros portais, notícias, são bem vindos desde que seja relacionado ao nosso nicho (elétrica). Mas por favor, não publique simplesmente o link, faça um comentário a respeito para que a outra pessoa não tenha de abrir para ver o que é.

Sobre publicidades e divulgações

É literalmente proibido postagens de cunho comercial, venda de produtos e serviços, e outros tipos de ações correlacionadas. Lembre-se nosso grupo não pode virar uma feira da barganha, caso tenha um anúncio que não irá promover quaisquer página de terceiro peça permissão aos administradores para estar publicando.

Sobre advertências e banição do grupo

Mensagens desrespeitando as regras serão apagadas e invalidadas. O responsável não será notificado pois as regras do grupos sempre estarão claras na foto do perfil da comunidade, o membro será excluído do grupo sem aviso prévio não sendo possível voltar novamente a comunidade.

Sobre o que NÃO fazer!

Não envie mensagens genéricas ou sem relação com o foco do nosso grupo que é literalmente sobre elétrica. Fique atento: 
a) Não mande correntes, não importa o conteúdo. NÃO ENVIE CORRENTES. 
b) Esse não é um grupo para discussões de política ou religião, existe lugares para isso, mas não é aqui.
c) É literalmente proibido o envio de conteúdo pornográfico. 
d) Evite mensagens religiosas, não somos contra religião, só que esse grupo tem foco claro. 
e) Evite mensagens muito longas ou várias mensagens seguidas do mesmo gênero.
f) Não faça publicação relacionada ao publicidade o foco do grupo não é esse.

Sobre ajudar o grupo a ser melhor

Conforme o grupo cresce, e devido ao grande volume de trabalho fica cada vez mais difícil acompanhar todas as mensagens, por isso se verificar algum post ou troca de mensagens em desacordo com nossas regras, por favor avise nossos administradores.

Para participar, é necessário estar de acordo com nossas regras e recomendações

Agora abaixo você pode escolher quais dos grupos você deseja participar temos uma sala no aplicativo Chat dos Eletricistas (Telegram) e 8 Salas para usuários do WhatsApp.

Agradeço o apoio de todos os administradores dos Grupos que ajudam a manter a ordem e a organização em nossa comunidade.

Instalações Elétrica Residencial

$
0
0
Olá amigos tudo bem? espero que sim e no assunto de hoje vamos criar um artigo ensinando a vocês o caminho para começar o projeto básico de uma instalação elétrica de uma residencia.

Como exemplo vamos utilizar a planta elétrica de uma casa de 4 cômodos e 1 banheiro conforme imagem abaixo:


Para iniciar o projeto é bom você ter uma planta baixa da casa, ou se não tiver faça você mesmo um desenho contendo as paredes janelas e portas, para você posicionar o quadro de luz, tomadas e interruptores.

Publicidade:


passo, escolha bem o ponto onde ficará o quadro de distribuição, ele deve ser de fácil acesso, veja no exemplo abaixo:


A posição do quadro de distribuição é muito importante, pode ser instalado no corredor ou sala por exemplo.

 Você agora pode determinar quantos e quais os locais que ficaram os pontos de iluminação  que também será as caixa de passagem para os demais circuitos. Veja o exemplo abaixo:


Determine quantos pontos cada comodo necessita para uma boa iluminação, ou caso você utilizar apenas um pode escolher um tipo de luminária com mais potência.

Publicidade:


passo após ter inserido e determinado onde e a quantidade de iluminação terá a casa, você pode distribuir os pontos de tomadas. Veja o exemplo.


Dúvida, quantos pontos devo ter em cada comodo? não existe uma regra para isso se você quiser por 4 ou 10 tomadas a decisão é sua, desde que não sobrecarregue o circuito ligando muitos equipamentos. O comum é que cada tomada tenha uma potência minima de 300VA para tomadas de uso geral.

passo, insira e posicione a simbologia dos interruptores que acenderam as lâmpadas de cada comodo, veja o exemplo abaixo:



Lembre-se nunca coloque interruptores atrás de portas, o acesso ficará difícil e defina quem é interruptor simples e interruptor paralelos caso tiver. Interruptor simples acenderá uma ou mais lâmpadas a partir de um local, interruptor paralelo acenderá uma ou mais lâmpadas a partir de 2 pontos destintos.

Publicidade:


passo, bom após você ter inserido todos os pontos de tomadas e iluminação você já pode elaborar qual melhor caminho o eletroduto (conduite) correrá de uma caixa de passagem a outra para passagem da fiação. Veja o exemplo abaixo.


Lembre - se todos os pontos deve ter ligação, da caixinha do centro para as tomadas do comodo, e de uma caixinha para outra, se você puder deixe mais de um caminho, pois caso o numero de fios ultrapasse o limite da secção do eletroduto você pode passar o resto dos circuitos por outro caminho.

Não, fiz a fiação nesse projeto para vocês poderem imprimir e desenvolver os circuitos para esse exemplo, basta clicar na imagem e imprimir.

Simbologia e Fiação
Após você ter feito todos os passos acima, você já pode determinar a quantidade de circuitos de a casa terá e quais os caminhos que ele deverá percorrer.

Publicidade:


No nosso exemplo, podemos deixar 1 circuito para iluminação, e 3 circuitos para as tomadas de uso geral e o circuito do chuveiro, por exemplo.

Bom galera é isso a dica de hoje, é muito fácil e simples realizar a montagem de um pequeno projeto para uma residência e determinar a quantidade de pontos de tomadas e iluminação.

Lembre-se para circuitos de chuveiro utilizem circuito separado, e caso tenha outros equipamentos como ar condicionados e torneiras elétricas banheiras etc, também circuitos separados e bem dimensionados.

Recomendamos:

Projetando e Construindo um Pequeno Transformador

$
0
0
Olá amigos hoje é dia 01 de Dezembro de 2017 o ano passou voando que isso!!! e esse está sendo o artigo de número 405 aqui no Blog ou seja desde sua criação em 2012, isso gerando um total de 10.190.740 visitas de páginas aqui no Blog. Fico muito feliz sabendo que meu blog esta realmente ajudando as pessoas.

Capa Artigo


Esse é um artigo especial compartilhado da página DIY Brasil escrito e elaborado por Edmilson Vilela, que nós permitiu compartilhar aqui no Blog Ensinando Elétrica, o que eu acho de interessante pela WEB compartilho aqui com vocês que seguem o Blog.

Introdução

Bom, existe muito material sobre este assunto na web, mas nada que realmente deixe bem claro.

As pessoas que constroem transformadores, cobram muito caro e não passam as técnicas.

" Eu construí um transformador de força para um amplificador valvulado para guitarras, já que o mesmo me custaria na faixa dos R$300, e para economizar estes R$ 300 reais, comecei a pesquisar MUITO, arregacei as mangas e meti o meu lado DIY para fora. "

Publicidade:


qualquer dúvida, podem me contactar que tentarei ajudar.

O primeiro grande problema é na aquisição de matéria prima, uma dica é reciclar sucata de transformadores, podem ser adquiridos em ferro velho com facilidade, no meu caso, eu ganhei um transformador bem parrudo, serviu certinho para a minha necessidade.

Com ele em mãos, vamos ver se ele serve para o uso.

Para isso, precisamos de algumas medidas da pilha de laminas e da janela do transformado.


Desmontando o transformador

Agora, desmontamos o transformador. É meio chato soltar as laminas, muitas vezes, o transformador é banhado em verniz, e isso dificulta muito para desmontar,  eu utilizo lamina de estilete para ir soltando as laminas.

As primeiras a serem retiradas, sempre amassam, não se preocupem, é só dar uma batidinha com o martelo e pronto.

Agora, com todas as laminas soltas, precisamos tirar mais 2 medidas, como está ilustrado na figura abaixo.



H- medida das pilhas de laminas, já foi medido anteriormente.

h- medida do núcleo do transformador

Cálculos

Com estes dados em mãos, vamos determinar qual transformador precisamos, qual a tensão de primário, secundário etc..

Eu utilizei uma calculadora online, muito  boa por sinal.

http://www.py2bbs.qsl.br/calc_transf.php

Neste site, colocaremos as medidas das laminas, que já temos em mão, e colocaremos as tensões de primario, secundario, corrente do secundario etc... e o site nos informará, quantas espiras será cada enrolamento, qual a bitola do fio, e se o projeto é compativel com a lamina e carretel utilizado, ou reutilizado no caso da sucata.

Publicidade:


Vou dar o exemplo do transformador que eu fiz.

Tipo de primario: 3 Fios, Bivolt

Tensão do primário: 127v/ 0v /220v

Números de secundário: 2

Tensão do secundário 1: 190+190 (190 + 190, quer dizer que este enrolamento possui center tape, ou sejá, uma derivação central no enrolamento, exemplo na figura abaixo).

Corrente do secundário 1: 60 miliamper, ou 0,60A

Tensão do secundário 2: 6.3v

Corrente do secundário 2: 2 A

Então o esquema do nosso trafo ficou como na segunda figura abaixo.

Caso a calculadora diga que a execução do projeto é possível. mãos a obra!

Montagem

O fio esmaltadoé fácil de encontrar, geralmente empresas que enrolam motores elétricos vendem por quilo, e é muito barato!

Uma dica, em Itú - SP existe uma empresa chamada MGP, eles tem ótimos preços, este transformador me custou de fio R$ 22,00, segue os dados: (não sei se ainda existe essa empresa)

MGP Comércio de Materiais Elétricos Ltda. - Rua Profa. Maria Salete C. Marmo, 265 - Bairro São Luís - Itu - SP - CEP: 13.304-210

Fale Conosco: (011) 4024-1871 - NEXTEL: 99*13105 - e-mail: contato@mgpeletrica.com.br

Vamos começar pelo enrolamento secundário 1, aquele de 190V/ 0V /190V

Caso o transformador que está sendo reaproveitado possua plugues, vamos soldar a ponta do fio esmaltado no plugue ou solde em um fio comun e prenda no carretel com fita adesiva para não soltar.

Serão 287 espiras do 0V até 190V de fio esmaltado 24 AWG.

Publicidade:


Antes de começar a enrolar:

Separe tiras de papel de seda, um pincel, cola branca e papel e caneta para anotar o numero de espiras em cada camada para nao se perder.

Após soldar o fio no terminal do meio, comece a enrolar contando cada volta ou espira, uma espira do lado da outra, bem organizada, esta organização é extremamente importante para caber as laminas no carretel após tudo feito.




Continuação da montagem

Quando completar o carretel, de uma ponta a outra, uma camada de voltas com as espiras o mais próximas possíveis, e mais organizadas possível, é hora de anotar no papel quantas espiras deu, passar uma fina camada de cola branca em todo o enrolamento, e colar o papel de seda a fim de isolar este enrolamento com a próxima camada.

Cuidado com exagero de cola ou papel, é apenas uma camada bem feita com pouca cola.

Aguarde a cola secar.

Assim vamos enrolando, camada por camada, separando com papel de seda até completar as 287 espiras do tape 0V a 190 V.

Após concluido, vamos cortar o fio, e soldaremos ele em um dos terminais de qualquer canto.

Agora começa o segredo

o proximo enrolamento do secundário terá que ser feito no sentido contrario do primeiro enrolamento

se você enrolou no sentido horario, enrolará este proximo no sentido anti horario.

A importancia da inversão é para não saturar o núcleo do transformador, o que pode causar aquecimento, ronco e perda de potencia do mesmo.

Soldaremos o mesmo fio no terminal da outra ponta do carretel, e começamos a enrolar no mesmo processo do anterior.

espiras organizadas uma ao lado da outra, marcar no papel para nao perder a conta, e ao finalizar uma camada, passar cola branca e papel de seda, e continua a enrolar até chegar em 287 espiras que faltam para completar o carretel.

Publicidade:


Finalizando esta etapa, vamos começar a enrolar o primário deste transformador.

antes de mais nada, precisamos isolar BEM o enrolamento secundário do primario para evitar curto circuito.

Eu utilizo umas 2 camadas de papel Craft, aquele papel de embrulho de cor parda.

Passa uma camada generosa de cola branca, enrola 2 voltas de papel craft e prende um durex para garantir que nao solte.

Vamos começar o primário

esta bobina NÃO PRECISA DE PAPEL DE SEDA E COLA BRANCA entre camadas. mas precisa da mesma organização e espiras lado a lado como feito anteriormente

Soldaremos o fio 22 AWG no terminal 0v e enrolaremos no mesmo sentido da primeira bobina.

Ao finalizar as 348 espiras, deveremos soldar no terminal de 127V

Feito isso, no mesmo terminal de 127V, soldamos o fio 25 AWG e vamos enrolar 255 espiras para o terminal de 220V.

Pronto! temos o enrolamento primário, e o enrolamento secundário feito, resta apenas, no caso deste transformador dado como exemplo, o enrolamento secundário 2, de 6,3v 2a.

Foi deixado por último porque no caso deste transformador ter sido projetado para equipamentos valvulados, precisa ter proteção anti-estática para poder alimentar os filamentos de valvulas.

Este isolamento nada mais é doque um sanduiche de papel craft / folha de alumínio culinário / papel craft.

Cola uma camada de papel craft, cola uma camada de papel alumínio (ATENÇÂO, ESTA CAMADA DE PAPEL ALUMÍNIO JAMAIS PODERÁ SER UMA CAMADA COMPLETA, TEM QUE TER UM ESPAÇO DE 0,5cm MAIS OU MENOS ANTES DE COMPLETAR A CAMADA, SE COMPLETAR A CAMADA, SERIA COMO UMA ESPIRA EM CURTO CIRCUITO, E O TRANSFORMADOR PODERÁ QUEIMAR!)

Por cima da camada de papel alumínio, colar com durex um pedaço de fio de cobre para dar contato com a folha de alumínio, este fio será o aterramento de carcaça, poderá ser aterrado na carcaça do transformador por qualquer parafuso.

Mais uma camada de papel craft e pronto! agorá é só soldar no terminal do secundário 2, o fio  24 AWG no terminal 0V, enrolar as 19 espiras e soldar a outra ponta no terminal 6,3v.

Terminamos a bobina do transformador!

Agora é só finalizar com papel craft, e umas voltas de fita isolante de boa qualidade (já que temos altas tensões nas bobinas)

Para montar-mos as laminas novamente, sempre coloque cada lamina no sentido inverso da anterior

para " Amarrar" lamina por lamina.

Um banho em verniz é bom para protejer o transformador e diminuir ruidos.

Este verniz é proprio para transformadores, e basta mergulhar o transformador na lata de verniz e deixar secar por 2 dias.

Isto não é regra, mas é sempre bom

no meu caso, eu não tinha verniz e ele funciona muito bem!

Espero ter ajudado, pois batalhei muito para aprender.

Dá bastante trabalho, mas no final você será recompensado, quando alguém te perguntar qual loja você comprou e você poder estufar o peito e dizer " Eu que Fiz rsrsrs "

Bom galera é isso espero que tenham gostado e até o próximo artigo aqui no Blog Ensinando Elétrica, o Blog dos Eletricistas do Brasil.

Recomendados:



Como montar um painel de comandos elétricos?

$
0
0
Olá pessoal preparei um artigo bem legal para quem gosta de comandos elétricos, se você não teve a oportunidade de colocar um painel em uma bancada e realizar a montagem e fixação dos componentes passagem e fiação e efetuar os testes.

Esse artigo vai clarear sua mente e entender que não é tão complicado assim montar um painel de comandos elétricos, basta ter conhecimento na ferramentas e saber manuseá-las e claro conhecer diagramas de comandos elétricos e saber ler e interpretar. Caso precise de um Curso clique aqui!


Vamos imaginar juntos que vamos realizar um projeto de uma montagem para o comando partida direta, você terá que ter claro um painel metálico como esse da imagem acima. Abrindo o painel você removerá o fundo alaranjado dele, pois todo trabalho será realizado em uma bancada.

Publicidade:


As ferramentas principais que você irá usar é: rebites e rebitadeiras, esquadro, trena, arco de serra, furadeira aço rápido com brocas de aço, serra copo na medida das botoeiras, e um tico tico se necessário.

Esse exemplo não vamos utilizar nenhum parafuso tudo será rebitado trilhos, e canaletas certo!

Então teremos o fundo do painel conforme exemplo abaixo:


Espero que essas ilustrações criadas por mim realmente lhe ajude a entender de como é simples realizar uma montagem de um quadro de comando.

Você pode colocar em cima do fundo os trilhos e canaletas ou até mesmo todos os componentes em cima do painel para ter uma noção dos espaço que você precisa.


Como por exemplo acima, normalmente o primeiro trilho terá os disjuntores de comando e de trabalho ou até mesmo as bases dos fusíveis de for o caso. Abaixo temos como exemplos alguns componentes que você poderá usar nesse tipo de partida.



Você centraliza bem os trilhos e marque com um pulsão ou lápis (caneta canetão etc) o furo que você irá fazer para fixar com o rebite. Conforme exemplo:


Veja onde tem a seta você vai furar com a furadeira para fixar o rebite com a rebitadeira certo, se você quiser usar parafusos tarraxa pequenos você também pode fixar mas eu particularmente sempre utilizei rebites.

Publicidade:


Depois de fixado nas medidas corretas os trilhos, você pode colocar as canaletas nas laterais primeiro como o exemplo abaixo:


Onde tem a seta você fura o fundo e a canaleta e fixa com o rebite usando uma rebitadeira OK.

Feito isso você pode colocar as outras canaletas de cima do meio e a de baixo de tiver. Veja o exemplo:


Fixe também as canaletas de cima do meio e a de baixo conforme exemplo, lembre-se de deixar o espaço correto para inserir depois os componentes e não " encavalar " em cima das canaletas.

Publicidade:


Feito todo esse processo seu fundo ficará parecido com esse abaixo:


Nesses exemplo eu apenas não coloquei os componentes no exemplo, mas basta agora você encaixar os disjuntores, contatores relés e a régua de borne cada um no seu trilho conforme indicação acima.

Tampa do Painel botoeira e LED indicativo

Na tampa do painel é onde ficará a botoeira LIGA/DESLIGA os 2 LED um de ligado outro de desligado e o adesivo da sua Empresa. Vejamos o exemplo:



Você vai dividir  e centralizar bem onde os componentes deverá ficar conforme exemplo acima, para furar para os LED utiliza a serra copo junto a furadeira com a medida ideal, a para colocar a botoeira e os sinalizadores.


Também é necessário colocar pequenas canaletas nas portas para um acabamento perfeito, caso você veja que não é necessário apenas faça um excelente chicote.


A canaleta da tampa não fure apenas cole com fita dupla face que ficará bem firme, feito todo o

Publicidade:


processo você e encaixado os componentes você terá um resultado parecido com o de baixo:


Colocado todos os trilhos, canaletas, feito a furação na porta e encaixado os componentes você já pode partir para fiação, e é claro você pode criar um diagrama de comando elétrico para ser mais prático para você, veja nosso exemplo do diagrama desse painel com a borneira de alimentação e saída para o motor.


A borneira precisa ser do tipo especial para comandos mesmo, e que seja possível sua fixação ao trilho para que você não tenha que fixar diretamente na chapa do painel, por exemplo uma borneira como o exemplo abaixo:


Bom meus amigos a base é essa espero que de verdade você consiga ter entendido e através das ilustrações visto que não e um bixo de 7 cabeças montar painel de comandos elétricos.

Publicidade:


Você apenas tem que conhecer diagramas de comandos elétricos e saber usar as ferramentas. Forte abraço Felipe Vieira.


Veja também outros assuntos interessantes:


Como utilizar um Multímetro?

$
0
0
Olá tudo bem?! espero que esteja tudo na paz, e no artigo de hoje vamos mostra como utilizar um multímetro simples que aposto que a maioria dos iniciantes já teve contato com um desses, que custa em torno de R$15 reais no camelo.



Vamos iniciar esse artigo falando sobre suas escalas de medições:

Na escala que esta citado na imagem abaixo através da seta é a escala ACV que serve para realizar as medições em tensão alternada, tendo um limite máximo de 750V, ou seja você poderá medir tensões alternada de 0V até 750V. Se você quiser medir tensões abaixo de 0V como 0.200 milivolt em alternada esse multímetro já não esta preparado para isso.

Publicidade:


Obs: Se eu medir 220V na escala 200V o multímetro queima? NÃO! ele apenas mostrará o numero 1 não dando leitura nenhuma, na escala 200V você pode medir por exemplo 127V ou tensões abaixo de 200V.


Agora vamos observar outra escala que se destaca com uma seta informando escala DCV essa escala só serve para medir tensão contínua com um ajuste de 200 milivolt á 1000V em tensão contínua. Ideal para medir pilhas, baterias e circuitos de placas eletrônicas.


Abaixo temos a escada DCA que serve para medir corrente elétrica, seja ela alternada ou contínua para realizar a medição o aparelho deverá estar em série com o circuito vamos ver um exemplo logo abaixo.

Escala para medir resistência em resistores, essa escala na prática serve mais para quem trabalha bastante com placas eletrônicas e precisa saber o valor de resistores.



Existem diversos resistores com infinidade de valores de resistência.

Abaixo temos a escala de medir diodos, porem muitos eletricistas utilizam essa escala para medir continuidade para identificar fios rompidos ou até mesmo curto circuitos na rede, pelo fato de ele emitir um aviso sonoro. Mas o correto é medir continuidade pela escala de resistência.


Abaixo temos a escala de medir transistor que é um componente eletrônico que eu particularmente nunca tive a necessidade de medir nem testar :)

Sobre o hFE resumo.

O Parametro hfe é conhecido como fator de ganho do transistor, explicando de uma forma rápida, se um transistor tem hfe de 100, isso significa (numa configuração emissor comum por exemplo) que a corrente de coletor dele será 100 vezes maior (teoricamente) que a corrente de base.
Ou seja se a corrente de base for 1 mA, a corrente de coletor será 100 mA. 

Na prática a corrente é limitada pelas características elétricas do componente, fonte de alimentação, etc.

isso é um transistor para quem não sabe ou nunca viu

Bom falamos um pouco de cada escala que vamos abordar nesse humilde aparelho de medição elétrica. 

Antes de ver os exemplos de medição veja onde e qual orifício colocar as pontas de prova para realizar as medições:



Vamos agora aos exemplos de utilização.

Medindo tensão alternada, no nosso exemplo temos 2 fases e 1 neutro onde fase/fase temos 220V e fase/neutro temos 127V. Rede bifásica veja o exemplo abaixo, medimos entre 2 fases na escala ACV tensão alternada que é a energia que recebemos em nossas residencias.

Observando a imagem acima, deixamos na escala ACV e na opção 750V para o aparelho medir acima dos 200V certo, se fosse 127V poderia deixar nos 200V. Eu sempre deixo direto em 750V é costume e você também pode deixar.

Publicidade:




Agora vamos ver o exemplo em medir a rede em 127V onde mediremos entre fase e neutro vejamos o exemplo abaixo:


Conforme exemplo acima medindo entre fase e neutro da nossa rede temos o valor de 117.9V é difícil dar certinho o valor 127V ou 110V o importante e que sempre de acima de 105 volts para tensão 110V e 205 volts para rede 220V. Observe que deixamos na escala 200V pois o aparelho consegue medir até 200V então ele medirá sem problemas.

Na rede trifásica em 380V temos 380V entre as fases e 220V entre fase e neutro nesse tipo de fornecimento não existe 127V.

Exemplo acima medição entre fase e fase temos 380V abaixo medição entre fase e neutro temos 220V.



Agora vamos ver exemplos de medição de tensão contínua podemos medir pilhas, baterias e diversas fontes que trabalhem com tensão contínua tendo as polaridades + e -. Vejamos o exemplo:


No exemplo tenho uma bateria de 9V então deixo na escala de medição até 20V para um resultado mais eficaz, se eu deixa-se em 200 milivolt por exemplo ele não iria dar resultado nenhum.

Se você for medir a tensão da bateria de um caminhão que é de 24V em tensão contínua você colocaria na escala 200V para obter o resultado. Veja mais exemplos:


Medindo a tensão contínua de uma pilha de 1,5 Volts se colocarmos 2 pilhas em série teremos 3V veja o exemplo abaixo:


Pilhas em série o valor de tensão é somatória certo se tivesse em paralelo teríamos o mesmo valor. 1,5V.

Vamos ver agora o exemplo de como medir corrente elétrica nesse tipo de aparelho que o ideal é você realizar as medições de corrente com o aparelho chamado amperímetro. Para você medir a corrente você deixara o multímetro em séria com a carga, no exemplo utilizamos uma lâmpada para realizar a medição da corrente.

 Então temos uma lâmpada com a tensão alternada de 127V tendo uma potência de 60 watts através do aparelho em séria ele dará o resultado de 0.47 amperes de corrente.

Vamos ver agora exemplo de medição de resistor na escala de resistências, OHMS é inúmeros os tipos de resistor e seus valores se você tiver resistores para testar você pode efetuar o seguinte exemplo:

No exemplo temos um resistor de 20K e na escala correta ele dará o valor exatamente, mas posso medir outras resistências? como por exemplo de chuveiros? aquecedores? etc SIM você pode até mesmo a resistência de um condutor elétrico (fio e cabos).

Publicidade:




Abaixo vamos falar sobre a escala diodo e como você pode utilizar essa escala além de medir diodos também medir continuidade e verificar se um cabo elétrico esta rompido ou em curto circuito.


Observe acima, vamos imaginar que esse baramlhado de linhas preta seja um fio elétrico ele vai e volta certo. Se ele não tiver rompido sempre terá o resultado 002 ou 001 e terá um aviso sonoro apitando, muitas das vezes em circuitos elétricos esses apitos significa curto circuito.

Se você medir as 2 extremidades e não tiver som nenhum ou o resultado não sair de 1 significa que o circuito esta aberto como no exemplo:


E como digo o resultado ficará 1 isso depende do aparelho também claro, não posso confirmar que todos agira dessa forma. Se você esta localizando um curto circuito na rede se não der nada ficar em 1 ou nem apitar muitas das vezes esta tudo bem e você pode ligar o disjuntor. Lembre-se motores e enrolamentos podem apitar mesmo que o circuito esteja tudo bem.

Publicidade:




Outra forma de medir a continuidade de fiação é através da escala resistência também porém não tem apito sonoro nessa opção.


Você medindo as extremidade das pontas dos circuitos se der algum valor significa que o circuito esta fechado conforme exemplo acima, normalmente deixo na escala 20K mesmo e o resultado será 002, caso você meça e de o resultado 1 significa que o cabo pode estar rompido ou o circuito esta OK depende do que você esta realmente procurando.


Como disse se não der valor nenhum ficar em 1 significa que circuito esta aberto como no exemplo acima, mas não necessariamente isso pode ser um problema OK.

Publicidade:




Todos esses testes e resultados foram realizados na prática aqui em meu laboratório, espero que vocês tenham entendido de como utilizar um multímetro simples.

 Resumindo nesse tipo de aparelho o eletricista vai praticamente utilizar apenas as escalas ACV para medir tensão alternadas da rede e das tomadas, também tensão contínuas, e resistências ou a escala diodo para identificar curtos circuitos ou encontrar circuitos abertos.

Até o próximo artigo forte abraço Felipe Vieira.

Recomendamos:




Apostilas de Elétrica para estudar a vontade

$
0
0
COLETÂNEA ENSINADO ELÉTRICA

CURSOS COMPLEMENTARES PARA ELETRICISTAS



NOSSA COLETÂNEA AGORA E COMPOSTA POR 3 DVDS COM MAIS DE 14 GB DE CONTEÚDOS COM MAIS DE 10.000 MIL E-BOOKs (APOSTILAS) PARA VOCÊ ALAVANCAR SUA CARREIRA, NA ÁREA ELÉTRICA EM GERAL.

/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

A COLETÂNEA ENSINANDO ELÉTRICA EM DVD ABRANGE CONHECIMENTOS DE BASE TECNOLÓGICA E CIENTÍFICA SOBRE ELETRICIDADE, AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, MECATRÔNICA, COMANDOS ELÉTRICOS, ELETRÔNICA ANALÓGICA E DIGITAL, ELÉTRICA PREDIAL, RESIDENCIAL, INDUSTRIAL, TELEFONIA E ÁREAS LIGADAS.

/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

O OBJETIVO PRINCIPAL DA COLETÂNEA E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS PARA A REALIZAÇÃO DE TAREFAS RELATIVAS AO PLANEJAMENTO, INSTALAÇÃO, MANUTENÇÃO, AVALIAÇÃO E EXECUÇÃO DE PROJETOS DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAL E INDUSTRIAL, IDEAL PARA QUEM ESTÁ ENTRANDO AGORA PRA ÁREA ELÉTRICA, ESTUDANTES DE ELÉTRICA, PROFESSORES QUE DÃO CURSOS NA ÁREA E PARA ELETRICISTAS SE ATUALIZAREM.

/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

ESTE PROFISSIONAL SERÁ APTO PARA A EXECUÇÃO DE SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO, INSTALAÇÃO DE EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS, ATENDENDO TAMBÉM OUTRAS NECESSIDADES EXIGIDAS POR EMPRESAS DE PROCESSO INDUSTRIAL, CONCESSIONÁRIAS DE ENERGIA ELÉTRICA OU PRESTADORAS DE SERVIÇOS, NAS ÁREAS DE GERAÇÃO, TRANSMISSÃO, DISTRIBUIÇÃO E USO FINAL DE ENERGIA ELÉTRICA.

/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

A COLETÂNEA ENSINANDO ELÉTRICA E UM COMPLEMENTO INDISPENSÁVEL 

PARA ALUNOS, PROFESSORES, PROFISSIONAIS  QUE ESTUDA OU ATUAM NA ÁREA DE ELETRICISTA RESIDENCIAL, ELETRICISTA PREDIAL, ELETRICISTAS INDUSTRIAIS, ELETROTÉCNICOS, ENGENHEIROS ELETRICISTAS, AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, MECATRÔNICA, ELETRÔNICA, PROFISSIONAIS JÁ FORMADOS QUE DESEJAM SE ATUALIZAR, E TAMBÉM PARA PESSOAS QUE DESEJAM CONHECER COMO FUNCIONA A PROFISSÃO E APRENDER ELÉTRICA.

/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

POR QUE ADQUIRIR A COLETÂNEA?

SABIA QUE EM UMA LIVRARIA UM LIVRO DE ELÉTRICA CUSTA EM MÉDIA 120,00 POR UM LIVRO? BEM MELHOR RECEBER 3 DVDS COM MUITAS APOSTILAS DE ELÉTRICA CERTO?!.

COM A COLETÂNEA VOCÊ RECEBE OS LIVROS E APOSTILAS EM ARQUIVOS PDF, SÃO MAIS DE 10 MIL LIVROS E AINDA RECEBE UM SUPER BÔNUS NO E-MAIL.

/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

TALVEZ ESSAS SEJAM SUAS DUVIDAS!

/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

COMO IRÃO SABER QUE FUI EU QUE DEPOSITEI OU PAGUEI O BOLETO?

ASSIM QUE CONFIRMAR O RECEBIMENTO DO SEU PAGAMENTO SERÁ AUTOMÁTICO O ENVIO DO E-MAIL DE CONFIRMAÇÃO ENTÃO NÃO SE PREOCUPE JÁ TERMOS OS SEUS DADOS PARA ENVIO DA SUA COLETÂNEA..

/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

COMO VOU RECEBER MINHA COLETÂNEA ENSINANDO ELÉTRICA?

VIA CORREIOS POR PAC, ASSIM QUE VOCÊ DEPOSITAR OU TRANSFERIR OU UTILIZAR E TER PAGO O BOLETO DO MERCADO PAGO, JÁ TEREMOS O SEU ENDEREÇO PREENCHIDO NO MOMENTO DA COMPRA NO MERCADO PAGO, AI É CONOSCO ENVIAREMOS O SEUS DVDS E VC RECEBERÁ O COD. RASTREAMENTO.

/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

QUANTO TEMPO LEVA PARA A COLETÂNEA CHEGAR EM MINHA CASA?

VIA PAC, DEMORA DE 5 DIAS UTEIS A 8 DIAS UTEIS A PARTIR DA DATA DE ENVIO DA COLETÂNEA, VOCÊ RECEBERA UM E-MAIL INFORMANDO O DIA E A HORA QUE FOI ENVIADA E RECEBERÁ SEU CÓDIGO DE RASTREAMENTO PARA CONSULTAR QUAL LOCALIDADE SE ENCONTRA SUA ENCOMENDA, BASTA ENTRAR NO SITE DOS CORREIOS E RASTREAR NORMALMENTE APÓS 2 DIAS DO ENVIO O CÓDIGO É LIBERADO PARA CONSULTA.

/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

QUAL É O CONTATO PARA INFORMAR MEU PAGAMENTO E RECEBER A COLETÂNEA ENSINANDO ELÉTRICA?

NÃOÉ NECESSÁRIO INFORMAR, AUTOMATICAMENTE VOCÊ RECEBERÁ NOSSO EMAIL COM O BÔNUS EM DOWNLOADS E INFORMANDO O COD. RASTREAMENTO.

Qualquer dúvida pode contatar pelos meios abaixo.

WHATSAPP: (15) 996867998 C/ FELIPE VIEIRA

/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////


APENAS

R$35.90


COMPRAR

PROGRAMAS NECESSÁRIOS PARA RODAR TODA A COLETÂNEA EM SEU COMPUTADOR OU NOTEBOOK.

É NECESSÁRIO TER INSTALADO: WORLD, POWER POINT, EXCELL, OFFICE 2008 OU SUPERIOR, LEITORES DE ARQUIVOS EM PDF,
LEITOR DE VIDEOS EM MP4, AVI, FLV, WMV. PROGRAMAS FLASH PLAYER PARA RODAR OS SIMULADORES DE ELÉTRICA, LEITOR DE SIMULADORES EM .SWF (JÁ INCLUSO NA COLETÂNEA). LEITORES DE SIMULADORES EM .CYP E EXECUTAR E INSTALAR OS PROGRAMAS DE CRIAÇÃO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS E ELETRÔNICA, BASICAMENTE SÃO ESSES PROGRAMAS.

/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

RECOMENDAÇÕES SOBRE OS DVDS.

RECOMENDO A TODOS QUE QUANDO RECEBER OS DVDS ENSINANDO ELÉTRICA, MANTER OS DVDS EM LOCAL SECO E LIMPO ASSIM EVITANDO POSSÍVEIS DANOS E RISCOS AOS DVDS A FIM DE MANTER SUA MÍDIA EM CONDIÇÕES BOAS, RECOMENDAMOS COPIAR TODO CONTEÚDO PARA DENTRO DE SEU HD PARA SIM EVITAR TIRA E POEM DOS DVDS NO PC.

OBS: OS DVDS TEM APENAS COMPATIBILIDADE COM PC E NOTEBOOKS NÃO INSIRAM O MESMO EM DVD PLAYER QUE NÃO ABRE OS ARQUIVOS.

Adquira os 03 DVDs da Coletânea Ensinando Elétrica clicando abaixo em COMPRAR

De R$120.00 por apenas R$35.90 

Como o frete é gratuito nós enviaremos os DVDs via carta registrada, após a compra nós informe seu endereço respondendo o e-mail que nós enviarmos após o pedido. 

dúvidas? ensinandoeletrica@gmail.com

Como ligar pisca pisca de natal?

$
0
0
Opa galeraaaa natal esta próximo em e tem muita gente começando a enfeitar as sacadas, portas, janelas, etc com as famosas lampadinhas pisca pisca eu mesmo já coloquei as minhas em casa, em minha varanda.



E no artigo de hoje vou mostrar como você pode instalar seus pisca pisca nas áreas externas ou até mesmo na sua arvore de natal.


Eu comprei um conjunto de lâmpadas LED branco de 8 metros para instalar na sacada de casa, só depois de instalado fui reparar que ela não pisca só fica acessa direto :( kkk mas tabom, já esta no clima. Então se você quer uma que fique piscandinho verifique bem o modelo.



Abaixo podemos ver as opções para nós instalarmos a partir de uma fotocélula que foi o que eu fiz em casa, acende a noite apaga de dia sozinho, fotocélula que usei foi uma de 4 fios bivolt 220V/127V, você sabe o que é bivolt? é quando o aparelho aceita as duas tensão 220V ou 127V, enfim no nosso exemplo vamos utilizar a rede 127V ok entre fase e neutro.


Exatamente como a imagem acima, eu instalei em casa peguei de um circuito de tomada e levei até a varanda no alto e instalei a fotocélula e as lâmpadas, utilizei um plug fêmea apenas pois o conjunto já vinha com um plug macho esse da imagem abaixo:  detalhe os 8 metros com 100 lampadinhas LED branca, tem uma corrente de 0,04A e uma potência de 3,81Watts gasta pouquíssimo. Então procure lâmpadas de LED.

Então se derrepente você comprar uma fotocélula de 4 fios o esquema será esse acima, apenas verifique a tensão das lampadinhas e a fotocélula tem que ser compatível com a rede certo. Por exemplo na embalagem da minhas lampadinhas especificava alimentação 127V.

Publicidade:


Agora se você comprar uma fotocélula de 3 fios o esquema é esse abaixo, lembre-se pessoal esses esquemas são para instalação da área externa da sua casa, não vá colocar fotocélula em cima da arvore de natal em kkk.


Também no nosso exemplo temos a fotocélula 127V ligada conforme necessidade da alimentação das lampadinhas, utiliza-se os plugs para uma conexão 100% e nada de gambiarra.

Publicidade:


Vamos ver agora uma opção legal que eu até ia fazer na minha casa, mas optei por deixar automático pela fotocélula que é instalar um interruptor para comandar apenas quando eu quisesse ligar, segue exemplo abaixo:


Também da para você ligar junto com o circuito das lâmpadas externa de sua casa, mas no exemplo deixei separadinho, então ligo e desligo manualmente quando eu quiser.

Publicidade:


Agora se na sua instalação esta fácil tem tomada perto ou você quer simplesmente puxar uma extensão e ligar na tomada beleza, ficaria como no exemplo abaixo, apenas não coloquei a extensão, lembre-se de verificar a tensão da tomada para não queimar suas lampadinhas de natal.


Comprei lampadinhas e quero enrolar na arvore de natal e ligar na tomada? pode?

Publicidade:


Claro que pode, basta montar sua arvore próximo a uma tomada, e enrolar e enfeitar sua arvore com as lampadinhas e logo após ligar o plug na tomada, olhá só:


E simples assim, muito simples e fácil apenas verifique a tensão da tomada para NÃO queimar suas lampadinhas.


Vamos ver alguns exemplos de arvores de natal, que eu acho muito maneiro mais dificilmente monto a minha kkk, sempre coloco luzes na varanda apenas e alguns enfeites na porta.


Muito linda essa arvore e como a iluminação esta bem distribuída.


WOW chique demais, um dia vou deixar minha sala assim " UM DIA ".


Gostei dessas luzes e efeitos, as variedades de tipos de luzes natalinas é imensa basta você pesquisar e comprar as que lhe agrada mais.

Publicidade:


Bom amigos ficarei por aqui espero que tenham gostado do artigo e até a próxima.

Recomendamos:

Como anda o seu conhecimento em comandos elétricos?

$
0
0
Olá amigos elaborei um pequeno questionário simples voltado para comandos elétricos, onde você pode responder e verificar qual pontuação máxima você consegue, você só terá uma chance e precisará realizar o login no seu gmail para responder, quem acertar todas as 
perguntas receberá um super E-book em Comandos Elétricos no e-mail.

Se preferir você pode abrir o teste em uma nova aba clicando aqui!


Publicidade:

Responda o Questionário para ver sua pontuação final.

Viewing all 606 articles
Browse latest View live


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>