Quantcast
Channel: Blog Ensinando Elétrica
Viewing all 606 articles
Browse latest View live

Eletricista ou Gambiarrista?

$
0
0
Que nós vivemos no País do " jeitinho " , não há menor dúvida! Infelizmente. As instalações elétricas não fogem à regra, onde o improviso é uma constante, gerando com isso falsa economia em detrimento da qualidade.


A maioria das instalações elétricas não apresenta as condições mínimas de qualidade, principalmente aquelas executadas em habitações de interesse social. Muitas vezes, são instalações que apresentam graves problemas, e são verdadeiros atentados à segurança dos usuários, sem que haja a menor preocupação com o perigo representado pelas famigeradas " gambiarras ".

Se você é profissional faça seu serviço muito bem feito, não seja um gambiarrero por que sim tem muitos profissionais com cursos e estudos nas costas que adoram fazer uma bambiarra. Não ter muito conhecimento em elétrica é uma coisa fazer gambiarra outra totalmente diferente.

Publicidade:


As instalações elétricas malfeitas darão origem às extensões e adaptações posteriores, proporcionando estranhas esculturas ou amaranhados de condutores, as " gambiarras".

" Mas, na verdade, os problemas começam desde a elaboração do projeto elétrico, antes mesmo do início da instalação. É raro encontrar uma planta com indicações claras, precisas e de acordo com as normas NBR5410 e NBR4444. Suas deficiências serão agravadas depois por falhas na execução, entregue muitas vezes a quem não é do ramo ", ou seja, para pessoas sem conhecimento no assunto.

Para concluir, podemos dizer que a realidade das instalações elétricas em baixa tensão no Brasil é...

  • De baixo nível de segurança;
  • Uso de técnicas superadas;
  • Elevada perdas de energia.
Resultando..

Dona instalação foi executada por um famigerado " eletressita " ou " Pedricista ", lembre - se por mais complexa que seja a instalação elétrica (nova ou reformada), nada pode justificar o improviso.

O eletricista que não apresentar qualidade e habilidades em suas instalações não deve se estabelecer.

" O projeto elétrico é coisa séria. Precisa ser elaborado e implantado por pessoas realmente qualificadas "

Lembre - se atender à norma é fundamental

A norma fixa as condições mínimas exigíveis às instalações elétricas, a fim de garantir o seu funcionamento perfeito, a segurança das pessoas e animais domésticos e a conservação dos bens.

Todo projeto elétrico é elaborado a partir de um projeto de engenharia civil (plantas, cortes e detalhes), e deve seguir as recomendações da NBR5410 - Instalações Elétricas de Baixa Tensão e a NBR5444 - Símbolos Gráficos para Instalações Elétricas.

Outro detalhe hoje de uns anos para cá a internet esta literalmente " ensinando e mostrando como realizar as tarefas em instalações elétricas " seja por vídeos ou artigos, desenhos e esquemas, mas lembre-se você só será um profissional se realmente se qualificar realizando cursos presenciais se dedicando aos estudos e seguindo as normas técnicas.

Então eu lhe pergunto você se considera um Eletricista ou Gambiarrista?

Você pode ter acesso a NBR5410 e estuda-la clicando aqui.
Você pode ter acesso a NBR5444 e estuda-la clicando aqui.

Queremos saber sua opinião pode votar na enquete abaixo no final você pode também ver as opiniões de outros usuários.



Recomendamos também:


Como acionar um motor elétrico em vários pontos diferentes

$
0
0
Olá amigos tudo bem, no artigo de hoje vamos mostrar como você faz para acionar um motor elétrico por mais de um ponto, um membro do grupo teve essa dúvida e então resolvi fazer um artigo mostrando essa dica.



Vamos supor que você vá instalar um pequeno painel de comando, para partir um pequeno motor elétrico trifásico, a botoeira liga/desliga estará no painel de comando, mas você precisaria que também fosse possível acionar esse mesmo motor em outros pontos.

Publicidade?


Tanto para ligar e desligar, ambos precisaria trabalhar de forma independente ou seja, ligar e desligar de qualquer lugar.

Botão duplo liga/desliga


O primeiro exemplo de diagrama criado por nós do Blog Ensinando Elétrica, mostra o esquema básico de um acionamento apartir de apenas 1 conjunto de botões um NA e um NF. Onde o NA seria o botão de liga e o NF seria o botão de desliga.


Você pode montar esse exemplo no seu CADe SIMU para simular e compreender o funcionamento, baixe o CADe SIMU clicando aqui!

Agora no exemplo abaixo, vamos adicionar apenas mais um liga/desliga onde poderemos acionar esse mesmo motor apartir de 2 pontos destintos.



Tenha uma melhor visualização clicando no desenho para ver em dimensão de alta qualidade, bom como pode observar é possível ligar e desligar esse mesmo motor em 2 pontos destintos que você escolher.

Publicidade:


Vamos ver agora um outro exemplo onde a partir de 3 lugares diferentes podemos ligar e desligar esse mesmo motor elétrico certo!


Se você observar, do primeiro ponto de ligação que esta no LOCAL 1, que seria no painel de comando certo, para você adicionar as outras botoeiras, você leva um cabo pp de 3 vias passando por todos os locais que irá adicionar as botoeiras, e ligue de acordo com o esquema.

Na pratica suas caixinhas onde você furou e fixou as botoeiras ficaria como no exemplo abaixo:


Bom amigos a dica de hoje foi essa, espero que tenha gostado e aprendido um pouco mais sobre comandos elétricos, agradeço a sua visita e volte sempre.

Recomendamos:


Comunidade dos Eletricistas

$
0
0

Faça parte dos Grupos de Elétrica do Blog Ensinando Elétrica

Concorde com as regras e venha participar do maior e mais procurado grupos de elétrica da internet e compartilhe conhecimentos sobre Elétrica com vários profissionais. " Nós não lhe cobraremos nada por isso venha fazer parte da família da elétrica "



 Regras e Recomendações


Leia com atenção! Você só será adicionado aos grupos apenas se concordar com elas! 



A Comunidade Ensinando Elétrica é um lugar para promover o crescimento pessoal e profissional das pessoas, e o fortalecimento do conhecimento do profissional. Essa comunidade será tão boa quanto nós, participantes, a fizermos ser. Lembre-se disso sempre que for postar algo e vamos caprichar nos conteúdos, na educação, no compartilhamento de ideias.


Sobre o propósito do grupo

Estes grupos foi criado para promover a troca de informações a promover o crescimento e aprendizado das pessoas. Todas as publicações devem ter relação com os conteúdos relacionados a: Elétrica, Eletrônica e Automação; As mensagens trocadas aqui podem e vão nos inspirar em artigos no Blog Ensinando Elétrica.


Sobre o compartilhamento de links

Links para outros conteúdos, leituras, posts em outros portais, notícias, são bem vindos desde que seja relacionado ao nosso nicho (elétrica). Mas por favor, não publique simplesmente o link, faça um comentário a respeito para que a outra pessoa não tenha de abrir para ver o que é.

Sobre publicidades e divulgações

É literalmente proibido postagens de cunho comercial, venda de produtos e serviços, e outros tipos de ações correlacionadas. Lembre-se nosso grupo não pode virar uma feira da barganha, caso tenha um anúncio que não irá promover quaisquer página de terceiro peça permissão aos administradores para estar publicando.

Sobre advertências e banição do grupo

Mensagens desrespeitando as regras serão apagadas e invalidadas. O responsável não será notificado pois as regras do grupos sempre estarão claras na foto do perfil da comunidade, o membro será excluído do grupo sem aviso prévio não sendo possível voltar novamente a comunidade.

Sobre o que NÃO fazer!

Não envie mensagens genéricas ou sem relação com o foco do nosso grupo que é literalmente sobre elétrica. Fique atento: 

a) Não mande correntes, não importa o conteúdo. NÃO ENVIE CORRENTES. 
b) Esse não é um grupo para discussões de política ou religião, existe lugares para isso, mas não é aqui.
c)É literalmente proibido o envio de conteúdo pornográfico. 
d) Evite mensagens religiosas, não somos contra religião, só que esse grupo tem foco claro. 
e) Evite mensagens muito longas ou várias mensagens seguidas do mesmo gênero.
f) Não faça publicação relacionada ao publicidade o foco do grupo não é esse.

Sobre ajudar o grupo a ser melhor

Conforme o grupo cresce, e devido ao grande volume de trabalho fica cada vez mais difícil acompanhar todas as mensagens, por isso se verificar algum post ou troca de mensagens em desacordo com nossas regras, por favor avise nossos administradores.

Para participar, é necessário estar de acordo com nossas regras e recomendações

Agora abaixo você pode escolher quais dos grupos você deseja participar temos uma sala no aplicativo Chat dos Eletricistas (Telegram) e 8 Salas para usuários do WhatsApp.



Agradeço o apoio de todos os administradores dos Grupos que ajudam a manter a ordem e a organização em nossa comunidade, e agradeço aos meus seguidores fieis que contribuem com o equilíbrio da nossa comunidade, que sem dúvida é a melhor.

Um último artigo de 2017 " Atividade CLP " valendo prêmios

$
0
0
Olá amigos, desculpe a ausência esses dias, devido as festas de final de ano não tive tanto tempo para atualizar o Blog, e por fim na madrugada de hoje 28/12 vamos fazer um artigo sobre CLP e te propor um exercício.



Esse será último artigo do ano 2017. Adeus 2017 :( foi um ano de muitas benças.

Deixarei a vocês um desafio proposto aqui, esse desafio é literalmente para aqueles que já possuem um conhecimento na linguagem ladder, quem me enviar a resposta da ladder no meu WhatsApp (15)988308713.  vai ganhar os prêmios abaixo, lógico desde que esteja correto.

Prêmio para quem mandar o circuito corretamente:

Ganhará 1 Livro Físico de Comandos Elétricos - Teoria e Atividades e 1 Livro Físico de CLP  - Introdução às lógicas para CLP, literalmente novos e originais.

➦ LEIA COM ATENÇÃO

A empresa Xing-Ling contratou você para fazer a programação de um novo equipamento adquirido.

A máquina é uma centrifuga industrial e sua programação funciona da seguinte forma: Ao pressionar o botão de START a centrifuga deve fazer uma partida suave (estrela-triangulo) utilizando a contatora C3 (estrela). Após 1s liga a contatora C1 que ficará por 3s ligada até que a partida se inicie. Em seguida a contatora C3 é desligada e após 1s a contatora C2 (triângulo) é ligada.

A centrifuga ficará então ligada por 60s e então desliga finalizando o ciclo e dando condição para um novo ciclo. As contatoras C2 e C3 jamais podem ser ligadas simultaneamente, o que ocasionará a danificação do equipamento por curto circuito.

O relé térmico E0é responsável pela segurança em caso de elevação de corrente, desarmando e informando para o CLP seu desarme pela entrada I3. Em caso de desarme do relé térmico a lâmpada de Defeito deve ser ligada e as contatoras desligadas, finalizando o ciclo e aguardando o usuário pressionar o botão de STOP.

A lâmpada liga quando o ciclo estiver em funcionamento e o botão STOP finaliza o ciclo.

Faça a programação em ladder desse desafio para receber os prêmios, abaixo temos a imagem de trabalho e outros detalhes.


Você pode utilizar o Software CADe SIMU para realizar a montagem da programação da ladder, e envie sua resposta para meu WhatsApp (15)988308713 

Publicidade:



Faça seu desenho muito bem feito e bem elaborado, como exemplo abaixo:



Desafio válido até o dia 02/01/2018, caso ninguém acertar ninguém ganhará o livro. Boa sorte!

Lembre-se esse desafio é de nível básico para quem já entende bem de automação, e após a data caso alguém tenha acertado, postarei aqui a foto com a resposta do felizardo.

Curso Comandos Elétricos 2018

$
0
0
Olá queridos, como tem passado a virada de ano? espero que tudo bem!! e quais são seus planos e objetivos para 2018?

Quadro de Comando 2 Partidas de Motores de 3 CV 220V


Que tal se atualizar a fazer um curso de comandos elétricos do zero? venha realizar nosso treinamento 100% ONLINE e aprender passo á passo tudo sobre comandos elétricos.

O curso de comandos elétricos, é o mais rentável e acessível da internet. Você receberá o Certificado 100% original e valido em todo território nacional como curso profissionalizante.



Você sabia que desde o lançamento do curso de comandos elétricos já tivemos 3289 alunos, que concluirão o curso no ano de 2016/2017?

Você contará com uma plataforma ONLINE 100% compatível com desktop, tablet e celular, e ainda pode até mesmo acessar o curso utilizando o App Ensinando Elétrica.

Esse sem dúvida é o melhor investimento, venha realizar o treinamento, clique abaixo para conhecer todas as informações.


INICIE ESSE CURSO DE R$ 289.90 POR R$189.90.

Resultado de imagem para fazer curso

Como dimensionar um condutor?

$
0
0
Olá amigos, no artigo de hoje vamos falar sobre dimensionamento e como dimensionar um condutor ou os condutores elétricos para as instalações elétricas, no final do artigo há alguns exemplos com cálculos realizados.



Primeiro o que é o Dimensionamento?

Consiste em determinar a seção mínima do condutor de  forma  que  suportem  simultaneamente  o
aquecimento excessivo e a queda de tensão durante a passagem da corrente.

Quanto melhor a troca térmica entre o condutor com o ambiente da instalação, menor é sua seção nominal e degradação da isolação
Objetivo Principal do Dimensionamento

Determinar a seção nominal dos condutores de fase.

Publicidade:


Calcular a corrente que os condutores de um circuito devem suportar em condições nominais de funcionamento

O condutor de neutro e o condutor de proteção são determinados em função dos condutores de fase
O dimensionamento técnico de um circuito corresponde à aplicação dos diversos itens da NBR
5410:2004 relativos à escolha da seção de um condutor e do seu respectivo dispositivo de proteção.

Para considerarmos  um  circuito  corretamente dimensionado, é necessário aplicar os critérios da
norma.

1. Capacidade de condução de corrente;
2. Queda de tensão;
3. Seção mínima;


Em princípio, cada um deles pode resultar numa seção diferente. E a seção a ser finalmente adotada é a maior dentre todas as seções obtidas.
Roteiro de dimensionamento

➨ Inicialmente, determinam-se as seções dos condutores
conforme:

➦ Critérios da capacidade de corrente
➦ Limites de queda de tensão

➨ Adota-se como resultado a maior seção

➨ Escolhe-se o condutor padronizado comercialmente com uma seção nominal maior ou igual a seção calculada

➨ Verifica-se a capacidade dos condutores com relação às sobrecargas e curto-circuitos de forma a garantir que as temperaturas admissíveis para os condutores não sejam ultrapassadas.

Capacidade de Condução de Corrente

Ao circular uma corrente elétrica em um condutor, ele aquece e o calor gerado é transferido para o

ambiente em redor, dissipando-se.

Perdas por efeito Joule e degradação da isolação
Objetivo

➨ O critério visa garantir uma vida satisfatória a condutores e isolações submetidos aos efeitos térmicos produzidos pela circulação de correntes durante períodos prolongados em serviço normal.

Publicidade:


Tipo de isolação

➨ Determina temperatura máxima em regime contínuo, sobrecarga e curto-circuito.


Métodos de referência

➨ A maneira como os condutores são instalados influencia na capacidade de troca térmica entre os condutores e o ambiente.

➦ Eletrodutos embutidos ou aparentes
➦ Canaletas ou bandejas
➦ Subterrâneos
➦ Diretamente aterrados ou ao ar livre
➦ Cabos unipolares ou multipolares
➦ Critério

Métodos de referência

➨ A tabela 33 da NBR 5410:2004 define as diversas maneiras de instalar (tipos de linhas elétricas), codificando-as conforme uma LETRA e um NÚMERO.

➦ O código corresponde ao método de referência a ser utilizado  na  determinação  da  capacidade  de condução de corrente.

Para um circuito com diferentes maneiras de instalar considerar a condição mais desfavorável de troca térmica com o meio ambiente.
Métodos de referência



Corrente Nominal ou Corrente do Projeto

➨ É a corrente que os condutores de um circuito de distribuição ou circuito terminal devem suportar, levando- se em consideração as suas características nominais.

➨ Dependendo do tipo de circuito monofásico (fase e neutro), pode ser utilizada uma das seguintes equações:

Resistivo (Lâmpadas incandescentes e resistências).

Indutivos (Reatores, Motores).

Corrente Nominal ou Corrente do Projeto

Publicidade:


➨ Para circuitos trifásicos, pode-se utilizar uma das seguintes equações:


Número de condutores carregados

Aquele que efetivamente é percorrido pela corrente elétrica (fase e neutro).

➨  Circuitos de distribuição (iluminação e tomadas)
➨  Circuitos alimentadores de transformadores 1ϕ
➨  Circuitos de tomadas de uso específico (220V)
➨  Alimentadores gerais de quadros 2ϕ
➨  Circuitos de distribuição para motores 3ϕ
➨  Alimentadores gerais de quadros trifásicos

Número de condutores carregados




Para 4 condutores carregados aplicar o fator de 0,86 às capacidades de condução válidas para 3 condutores carregados.
Seção nominal do condutor para Temperatura Ambiente de 30ºC ou para Temperatura de solo de 20ºC

➨ As capacidades de condução de corrente dadas nas tabelas 36 a 39 referem-se a funcionamento contínuo em regime permanente (fator de carga 100%), em corrente contínua ou em corrente alternada com frequência de 50 Hz ou 60 Hz.

Seção nominal do condutor para Temperatura Ambiente de 30ºC ou para Temperatura de solo de
20ºC
➨  Pré-definidos

i. Tipo de isolação dos condutores
ii. Método de referência (Maneira de instalar o circuito)
iii. Corrente nominal ou corrente de projeto
iv. Número de condutores carregados


 Fatores de correção de corrente de projeto

➨ Ideia: adequar cada caso específico às condições para os quais foram elaboradas as tabelas 36 a 39, aplicando quando necessário os seguinte fatores de correção a corrente de projeto:

➦ Fator de correção de temperatura ( FCT)
➦ Fator de correção de agrupamento (FCA)
➦ Fator de correção devido à resistividade térmica do
solo (FCR)

Fator de correção para Temperatura Ambiente
➨  Usado em ambientes cuja temperatura difere de 30ºC e de solos com temperaturas diferentes de 20ºC

➦ O valor da temperatura ambiente a utilizar é o da temperatura  do  meio  circundante  quando  o
condutor considerado não estiver carregado.


Fator de correção para Temperatura Ambiente



Fator de correção para Resistividade Térmica do Solo

➨ Usado em linhas subterrâneas, onde a resistividade térmica do solo seja diferente de 2,5 K.m/W. caso típico de solos secos.

➦ Solos úmidos possuem valores menores
➦ Solos secos apresentam valores maiores
➦ Aplicado somente quando houver um indicação precisa da resistividade térmica do solo

Fator de correção para Resistividade Térmica do Solo



Fator de correção para Agrupamento de Circuitos

 ➨ Usado quando há vários circuitos no mesmo eletroduto, calha, bandeja, etc.

➦ Os valores de capacidade de condução de corrente são válidos  para o número  de condutores
carregados que se encontra indicado em cada uma de suas colunas.


Fator de correção para Agrupamento de Circuitos



Corrente Corrigida

➨ É um valor fictício da corrente do circuito, obtida pela aplicação dos fatores de correção à corrente de projeto normatizada.


 Seção nominal mínima



 Seção nominal mínima

➨ Os condutores de neutro devem possuir a mesma seção do condutor fase nos seguintes casos:

➨ Circuitos monofásicos e bifásicos neutro;

➨ Circuitos trifásicos, quando a seção do condutor fase for inferior a 25 mm 2 .

➨ Circuitos trifásicos, quando for prevista a presença de harmônicos.

As seções mínimas são ditadas por razões mecânicas
Aplicação do critério

Publicidade:


➨ Pré-definidos

i. Tipo de isolação dos condutores
ii. Método de referência (Maneira de instalar o circuito)
iii. Corrente nominal ou corrente de projeto
iv. Número de condutores carregados

➨ Seção nominal do condutor para Temperatura Ambiente de 30ºC ou para Temperatura de solo de 20ºC

➨ Aplicação dos fatores de correção
➨ Verificação da seção mínima

Exemplo 1:

➨ dimensionar os condutores para um circuito terminal (F-F) de um chuveiro, tendo como dados: P=5400 W, V=220 V, FP=1, isolação de PVC, eletroduto de PVC embutido em alvenaria; temperatura ambiente: 30 °C.


Solução:

➨ Informações predefinidas
➨ Condutores carregados: 2 (fases)
➨ Tipo de isolação: PVC
➨ Temperatura Ambiente: 30ºC
➨ método de instalação: 7-B1
➨ Corrente do projeto




Solução:

➨ Cálculo da corrente corrigida



Exemplo 2:

➨ dimensionar os condutores para um circuito de tomadas da cozinha, tendo como dados: S=2000 VA, V=127 V, isolação de PVC, eletroduto de PVC embutido em alvenaria; temperatura ambiente: 30 °C.


Solução:

➨ Informações predefinidas
➨ Condutores carregados: 2 (fase e neutro)
➨ Tipo de isolação: PVC
➨ Temperatura Ambiente: 30ºC
➨ método de instalação: 7-B1




Solução:

➨ Cálculo da corrente corrigida



Solução:

➨ No entanto, pela tabela 47, a seção mínima para condutores de circuitos de tomada de corrente é 2,5 mm2

Publicidade:


➨ Seção que deve ser adotada para os condutores neutro, fase e proteção

➨ Cálculo da corrente corrigida




Até o próximo artigo.

Recomendamos:

Aplicativo ajuda a você economizar na sua conta de luz

$
0
0
Olá amigos, um aplicativo brasileiro é o novo recurso para ajudar a desvendar a conta de luz que chega todo mês e, com isso, diminuir o consumo de energia elétrica.

Capa Artigo

Chamado Oraculuz, o app – que funciona pelo Facebook – explica em detalhes como está o consumo de energia na residência. Para isso, o usuário preenche um cadastro detalhado sobre sua casa, os aparelhos elétricos que possui e com que frequência são utilizados. Dessa forma, o aplicativo apresenta um relatório completo sobre o consumo da casa e o usuário visualiza quanto consome de energia em cada cômodo ou atividade.

Aplicativo Oraculuz detalha consumo de energia em casa

Assim, é possível visualizar qual é o gasto da família com banhos ou com o uso da máquina de lavar roupas, por exemplo. Com essas informações em mãos fica mais fácil utilizar a energia de forma inteligente, enxergando onde é possível economizar e reduzir o consumo de energia desnecessária.

Publicidade:


Pelo aplicativo é possível ainda comparar o seu consumo ao dos seus amigos, permitindo que você troque informações com outras pessoas.

Para saber mais sobre o aplicativo, visite o site oficial www.oraculuz.com.br.

Recomendamos também:

Há uma lâmpada acesa há 117 anos. E pode ser vista pela Internet!!

$
0
0
Quando esta lâmpada foi acesa pela primeira vez, na Califórnia, as mulheres ainda não votavam e Ford ainda não tinha inventado o modelo T. Funciona há 117 anos 1901 há 2018 e é possível vê-la 24 horas por dia, via Internet.



Pode ser um passatempo aborrecido e sem interesse: ligar o computador, ir ao site BulbCam e acompanhar a vida de uma lâmpada. Né kkkkk

Publicidade:


Mas esta não é uma lâmpada qualquer. É a mais antiga do mundo, ligada em 1901 no quartel de bombeiros de uma pequena cidade californiana, Livermore.

E agora é possível vê-la em direto em BulbCam.

Trata-se de uma regular, mas pequena, lâmpada em forma de pera. Foi construída por um dos pioneiros da eletricidade, Adolphe Chaillet, criador de lâmpadas muito resistentes. Uma delas foi doada ao quartel de bombeiros.



Em 1971, um dos bombeiros quis saber mais sobre o objeto, pediu ajuda a uma repórter para perceber a história. E concluiu que estava há anos.

Quando o quartel mudou de sítio, a lâmpada também.

O mistério em seu torno cresceu, e pessoas começaram a aparecer para ver a lâmpada pendurada quase no teto.

Chegou a pensar que era necessário parti-la para saber por que razão vive há anos anos.

Há uns anos pensou-se que havia uma falha de energia e que por isso o lâmpada quase apagou.

Hoje é gerida por monitores e elementos dos Bombeiros de Livermore, quer ver a lâmpada agora mesmo? basta clicar aqui!

Livro - Controladores Lógicos Programáveis - Sistemas Discretos Download FREE

$
0
0
Olá amigos, quero disponibilizar para vocês um dos melhores livros da área da automação, esse livro é muito bom! Tenho muitos livros, na minha opinião, um dos melhores jeitos de se aprender é com uma boa leitura, sou muito mais ler um livro do que assistir aulas na internet rsrs, enfim cada um é cada um!

Obs o meu livro é uma versão especial, a versão PDF é a versão simples desse livro, mas muito bom também.

Se você é uma pessoa que também gosta de ler, e quer aprender um pouco mais sobre controladores programáveis  as CLPs ou PLC, vou deixar o a versão desse livro em PDF.

Publicidade:


Não tenho esse livro para vender, parei de vender livros pois dependendo de terceiros é complicado, infelizmente não da certo. Enfim

Publicidade:


Abaixo vou deixar o arquivo para você baixar, aproveitando caso queira participar dos grupos de elétrica no WhatsApp clique aqui, nossos membros disponibilizam livros e apostilas diariamente.

É muito bom, chega de papo furado né abaixo você pode baixar:


Veja também alguns artigos interessante que possa gostar:


Novo Site para Baixar Apostilas de Elétrica

$
0
0
Olá pessoal, Felipe Vieira aqui e esses dias estou sem tempo a publicar conteúdos para nosso blog, mas em breve estarei trazendo excelentes ensinamentos na área da elétrica.

Venha apenas fazer um informativo a vocês que acompanham o Blog Ensinando Elétrica, em parceria com um amigo elaboramos juntos um site onde transformaremos o mesmo no MAIOR e mais acessado site de acervo técnico para baixar apostilas de elétrica.



Por que isso? há muito material espalhado de forma aleatória na internet e bem confusa certo, então vamos ter de tudo em um só lugar.

Link do site será www.apostilaseletrica.com.br mas atualmente esta com o link de www.apostilaseletrica.blogspot.com.br 

Sim logo mas compraremos o domínio apenas para personalizar o endereço, já que a hospedagem estará sendo através do blogger, para esse projeto não há necessidade de contratar serviço de hospedagem particular.

Ao longo dos meses vamos adicionar muitas apostilas, de todas as áreas: Comandos Elétricos, Elétrica Residencial/Predial, Elétrica Industrial, Eletrônica, Automação enfim de tudo um pouco.

O melhor não será necessário se registrar e nem pagar 1 real para baixar, tudo será preparado e organizado com o maior carinho para facilitar a busca em apostilas sobre elétrica., sabemos como é o que todos os sites por ai querem é sugar e exigir nossos endereço de e-mails exigir algum tipo de cadastro para depois ficarem mandando propagandas indesejáveis.

Esse não é nosso foco, você apenas (se quiser) pode assinar o FeedBurner para começar a receber automaticamente as apostilas em seu e-mail, tudo simples e prático.

Nós lançamos ontem dia 17/01 e você pode começar a baixar os conteúdos agora mesmo, conferindo o mapasite da página., foram adicionadas apostilas da área de comandos elétricos até o momento.

Confira todas as apostilas já disponíveis aqui no Site Apostilas de Elétrica, o site mapa é atualizado sempre que adicionamos novos conteúdos, caso tenha algum link offline por favor nós avise pelo formulário de contato.


Um aplicativo ideal para todos eletricistas e estudantes instalar

$
0
0
Oi pessoal, quero deixar uma indicação em particular para vocês não sou muito de indicar aplicativos de elétrica, pois a realidade é que quase não tenho tempo para ficar experimentando, uns e outros.


Mas recentemente instalei um App " apenas por curiosidade " e achei ele um dos melhores App com cálculos básicos da área da elétrica, muito bom para você que tem diversas dúvidas em como realizar cálculos e dimensionamentos de componentes e fiação.

Publicidade:


Você pode agora mesmo navegar na sua PlayStore e procurar por " Mobile Electrician " para instalar e experimentar esse aplicativo. * Dica após instalar você pode deixar sua internet desligada para evitar os anúncios.

Abaixo temos algumas telas e suas funções bem legais:


Aplicativo possui uma grade com várias opções de aplicações focada em cálculos elétricos, pelos meses que mantive o app instalado, teve constante atualizações e melhorias.


Possui as formulas básicas da LEI de OHM onde fica fácil de compreender os cálculos a serem realizados.


Também conta com a opção ajuda caso tenha dúvida sobre o cálculo a ser realizado automaticamente pelo aplicativo, porém somente em inglês.


Na secção de calculo de bitolas de cabos é bem interessante, há varias opções legais para você descobrir como realizar os cálculos de maneira correta e não mais "chutar" a bitola de cabos para realizar a instalação elétrica.


Cálculos diversos para dispositivos de proteção para motores elétricos também é ótimo, a variedade de configuração é ideal para ter um resultado mais preciso.

Publicidade:


Bom galera, recomendo vocês baixar para conhecer melhor esse aplicativo, você pode baixar direto da PlayStore pelo botão abaixo:


Obrigado galera e espero que realmente esse aplicativo ajude você em seus estudos e elaboração de projetos elétricos.

Publicidade:

8 Falhas mais Comuns nas Instalações Elétricas de Baixa Tensão

$
0
0
Fala pessoal tudo bem? espero que sim e no artigo de hoje vamos citar 8 falhas mais comuns introduzidas nas instalações elétricas, motivadas muitas vezes por negligência do profissional ou até mesmo a falta de conhecimento.



Ausência de Aterramento ou Aterramento Inadequado

Na maioria das instalações elétricas, principalmente aquelas de interesse social, (casas popular, conjuntos habitacional do governo) são simplesmente ignorados.

Publicidade:


O condutor de proteção que deve existir em todas as tomadas para aterramento das massas (partes metálicas de aparelhos normalmente não energizados), bem como também o dispositivo DR (disjuntor Diferencial Residual), que são necessários para a proteção contra contatos indiretos, muitas vezes não são previstos.

Disjuntor DR

A não utilização desses itens pode significar risco de morte por choque elétrico, ao encostar a mão na carcaça metálica acidentalmente energizada de um aparelho eletrodoméstico. Lembre-se um disjuntor termomagnético não tem função nenhuma de te proteger contra choques elétricos, o mesmo apenas protege a instalação contra sobrecargas e curto-circuitos.

A situação é agravada pela falta do condutor de proteção nos " plugues " (pinos) dos eletrodomésticos. Que é aquele condutor verde ou verde-amarelo que vem enrolado e preso por uma fita no aparelho (quando existir) muito comum em máquinas de lavar roupas, que normalmente acaba sendo ignorado. E no final, quem acaba sendo enrolado é o usuário.



A segurança só é completa quando aparelhos e instalações estão corretamente projetados, ou seja aterramento nos aparelhos e aterramento adequando nas instalações, também não adianta os aparelhos estarem de acordo mas a instalação elétrica estiver fora.

➤  Materiais que não Atendem às normas Técnicas

Este é um dos problemas mais sérios numa instalação. O que tem ocorrido normalmente na execução das instalações elétricas é o uso de materiais que não atendem ás normas técnicas. Portanto, são materiais de qualidade duvidosas.

Publicidade:


Neste caso, leva-se em consideração apenas o fator preço do material, sem se importar se de fato atendem ou não aos requisitos de qualidade, que é o fator básico da segurança.

Os condutores que devem ser utilizados são aqueles aprovados pela Norma, que possuem a marca de Conformidade da NBR.

Outros itens que podem agravar a situação da instalação é o uso de manqueiras no lugar de eletrodutos, fusíveis do tipo rolha ou cartucho (proibidos pela NBR 5410), tomadas, interruptores e receptáculos com ferro latonado ou condutores sem no minimo 99% de cobre.

➤  Pontos de Luz e Tomadas TUG ou TUE no Mesmo Circuito Terminal

A NBR 5410:2004 é bem clara neste ponto. Circuitos terminais de iluminação e tomadas devem ser individualizados. Caso a instalação de circuitos de iluminação e tomadas pertença ao mesmo circuito terminal, na eventualidade de uma pane em uma tomada ou num ponto de luz, deixa parte ou totalidade da residencias as escuras, e até mesmo causas sobrecarga na fiação por falta de distribuição de circuitos corretamente. Vejamos um exemplo simples abaixo do modo incorreto e do modo correto.


O exemplo acima mostra uma instalação incorreta onde o circuito de lâmpada e de tomada estão sendo alimentados ambos pela mesma fase e mesmo neutro e há falta de aterramento dos pontos.



O exemplo acima mostra uma instalação correta onde o neutro da tomada e a fase é um circuito separado e o neutro e a fase para a lâmpada também é um circuito separado, e ambos pontos esta aterrado.

➤  Emendas ou Conexões Malfeitas

As emendas ou conexões malfeitas, além de representar um perigo para a instalação. é a causa de perda de energia por Efeito Joule, fazendo com que haja uma redução na vida útil dos aparelhos.

Publicidade:


É um problema que se constata em grande número de instalações, que evidentemente está relacionado à mão de obra não especializada.

E NÃO SE ESQUEÇA! As emendas de condutores devem ser feitas SEMPRE no interior das caixas de derivação ou de passagem, e NUNCA no interior de eletrodutos.


Não faça emendas que fique dentro do eletroduto, faça emenda apenas nas caixas de passagem ou de derivação.

➤  Instalação de Arandelas em Substituição ao Ponto de Luz no Teto.

A NBR 5410:2004, item 9.5.2.1.1, determina que deve haver pelo menos um ponto de luz no teto, comandado por interruptor de parede, que proporciona uma iluminação mais uniforme e adequada. As arandelas são pontos de luz na parede que servem para iluminação localizada, dirigida ou decorativa.

Exemplo de arandela

Elas não devem ser usadas em substituição ao ponto de luz no teto, pois não apresentam a mesma qualidade de iluminação. Podem ser usadas juntamente, porém com comandos separados.

➤  Previsão de Tomadas em Quantidade Insuficiente.

O que ocorre na maioria das instalações é a quantidade insuficiente de tomadas. A cada ano surgem novos aparelhos eletrodomésticos, por isso a necessidade de prever ma quantidade minima de tomadas conforme determina a Norma.


Muitas vezes levados por uma falsa economia, são instalada poucas tomadas, e a aquisição de novos aparelhos acaba levando ao usuário à improvisação de soluções não recomendadas, que normalmente acabam comprometendo cada vez mais a segurança das instalações.

Publicidade:


➤  Falta de Coordenação entre Condutores e Dispositivos de Proteção.

Nas instalações elétricas em geral, o dimensionamento dos condutores deve ser compatível com os dispositivos de proteção, o que na realidade, em muitos casos, não ocorre. É comum encontrar nas instalações condutores com seção 2,5mm com disjunto de 25A e até de 30A. Desta forma não haverá proteção contra correntes de sobrecarga, o que pode provocar superaquecimento dos condutores e o perigo de incêndio.

O mal dimensionamento dos condutores e disjuntores e a falta de proteção é um dos principais causa de incêndios em instalações elétricas.

➤  Verificação Final das Instalações não Realizada.

A NBR 5410, item 7, estabelece as prescrições gerais sobre os ensaios de conformidade, verificações e inspeções que devem ser realizados em todas as instalações elétricas, antes da liberação para uso normal.

No entanto, esses procedimentos, que são detalhados na norma é prática comum em muitos países e no Brasil profissionais, empresas e instaladoras têm, de maneira significativa, o atendimento às determinações da Norma. Mas, infelizmente, devido ao despreparo de alguns profissionais a até mesmo o mal intencionados, procuram de todas as formas ludibriarem o cliente fazendo serviços de má qualidade, prejudicando aquelas que trabalham de maneira adequada.

Publicidade:


Podemos concluir, resumidamente, que as causas principais dos problemas nas instalações elétricas, que têm ocasionado muitos perigos para os usuários da eletricidade são:


  • Desconhecimento das normas técnicas
  • Má qualidade da mão de obra
  • Uso de componentes de má qualidade (fora das normas)
  • Desobediência às normas (economia?) 
  • Falta de fiscalização/responsabilidade
Recomendamos:

Calcular o consumo de energia elétrica da sua fatura.

$
0
0
Olá pessoal no artigo de hoje vamos dar dicas e mostra como você pode fazer para calcular o consumo dos seus equipamentos e saber se o total de KW/h de sua fatura de energia esta sendo cobrado certo.



Saber calcular o consumo de energia é uma ajuda e tanto para controlar os gastos da sua casa. O cálculo é simples e rápido de fazer. E, além disso, é possível escolher aparelhos e utensílios que gastem menos energia, já sabendo quais são as premissas básicas. Veja agora algumas dicas para diminuir o seu consumo de energia e saber como calculá-lo.


Cada equipamento e/ou utensílio que você utilize em sua casa ou escritório tem uma potência medida em Watts (W). Essa potência vem especificada normalmente na embalagem do produto e pode ser visualizada sem maiores complicações. A medida citada deve ser transformada em quilo Watts (kW) para que possa ser feito o cálculo que veremos a seguir. Outra sigla que precisaremos saber é uma das mais conhecidas a Hora (h).

Entenda como calcular

Primeiro, você deve verificar a potência (W) do aparelho que deseja medir o consumo de energia. Após isso, você deve multiplicar o valor pelo número de horas que o aparelho permanece ligado durante o mês (se você deseja fazer um cálculo mensal, porém também pode ser feito por dia, basta multiplicar pelo valor de horas que o aparelho permaneceu ligado no dia). O próximo passo será dividir o resultado da multiplicação por 1000. Isso fará com que a medida que estava em Wh seja transformada em kWh. Isso deve ser feito porque 1 kW é igual a 1000 W. E a medida mais utilizada para a conta final é o kW. Veja abaixo a fórmula melhor representada.


Esse cálculo deve ser feito para cada aparelho de sua casa ou escritório. Ao final, some todos e obtenha o consumo de energia total de sua casa.

Publicidade:


Abaixo um cálculo de exemplo onde temos 2 lâmpadas de uma Sala que ficam ligadas durante 3 horas. Veja o consumo em KWh de cada lâmpada, depois o  consumo total das Lâmpadas durante as 03 Horas.

Vantagens de calcular o consumo de energia

Existem diversas vantagens de calcular o consumo de energia da sua residência ou empresa. Conheça algumas das principais vantagens e aproveite todos os benefícios:

Maior controle

Ao calcular mensalmente o consumo de energia de sua residência ou empresa, você obterá um maior controle de quanto é gasto em cada aparelho. Isso pode ser altamente benéfico, já que você irá conhecer melhor o funcionamento de cada aparelho e já ter uma noção prévia de quanto será gasto em energia no mês.

Economia de energia

É claro que, ao obter um maior controle do seu consumo de energia por mês, você também poderá economizar muito mais. Você pode diminuir o consumo e otimizar o funcionamento dos aparelhos ou até mesmo substituir alguns por outros que utilizem menos energia.

Melhor custo-benefício

Você pode trocar os aparelhos que estão gastando energia demasiadamente por outros que tenham um consumo mais econômico. Hoje em dia, existem muitas marcas que investem no consumo consciente e otimizam a produção dos aparelhos para que eles gastem menos energia do que outros. É importante procurar por aparelhos que possuam esse tipo de certificação para, além de consumir menos energia e economizar, você também contar com aparelhos que funcionem perfeitamente.

Colaboração com o meio ambiente

Além de toda a parte financeira, em que você irá economizar muito mais, fazendo o cálculo de consumo de energia todos os meses, você também irá colaborar para um planeta sustentável. Isso porque, o alto consumo de energia também prejudica de forma indireta ao meio ambiente. Economizando, você estará colaborando com a sustentabilidade.

Outro exemplo é de Como Calcular o Consumo do Chuveiro Elétrico, que é um dos principais equipamentos que trás gastos nas instalações residenciais.

Não tem fuga: o grande vilão da conta de luz continua sendo o chuveiro elétrico. De longe o equipamento que mais consome energia elétrica, fica difícil curtir um bom banho quando sabemos que a conta não para de subir né? Pois dá pra ter um pouco mais de controle sobre seu próprio consumo sem viver na dúvida até a conta chegar. Dê uma olhada em como calcular o consumo de energia do chuveiro elétrico!

Exemplo de como calcular o consumo de energia do chuveiro elétrico

Normalmente a potência máxima de um chuveiro elétrico e de 5500 Watts, porem se você que realizar o calculo com precisão você pode procura na embalagem do seu chuveiro ou acessar a tabela de consumo do Inmetro clicando aqui.

Vamos seguir nosso exemplo então como um chuveiro de 5500Watts/h sendo usado em sua potência máxima. Watts é a unidade de medida da potência do equipamento. 1000 Watts é igual a 1Kw, ou seja, nosso chuveiro tem uma potência de 5,5kw/h.

Publicidade:


Suponhamos então que você mora com sua esposa e que cada um de vocês tomam 2 banhos por dia que duram em média 15 minutos cada um. Teremos então 4 banhos por dia gastando 60 minutos ou 1 Hora por dia com o chuveiro ligado.

Como base nos dados vamos aprender a calcular o consumo de energia do chuveiro elétrico em descobrindo o valor gasto e Kwh/Mês. Para este exemplo vamos utilizar o valor de R$ 0,38 por Kwh. Para um cálculo mais preciso consulte o valor do Kwh na sua conta de energia.

Potência Máx do Chuveiro Elétrico = 5500Watts ou 5,5 Kw

Banhos por dia = 4 x 15 min cada = 60 Min ou 1 hora por dia

Dias por mês = 30 Dias

Tarifa = R$ 0,38 Kwh


Ao fazer essa conta você pode controlar o consumo delimitando o tempo de uso do chuveiro e reduzir significativamente o gasto com energia elétrica, lembrando que equipamentos com resistência são os que mais pesam na conta. Em alguns casos, pode ser vantajoso instalar o chuveiro a gás, que não consumirá energia elétrica, porém pode aumentar o consumo de m³ de água. Mas falaremos sobre isso em outro artigo…

Publicidade:

Kit Prático Comandos Elétricos " Melhor forma de Aprender é Praticar "

$
0
0
Vamos montar 3 tipos de Kit didático prático em comandos elétricos, isso mesmo você recebe os componentes para treinar na sua casa enquanto assiste as vídeo aulas do DVD. Sem dúvida a melhor forma de se aprender de verdade é praticando. Já foram vendidos 128 kits desde o lançamento em janeiro de 2016, o Blog Ensinando Elétrica é o único lugar que disponibiliza esses Kits já montados pensado na melhor maneira para você treinar e aprender comandos elétricos.


Você pode escolher qual está interessado e que você tenha condições de adquirir, parcelamos em até 10x no cartão.  Valores atualizado dia 23/01/2017, de acordo com a inflação e aumento nos valores dos materiais elétricos, os valores é atualizado frequentemente.

  • KIT 01  - Acompanha 03 DVDs com as vídeo aulas práticas em comandos elétricos + Brinde + Downloads e os seguintes itens abaixo, veja o vídeo e a foto os itens do Kit 01.




        1. Um Contator Trifásico Contendo contatos de trabalho e contatos auxiliares NA e NF com bobina 220V. Marca Lukma
        2. Um Relé Térmico compatível com o mesmo contator trifásico que será fornecido. Marca Lukma
        3. Um Botão de comando liso NA para Ligar seu Circuito. Marca Strahl
        4. Um Botão de comando liso NF para Desligar seu Circuito. maeca Strahl
        5. Um Disjuntor Trifásico 10A, para proteção do seu circuito de trabalho. Marca Steck
        6. Um Disjuntor Bifásico 10A, para proteção do seu circuito de comando. Marca Steck
        7. 15 Metros de fio 1,5mm Vermelho para alimentação do seu comando e do circuito de trabalho.
        8. 50 Terminais de pontas 0,5 mm á 1,5 mm, para Estética de seu Kit Prático.
        9. 01 Barra Conector Sindal
        10. Brinde - 01 Caneta Personalizada do Blog Ensinando Elétrica

        Importante com o Kit 01 você poderá praticar e aprender o básico do curso comandos elétricos que é a montagem prática de uma partida direta.
        VALOR R$ 450.00 INCLUINDO  03 DVDs DO CURSO COMANDOS ELÉTRICOS E 3 DVDS COLETÂNEA ELÉTRICA + BRINDE + DOWNLOADS




        • KIT 02 Acompanha 03 DVDs com as vídeo aulas práticas em comandos elétricos + Brinde + Downloads e os seguintes itens abaixo, veja o vídeo e a foto os itens do Kit 02.




        1. Dois Contator Trifásico Contendo contatos de trabalho e contatos auxiliares NA e NF com bobina 220V. Marca Lukma
        2. Dois Botão Vermelho NF. Marca Strahl
        3. Dois Botão Verde NA. Marca Strahl
        4. Um Relé Térmico compatível com os mesmo contatores trifásicos que será fornecido. Marca Lukma
        5. Um LED Luminoso 22,5 mm  cor Verde. Marca Strahl
        6. Um LED Luminoso 22,5 mm cor Vermelho. Marca Strahl
        7. Um Disjuntor Trifásico 10A, para proteção do seu circuito de trabalho. Marca Steck
        8. Um Disjuntor Bifásico 10A, para proteção do seu circuito de comando. Marca Steck
        9. 15 Metros de fio 1,5mm Vermelho para alimentação do seu comando e do circuito de trabalho.
        10. 50 Terminais de Ponta 0,5mm á 1,5 mm, para estética de seu Kit Prático.
        11. 01 Barra do Conector Sindal
        12. Brinde - 01 Caneta Personalizada do Blog Ensinando Elétrica

        Importante com o Kit 02 você poderá praticar e aprender o básico do curso comandos elétricos que é a montagem prática de uma partida direta e a fazer o comando partida direta com reversão e também a instalar os luminosos de ligado e desligado, com parada de emergência. 

        VALOR R$ 650.00 INCLUINDO  03 DVDs DO CURSO COMANDOS ELÉTRICOS E 3 DVDS COLETÂNEA ELÉTRICA + BRINDE + DOWNLOADS




        • KIT 03 - Acompanha 03 DVDs com as vídeo aulas práticas em comandos elétricos + Brinde + Downloads e os seguintes itens abaixo, veja o vídeo e a foto os itens do Kit 03.





        1. Quatro Contatores Trifásicos Contando contatos de trabalho e contatos auxiliares NA e NF com bobina 220V. Marca Lukma
        2. Um Relé Térmico compatível com os mesmos contatores trifásicos que será fornecido. Marca Lukma
        3. Um Relé RFF (Rele Falta de Fase) R.S.T. Marca Lukma
        4. Um Relé Temporizador 05s á 30s bobina 220V. Marca Lukma
        5. Três Botão Liso Vermelho NF. Marca Strahl
        6. Três Botão Liso Verde NA. Marca Strahl
        7. Um LED 22,5 mm de cor Verde. Marca Strahl
        8. Um LED 22,5 mm de cor Vermelho. Marca Strahl
        9. Um Disjuntor Trifásico 10A, para proteção do seu circuito de trabalho. Marca Steck
        10. Um Disjuntor Bifásico 10A, para proteção do seu circuito de comando. Marca Steck
        11. 50 Terminais 0,5 mm á 1,5 mm Para Estética de seu Kit Prático.
        12. 15 Metros de fio 1,5 mm Vermelho para alimentação do seu comando e do circuito de trabalho.
        13. 01 barra Conector Sindal
        14. Brinde Comprando o Kit 3 você ganha um Multímetro Digital DT830B.
        15. Brinde 02 Canetas Personalizada do Blog Ensinando Elétrica

        Importante com o Kit 03 você poderá praticar os principais comandos mais utilizados na indústrias, tais como Partida Direta, Partida Direta com Reversão, Estrela Triângulo, Estrela Triangulo com Reversão, Aprenderá a instalar o relé falta de fase nos seus circuitos de comandos, aprenderá a instalar sistema de LED indicativo ligado e desligado.

        VALOR 840,00 INCLUINDO  03 DVDs DO CURSO COMANDOS ELÉTRICOS3 DVDS COLETÂNEA ELÉTRICA + 08 DVDs ENROLAMENTO DE MOTORES ELÉTRICOS + 11 DVDs do CURSO ELETRICISTA AUTOMOTIVO + BRINDE MULTÍMETRO + BÔNUS EM DOWNLOADS





        Informações importante leia atentamente!

        O Blog Ensinando Elétrica é o único lugar na internet que você pode comprar esses Kit didático para prática em comandos elétricos, o preço que conseguimos são os melhores após dias de pesquisas de material de comandos elétricos, todos os preços já estão incluído o frete antes de comprar esteja ciente do prazo do envio de qualquer Kit é de 20 dias úteis, e você receberá exatamente cada componente na descrição do Kit que você escolheu (caso não tenha a marca ou item será enviado de outra marca ou modelo mas que tenha as mesmas funções técnicas)

        Ao comprar o Kit receberemos uma notificação automaticamente e entraremos em contato pelo seu e-mail, pois enviaremos os dados para acesso a Sala de aula Online para baixar material para estudo, ao fazer o login você poderá solicitar seu Certificado do Curso de Comandos Elétricos.

        Todos os componentes que serão enviados serão novos e embalados.




                                       



        Veja seu e-mail após a compra você receberá uma notificação informando que o pagamento foi recebido e será pedido seu endereço para entrega. Qualquer duvida meu Tel 15996867998,

        Como fazer um comando para intercalar motobombas? veja aqui..

        $
        0
        0
        Olá amigos, no artigo de hoje vamos mostrar como fazer um sistema de comando onde duas bombas de água trabalhe de modo intercalado.



        Na imagem abaixo, há um sistema de reservatório com duas motobombas para esse exemplo, vamos observar: * você pode clicar na imagem para ver com uma maior qualidade.


        No exemplo acima temos 2 reservatórios, o principal e o de distribuição, então as bombas M1 e M2 tem a função de mandar água sempre que o reservatório de distribuição precisar, ele é controlado pela boia BS "boia superior" e o reservatório principal, controlado pela boia BI "boia inferior".

        Publicidade:

        A função de BSé informar quando a caixa precisa de água, abaixando a boia ligando o motor para o sistema encher novamente, quando seu nível subir a boia BS desliga o sistema.

        A função de BIé impedir que as motobombas ligue caso a caixa principal esteja vazia, impedindo que os motores possa vir a queimar. Esse será um exercício bem básico OK.

        Publicidade:


        Também termos a função manual, que será possível acionar as bombas através de botoeiras. Que pode ser escolhido por uma seletora, virando para a posição manual, assim pode ser acionado as bombas através da botoeira B1 e a botoeira B0 é para desligar.

        Mas o mais legal desse sistema de comando é o modo em que trabalha os motores de forma intercalada, ou seja na primeira vez aciona-se M1 na próxima partida não será M1 e sim M2.

        Vamos observar o circuito de comando para este sistema:


        Clique para aumentar
        No diagrama, podemos observar o sistema para o modo manual, e pelo modo automático, temos também sinalizadores de motor ligado para ambos os motores e motor desligado.

        Publicidade:


        Veja o vídeo desse exemplo em simulação para uma melhor compreensão.


        Bom amigos é isso ai se vocês gostaram desse artigo, coloquem a mão na massa, baixe já o CADe SIMU 3.0 para realizar esse exercício é bem legal.

        Publicidade:


        Como fazer um comando para talha elétrica? aprenda nesse artigo.

        $
        0
        0
        Olá amigos, esse é o artigo de número 423, isso mesmo já postamos 423 artigos aqui na nossa página, e nesse artigo falar falar sobre talha elétrica.


        Talha elétrica serve parta içar e locomover peças pesadas que é claro o ser humano não é capaz de fazer sozinho. Existe muitos tipos e tamanhos de talhas, até mesmo grandes sistemas de locomoção de peças como as famosas pontes rolantes.

        Publicidade:


        Nesse artigo de nível básico, para apenas exercício teórico em comandos elétricos, até por que não montei um sistemas desse na pratica até hoje apenas deduzindo como funciona um sistema básico desses.

        Temos abaixo a figura com as descrições:


        Nesse exemplo, temos 2 motores vamos chamar de M1 e M2 função de M1 é subir e descer e função de M2 esquerda direita!. Apenas isso e nada mais uma talha dessa tem que fazer certo!

        Publicidade:


        Detalhes do controle:


        Achei a foto original um pouco fosca então, fiz o desenho do zero simulando o mesmo controle com 4 botões de pulso, sendo os 2 primeiros para subir e descer, e os 2 ultimo direita esquerda.



        Nesse tipo de talha não há necessidade de circuito de selo, onde ela funciona apenas "pulsando" e mantendo o dedo no botão para subir ou descer e para esquerda ou direita.

        Pois não há nenhum sistema de fim de curso ou sensor de proximidade, então vamos montar 2 comando partida com reversão. Para subir e descer ir para esquerda e direita o motor tem que ter reversão certo.

        Publicidade:


        Então no circuito de comando abaixo temos o diagrama de comando para um sistema de uma talha como essa, onde tem 2 comando reversão onde o operador apenas "pulsa" para acionar o pequeno motor elétrico.

        Veja o diagrama, clique para ver em uma dimensão de maior qualidade.


        Você pode baixar agora mesmo o CADe SIMU para montar e treinar esse tipo de comando, basta clicar aqui e baixar pelo site oficial.

        Fiz o comando bem básico você pode incrementar inserindo proteções como relé falta de fase, ou até mesmo fazendo um comando em 24Vcc, inserindo disjuntores ou disjuntor motor.

        Como funciona:

        Temos 4 botão de controle S1 e S2 move Motor 1 através de K1 e K2, podemos dizer que K1 desce e K2 sobe. Temos também, S3 e S4 move o Motor 2 através de K3 e K4, podemos dizer que K3 esquerda K4 direita, também temos os intertravamento para proteção contra curto - circuito.

        Caso algum dos motores tenha problemas o relé térmico irá para imediatamente o funcionamento do motor, e também não sendo possível seu acionamento pelas botoeiras.

        Veja abaixo o vídeo do sistema em simulação para compreender melhor a ideia.


        Bom é isso galera espero que tenham gostado e aproveitando, quero convidar vocês para fazer parte dos grupos de elétrica no WhatsApp e Telegram, clicando aqui agora mesmo!

        Publicidade:

        Como baixar vídeos de elétrica do Youtube sem programa Super Fácil!!

        $
        0
        0
        Olá amigos a pedido de um membro do grupo de elétrica, venho aqui através desde artigo mostrar como vocês podem baixar vídeos sobre elétrica do YouTube.

        Sem necessidade de programa.



        Temos ótimas pessoas ensinando elétrica no youtube, cada um com sua personalidade e forma de transmitir o conhecimento.

        Publicidade:


        Eu gosto da maioria dos canais de elétrica no youtube! Não tenho um preferido todos são bons sem exceção.

        Vamos ao que interessa!

        Baixe somente se você estiver no PC ou Notebook, não testei no celular então não sei se funciona em celular OK.

        1º Vocês vão acessar o site http://pt.savefrom.net/ 



        Na barra " Just insert a link " você vai colar o link do vídeo que você quer baixar, por exemplo vou baixar o vídeo sobre o aplicativo Mplan do Canal do Blog Ensinando Elétrica.


        Você apenas copia o endereço url, do vídeo que deseja baixar, logo mais você cola ele no site lá na barra Just insert a link . Então vamos ter:


        Você cola e da um "enter" então aparecerá as opções acima, ignore os anúncios e clique direto em " baixar o vídeo no navegador " conforma imagem acima, então teremos logo a tela:


        Você vai escolher a opção da qualidade do vídeo e logo clicar em " Baixar " no caso do teste realizado no navegador chrome, pode ser que se você esteja usando navegadores diferente irá abrir uma nova janela perguntando se quer salvar o vídeo. Só clicar em "SIM".

        Publicidade:


        Você também pode até mesmo instalar o plugin para baixar os vídeos do youtube, facebook ou qualquer outro site que possui conteúdos em vídeos.


        Bom eu instalei o plugin e quando assisto alguns vídeos há o botão para fazer o download na hora, porém minha experiencia não foi tão boa pois achei que o navegador ficou travando bastante depois que instalei o plugin, então testem ai e caso fique travando remova-o e baixe da forma anterior.

        Publicidade:


        Bom galera a dica de hoje é essa, vocês podem baixar os seus vídeos favoritos sobre elétrica e montar um mega curso para você estudar nas horas vagas.

        Pode assistir quando quiser sem necessidade de internet e sem anúncios no vídeo certo.

        Tudo o que você precisa saber sobre Estrela - Triângulo

        $
        0
        0
        Olá pessoal tudo bem? espero que esteja na paz e no artigo de hoje vamos ensinar a vocês o que é o comando de partida estrela - triângulo e como deve ser realizado os cálculos para dimensionamento dos componentes da forma correta. Quer fazer um Curso 100% ONLINE? clique aqui.


        Tenha uma boa leitura e espero fielmente que você consiga compreender como funciona esse sistema de partida tão comentado entre os eletricistas.

        Primeiramente vamos fazer uma breve introdução sobre o que é Estrela - Triângulo?

        Você sabia que a corrente de partida de um motor pode afetar negativamente o sistema elétrico, por isso a partida direta é bem limitada a uma certa potência nas indústrias, o que depende da tensão de alimentação, da estratégia utilizada para conversão e qualidade da energia e do contrato com a concessionária.

        Publicidade:


        Geralmente motores abaixo de 15CV podem partir diretamente, mas isso varia conforme a necessidade do sistema. Motores com potência superior ao estabelecido não devem partir diretamente; utiliza-se um sistema que reduza a corrente no momento da partida.

        São diversos os sistemas que visam a redução do pico de corrente na partida. Alguns mais tradicionais, como os baseados em ligações no circuito de força, outros mais modernos como as chaves eletrônica (SoftStarter).

        Ligação Estrela, Ligação Triângulo mas como assim?

        Para possibilitar a utilização da chave estrela - triângulo, é necessário que o motor possua 6 pontas e que a tensão da ligação em triângulo coincida com a tensão da rede. O objetivo da chave ao partir o motor no primeiro momento é fechar o motor em estrela e após a partida, com o motor em velocidade próxima a nominal, muda a ligação para triângulo.

        Mas como assim muda a ligação?

        Observem os dois tipo de fechamento que um motor trifásico de 6 pontas possuem:


        Agora suponhamos que um motor 220V/380V, respectivamente triângulo/estrela conforme desenho acima, se a tensão do motor na ligação triângulo coincide com a rede, quando o motor é ligado em estrela no momento da partida, o motor está preparado para receber uma tensão √3
        maior que a tensão para ligação em triângulo, mas ele recebe apenas 57% dessa tensão (220V equivale a 57% de 380V). Uma redução para 57% da tensão provocada, sob condições adequadas, uma redução da corrente e do conjugado da partida a 0,579, isto é aproximadamente 1/3. Isso pode ser provado matematicamente pela analise da ligação estrela nas condições apresentadas abaixo:


        " Se a impedância Z é igual a tensão sobre a corrente, então na ligação estrela temos tensão sobre a corrente vezes √3 a assim como podemos fazer tensão sobre √3 dividida pela corrente em estrela. Igualando os dois termos e isolando Iny, temos..."

        A redução da corrente de partida é uma vantagem da chave, mas a redução do conjugado não. O motor, quando em estrela, está com conjugado muito reduzido e essa condição só se normaliza depois da passagem para triângulo. O conjugado reduzido pode ser um problema na partida e após a partida também, portanto, quando possível, deve-se montar circuitos de proteção que evitam que o motor continue trabalhando em estrela se, por uma falha no circuito de comando, a comutação para triângulo não ocorrer.

        Curva de Conjugado como assim?

        Você sabia que o que pode impossibilitar a utilização da chave estrela triângulo é a posição do conjugado resistente em relação ao conjugado de partida do motor. O conjugado de partida do motor deve ser suficientemente superior ao conjugado resistente na ligação estrela no momento da partida.


        Ao selecionar o motor, o projetista considera as curvas de conjugado da carga e do motor de maneira que o motor consiga acelerar e manter a rotação nominal para carga nominal. O conjugado do motor pode não ser adequado nesse tipo de partida para determinadas aplicações. Por essa razão a chave estrela - triângulo não é indicada para máquinas pesadas, que partem com carga considerável.

        Dimensionamento dos Componentes

        Esse é um detalhe que poucos eletricistas sabem realizar corretamente ou tem milhares de dúvidas, os componentes da chave estrela - triângulo devem ser dimensionados de um a um. Na chave estrela - triângulo podemos utilizar tabelas e curvas, mas é preciso também verificar as correntes nos ramos do circuitos, pois temos mais de um caminho para a corrente.

        Publicidade:



        Os componentes a serem dimensionados e uma chave estrela triângulo são os contatores tripolares, o relé térmico, os fusíveis e cabos. Além desses componentes dimensionados, deve-se escolher corretamente os terminais de compreensão e os bornes. 

        Vamos trabalhar nesse artigo com um exemplo de especificação dos componentes de uma chave estrela - triângulo para um motor de 20CV, 220V tensão nominal da rede, quatro polos, In= 52,6A, Ip/In = 6,3, seis terminais, com fator de serviço 1,15 e tempo de partida de 7 segundos.

        ➤ O fator de serviço é aplicado apenas em situações muito especiais; vamos fazer apenas como exemplo didático.

        Primeiramente aplicamos a correção a corrente do motor devido ao fator de serviço então temos:

        In nova = In x FS = 52,6 x 1,15 = 60,5A

        Em regime permanente o contator teria que suportar essa corrente. Na chave estrela - triângulo essa corrente será distribuída entre dois contatores.

        Observando o desenho abaixo podemos notar que essa corrente é distribuída entre os ramos do triângulo quando a chave está em triângulo, de forma que:

        Quando a chave está em estrela, a corrente que percorre o sistema é aproximadamente 1/3 da corrente calculada, 20,1A. A corrente no contator 1K3 pode ser calculada por 1K3 = In/3.


        Com as correntes calculadas, basta selecionar um modelo de contator que suporte essa corrente em regime permanente, categoria AC3. Então como exemplo os contatores selecionados foram para 1K1 e 1K2 - CWM40 e 1K3 foi CWM25. Se o fator de serviço fosse unitário, teríamos contatores um pouco menores, pois a corrente nominal seria 52,6A, o que resultaria em 1K1 e 1K2 iguais a 30,37A e 1K3 igual a 17,5A, resultando em dois contatores CWM32 e um contator CWM18.

        Como o relé térmico esta instalado em um ramo, ele não pode ser ajustado com base na corrente nominal e sim com base na corrente no ramo, que no inicio do exemplo calculamos 35A. Se isso não for observado, o relé perde sua eficiência no circuito.

        Vamos então escolher um relé térmico que permita o ajuste da corrente 35A (Itérmico = In/√3). Consultando uma tabela de relés o relé de 32a a 50/100A RW67.1D seria o escolhido (/100 é p fusível máximo em conjunto).

        Para dimensionamento dos fusíveis, calculamos a corrente de partida da chave estrela triângulo e aplicamos essa corrente e o tempo de partida na curva de fusível D onde:

        Como sabemos, o fusível deve se respeitar as regras IF 1,2xIn e IF  ≤ ImáxA primeira condição não é satisfeita se escolhermos fusíveis de 63A, o último tipo D. Temos duas opções: utilizar o circuito de força com dois grupos de três fusíveis ou escolher fusíveis NH80A.

        Publicidade:



        Tanto os fusíveis de 63A quando os de 80A são menores que os fusíveis máximo recomendado para o relé de sobrecarga e para os contatores K1 e K2.

        Podemos elaborar uma pré lista de componentes:

        ➤ Dois contatores tripolares 40A 2NA +2 NF
        ➤ Um contator tripolar 25A 2 NA + 2 NF
        ➤ Um relé térmico de sobrecarga 32A a 50A
        ➤Três fusíveis NH00 80A
        ➤Três bases NH00

        Nota: Como K3 não trabalha em regime permanente, não há necessidade de verificar se IF IF  ≤ Imáx.

        Resta apenas escolher o cabo adequado para o circuito de força, conforme demostrado acima. Nessa chave como temos correntes diferentes, podemos ter cabos diferentes nos ramos do circuitos. Rapidamente, sem aplicar fatores de correção, adotando o método B1, teremos para os trechos com 35A, cabo de 6mm, e para o trecho de alimentação cabos de 16mm. Os cabos que saem do painel e seguem até o motor devem ser dimensionados por capacidade de corrente pelo critério de queda de tensão, levando em consideração a distância. Dependendo dessa distância, podemos ter sete condutores de no mínimo 6mm saindo do painel (6 para o motor mais PE).

        Com a escolha dos cabos podemos especificar os tipos de terminais, bornes e anilhas necessários para uma possível montagem. As quantidades necessárias dependem da quantidade de conexões de cabos a elementos no circuitos. As quantidades só podem ser determinadas com auxílio da documentação final do projeto.

        Guias de Seleção de Chaves

        Um recurso muito útil disponibilizado pelos fabricantes de chaves, contatores e relés são tabelas de seleção. Elas são fornecidas para facilitar a seleção de uma chave de partida pronta a disposição para compra, mas pode-se utilizá-las como referencia na especificação dos componentes. Para o exemplo anterior, no catalogo de chave de partida na tabela logo abaixo com fator de serviço unitário temos:


        ➤ K1 = K2 = contator de 32A
        ➤ K3 = contator de 18A
        ➤ Relé de 22 a 32A
        ➤ Fusível máximo de 63A

        Os dados extraídos da guia coincidem com os dados calculados anteriormente, considerando fator de serviço unitário. Conforme mencionado anteriormente, os contatores são menores com fator de serviço unitário e a guia de seleção de chaves apresentada é destinada apenas a esta situação, portanto é necessário saber especificar o contator sem auxilio de guias, pois podemos ter fatores de cargas diferentes para uma mesma potência de motor.

        O Comando Estrela - Triângulo

        Neste artigo o estudante deve se concentrar na eficiência da chave. Para atingir a eficiência, o pico de corrente do motor com relação ao pico com partida direta deve ser reduzido na passagem de estrela para triângulo. Como normalmente em testes o motor trabalha a vazio, se o pico da partida em estrela é comparado com o valor teórico, nota-se uma redução significativa.

        Clique para aumentar
        ➤ Em caso de problemas com contatores usar 1K1 para selar 1K1 e outro 1K1 para alimentar 1K2.

        Descrição do Funcionamento

        Realizando o estudo do circuito de força, nota-se que para partir o motor em estrela é necessário que os contatores 1K1 e 1K3 estejam acionados. Pulsando S1, 1K3 é energizado, energiza 1K1 e o relé de tempo dT1, e o temporizador dT1 inicia a contagem do tempo. Os contatores 1K1 e 1K2 acionados e suas funções são:

        ➤ 1K1 (21;22) - desliga sinaleiro 1H1 que sinaliza " pronto para partir ";
        ➤ 1K3 (21;22) - impede a energização de 1K2 (A1;A2);
        ➤ 1K3 (13;14) - selo que mantém 1K3 energizado;
        ➤ 1K3 (43;44) - energiza 1K1 (A1;A2);
        ➤ 1K3 (53;54) - liga sinaleiro 1H2, sinalizando motor em estrela;
        ➤ 1K1 (13;14) - selo de K1 que manterá depois da saída de K3.

        Os contatos de força de 1K3 fecham o motor em estrela e os contatos de força de 1K1 alimentam o motor com tensão trifásica.

        Passagem Estrela para Triângulo

        Terminada a contagem de tempo, 1dT1 tira K3 do circuito e 1K2 entra, ligando o motor em triângulo. Os contatos que trabalham esta etapa são:

        ➤ dT1 (15;16) - desliga o contator 1K3;
        ➤ 1K3 (13;14) - abre voltando a posição inicial;
        ➤ 1K3 (43;44) - abre voltando a posição inicial;
        ➤ 1K3 (53;54) - volta a abrir e desliga sinaleiro 1H2;
        ➤ 1K3 (21;22) - volta a fechar energizando 1K2 (A1;A2) através do selo de 1K1;
        ➤ 1K2 (13;14) - liga 1H3 sinalizando motor em triângulo.

        Neste momento o motor se encontra em triângulo e pode trabalhar com carga nominal.

        Parada do Motor

        A parada do motor é efetuada pressionando S0(1;2). Esse contato desenergiza qualquer contator que esteja energizado no momento. Seguindo o funcionamento, 1K1 e 1K2 são desenergizados e todos os seus contatos voltam a posição inicial. O sistema está, neste momento, conforme é apresentando pelo diagrama de força e controle, pronto para uma nova partida.

        Publicidade:



        Parada por Defeito

        O motor pode parar por um problema de sobrecarga, já que o relé térmico desliga o circuito de comando através de seus contatos (95;95) ou se um dos fusíveis de comando queimar, desligando o circuito de comando, neste caso o sinaleiro 1H1 estará apagado.

        A queima de fusíveis de força impede o funcionamento adequando do motor e pode representar um problema grave no motor ou no equipamento por ele acionado. Se um dos fusíveis e força estiver rompido, o motor pode trabalhar durante um período com apenas duas fases, haverá um aumento de corrente e o relé provavelmente desarmará, desligando o circuito de comando. Se dois dos fusíveis de força estiverem queimados, apenas do circuito de controle funcionar, o motor não partirá.

        Melhoria no Circuito de Comando

        O Circuito apresentado pode ser melhorado com a exclusão de um contator K3, evitando a necessidade de um relé auxiliar para K3. Estude o circuito de comando abaixo que traz a alteração.


        Importante ➤ Atualmente, diversos fabricantes disponibilizam contatores no mercado, mas, infelizmente, nem todos têm o comportamento esperado em relação a abrir o contato NF antes de fechar o contato NA depois. Nesses casos, redução de contatos como a sugerida resultam em problemas de curto circuitos. É altamente recomendável avaliação profissional nessas situações, com a realização de testes e ensaios e o conhecimento de matérias elétricos. 

        Publicidade:



        Abaixo temos um exemplo de um quadro de comando em estrela - triângulo que foi executado em um dos trabalhos que realizamos:



        Fico por aqui meus amigos e espero que esse artigo definitivamente tenha lhe ajudado a entender o que é o comando estrela - triângulo.

        Recomendamos:


        Como fazer um comando sistema de irrigação manual/automático?

        $
        0
        0
        Olá amigos amantes da elétrica no artigo de hoje vamos dar exemplos para vocês de como fazer um sistema simplonho para irrigação.


        Bom irrigação de plantas, hortas e gramas por exemplo pode ser automatizado, ou seja funcione em dias programados e horários programados.


        Como você vai programar? preciso montar um sistema de comando para isso?

        Sim, você precisa elaborar um pequeno painel para colocar o sistema em funcionamento e é claro vai precisar de uma "bomba de irrigação" para que seja ligado através do programador horário.

        Publicidade:


        Temos abaixo um modelo simples de bomba de irrigação:


        A água você vai pegar ou de cisternas ou até mesmo direto de algum lago, rio etc.

        Também tem bombas que são acionada por geradores onde não há eletricidade para alimentar as bombas, então quem liga a bomba é o gerador a combustível. Nesse caso não tem circuito de comando tudo é acionado ao dar partida no motor.


        Bom vamos ao que interessa, o diagrama de comando para montar um sistema automatizado simples, para que você possa programar e deixar o sistema funcionando.

        Publicidade:


        Aqui na minha oficina tenho um programador que é bivolt esse do lado do contator, para funcionar alimenta a entrada e utiliza-se a saída para alimentar a carga.


        Para vocês entender melhor desenhei esse componente no computador para inserir no diagrama de comando e ficar mais fácil o entendimento do circuito:


        Então no primeiro exemplo temos o seguinte comando, você pode clicar para ver no tamanho original.


        Então no primeiro esquema temos o circuito de trabalho contendo o disjuntor trifásico contator e relé térmico, no circuito de comando temos apenas o relé programador, com a ligação feita de acordo com o meu tipo de programador, existe varias marcas e modo de ligar e configurações diferentes.

        Então nesse sistema você apenas programa os dias e o horário que deseja que o programador aciona C1 que é o contator responsável por ligar a bomba.

        Abaixo vamos ver um esquema para que você possa escolher além do automático ser possível acionamento manual, caso o programador de algum problema.


        Através do diagrama acima é possível fazer a partida manual dessa boma através de B1 e desligando quando quiser através de B0, você pode mudar para o modo automático (programador) pela chave seletora SEL.

        Veja aqui um artigo sobre técnicas de irrigação.

        Bom galera é isso, um artigo simples rápido e objetivo sem papa nas linguás, baixe o CADe SIMU para simular esse esquema e compreender melhor., lembre-se se sua bomba for monofásica faça o comando para sistema monofásico no exemplo utilizamos motor trifásico.

        Publicidade:

        04 Simuladores em Comandos Elétricos para você interagir e compreender o funcionamento.

        $
        0
        0
        Olá amigos vou deixar disponível para vocês aqui no Blog Ensinando Elétrica esses 4 simuladores em comandos elétricos, assim vocês podem executar e ver como todo o sistema funciona.



        * Para funcionar você precisa ativar o adobe flash player do seu navegador, você pode instalar clicando aqui.

        Após ter ativado ou instalado aparecerá a mensagem abaixo para você clicar e ativar o adobe flash player para rodar a simulação em flash.


        Lembrando que esses simuladores são executados no PC ou Notebook não posso afirmar que funcionara no seu celular, em breve estarei ensinando como baixar e salvar cada simulador no PC.

        Publicidade:


        Se estiver tudo certo com seu navegador, ao ativar você vai conseguir interagir clicando nas botoeiras e componentes dos simuladores para ver o funcionamento:


        Navegador utilizado Google Chrome

        SIMULAÇÃO PARTIDA DIRETA COM FRENAGEM (SIMULAÇÃO)



        PARTIDA DIRETA (SIMULAÇÃO)
         


        PARTIDA DIRETA COM REVERSÃO (SIMULAÇÃO)

         


        DIAGRAMA DE COMANDO ESTRELA - TRIÂNGULO (SIMULAÇÃO)

         

        GOSTOU? QUER MAIS SIMULADORES? 

        SOMENTE SERÁ ADICIONADO MAIS SIMULADORES QUANDO ATINGIRMOS A MARCA DE 1O MIL SEGUIDORES, VOCÊ PODE SEGUIR AGORA MESMO CLICANDO AQUI.

        Publicidade:

        Viewing all 606 articles
        Browse latest View live


        <script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>