Quantcast
Channel: Blog Ensinando Elétrica
Viewing all 606 articles
Browse latest View live

Curso de Comandos Elétricos ONLINE

$
0
0
Olá amigos, quero fazer esse convite especial a vocês que acompanham o Blog Ensinando Elétrica, a realizar nosso treinamento ONLINE em Comandos Elétricos.


Desdo lançamento do curso na plataforma ONLINE, já temos inscritos 3489 alunos no curso, esse curso é muito bom e o mais acessível na internet.

Comandos Elétricos é simples e você não precisa pagar caro se quer aprender o que realmente importa. Outro detalhe você não perderá seu acesso, aqui o acesso a plataforma online é vitalicio.

Ao realizar o curso e assistir todas as vídeos aulas, você passará por um teste para no final do curso poder solicitar seu certificado de conclusão. Veja abaixo o modelo frente é verso, lembre-se nosso certificado é válido em todo território nacional.

Modelo Frente



Modelo Verso



Nosso certificado contém código QR para cada aluno que realizou o treinamento ONLINE, assim a empresa que você apresentar o certificado pode consultar a veracidade do seu certificado.

Isso também protege contra fraudes e falsificação, já que é impossível gerar códigos QR fora da área administrativo da plataforma online.

Conteúdo do Curso: São 3 módulos os principais e essenciais para você aprender o que realmente importa em comandos elétricos. (São vídeo aulas passo á passo) e apostilas para auxiliar nos seus estudos.

Módulo 01


Introdução á Comandos Elétricos, conheça cada componente e sua função, leitura e interpretação de diagramas, elaboração de diagramas de comandos do zero, treinamento no CADE SIMu exclusivo incluso.

➤ Módulo 02

Introdução á Motores Elétricos, Fechamento e Ligação de Motores Elétricos Trifásicos e Bifásicos de 6 pontas, 12 pontas e 9 pontas. Cálculos de dimensionamento de fusíveis, contatores, relés térmico, disjuntores, dimensionamento de cabos, disjuntor motor dentre outros.

➤ Módulo 03

Montagem dos Circuitos de Potência e de Comando de todos os tipos de chaves de partida de motores elétricos, como: Partida Direta, Reversão, Compensada, Estrela - Triângulo 6 e 12 pontas, Comando de bomba caixa d'água, Disjuntor Motor.

Veja o curso através do Aplicativo do Blog Ensinando Elétrica, com seu usuário e senha basta acessar a aba "plataforma online" e realizar o login para ver o curso pelo seu celular.

Baixe o App clicando aqui!

Quanto vou pagar para realizar esse Curso?

Para os primeiros 100 novos alunos, esse curso sai por apenas R$85.90 sim isso mesmo, parcela única. Clique abaixo agora mesmo para aproveitar.



** Se você não gostar do curso no período de 30 dias, fazemos a devolução do seu dinheiro.

** Após a compra no prazo de 2 horas, seu login e senha será enviado em seu e-mail para acessar a plataforma ONLINE e inciar seu curso em comandos elétricos. Dúvidas? me contate pelo WhatsApp (15) 996867998 Felipe Vieira.

Veja abaixo a opinião de quem já concluiu o curso na nossa plataforma ONLINE.













São testemunhos reais e verdadeiros de alguns alunos que já concluirão o curso de comandos elétricos na nossa plataforma ONLINE.

O que é e para que serve um pressostato?

$
0
0
Olá amigos após alguns dias ausente aqui no blog, devido a correria do dia á dia hoje achei um tempinho para trazer um artigo legal para vocês.


Vocês sabem ou já ouviram falar em pressostato? sabe o que é ou para que serve? vamos te ensinar nesse artigo continue conosco.

Alias o que é um pressostato? Felipe!

Pressostato galera, também bastante conhecido como interruptor de pressão, são dispositivos utilizados para a proteção dos equipamentos contra pressão muito altas ou muito baixas. Quando a variação de pressão ultrapassa esses limites pode danificar os equipamentos.

Publicidade:


Existem diversos modelos de pressostatos no mercado, com diversas funções e configurações vamos ver alguns exemplos que encontramos:

Pressostato modelo 01
Pressostato NA e NF
Pressostato modelo 02

Pressostato automático
Pressostato modelo 03

Pressostato para compressores

Pressostato modelo 04

Pressostato automático

Pessoal, esses pressostatos também podem ser usados no controle de pressão indicando quando um equipamento deve ser ligado ou desligado, incrementando os pressostato em diagramas de comandos elétricos.

Funcionamento

O pressostato possui um circuito eletrônico que emite um sinal assim que a pressão programada ou regulada é atingida, daí o nome interruptor de pressão. Portanto, monitora desligando o circuito assim que a mesma é atingida, por isso é usado para a segurança dos equipamentos. Tenha como exemplo um compressor de um sistema de refrigeração, isso fará com que se quebre e o gás vaze.

Também encontramos pressostatos em compreensores tradicionais exemplo abaixo:


Detalhe pressostato ligação:


Há diversos vídeos no YouTube ensinando a instalar pressostatos em compreensores e demais equipamentos.

Principais tipos

Os pressostatos podem ser classificados quanto ao intervalo de atuação e o tipo de contato. Acompanhe abaixo:

  • Diferencial fixo ou ajustável - Quando ao intervalo de atuação, os pressostatos podem ser divididos entre o fixo e o variável. O fixo só oferece um valor de ajuste enquanto o variável permite o ajuste de uma faixa de valores.

  • Por contatos relé SPDT ou DPDT - Quanto ao tipo de contato, os pressostatos podem utilizar contatos SPDT (Single Pole-Double Throw ou um polo-duas posições) ou DPDT (Double Pole-Double Throw ou dois polos-duas posições). O SPDT é composto basicamente por um terminal comum e dois contatos, um NA (normal aberto) e um NF (normal fechado). O DPDT é composto por dois terminais e quatro contatos, sendo 2 NA e 2 NF.
Regulagem/ Ajustes

A regulagem dos pressostatos depende da sua aplicação. Em sua interface é possível ajustar a pressão de trabalho do pressostato através de um botão ou um parafuso de ajuste. Em aplicações de segurança, o pressostato deve ser regulado com a pressão máxima suportado pelo sistema, sem que seja danificado e em aplicações de controle, o pressostato deve ser regulado com o valor de pressão que se deseja manter no sistema.

Publicidade:


A baixo você terá a oportunidade de ver diagramas de comandos elétricos elaborados no CADe SIMU incluímos o dispositivo pressostato para a simulação.

Através de uma chave seletora podemos mudar uma partida direta para o manual ou automático esse seria controlado por um pressostato de algum sistema.


Para que funcione na simulação com o pressostato todo o circuito de comando deve ser realizado com tensão continua utilizando positivo e negativo, conforme o exemplo acima.

Observando o desenho, no modo automático o responsável por acionar e desacionar o motor é o pressostato. No modo manual pode ser ligado normalmente pelas botoeiras.

Também você deve configurar o pressostato dando dois cliques no componentes deixe conforme exemplo abaixo:


3 fios, PNP pois se deixar NPN o mesmo irá mandar sinal negativo ao invés do positivo.

Veja também um comando com pressostato com o comando completo estrela - triângulo.


Lembre-se galera vocês podem realizar a criação desses exemplo no CADe SIMU 3.0 em português vocês podem baixar agora mesmo clicando aqui!

Publicidade:


Bom amigos fico por aqui, vou estar preparando um outro artigo mostrando o que é um termostáto você conhece? não! então fique ligado no Blog já salve nos seus favoritos ou baixe o aplicativo do blog, clicando aqui!

Recomendamos:

O que é e para que serve um Termostato?

$
0
0
Fala galera ontem falamos sobre o que é e para que serve um PRESSOSTATO e no artigo de hoje vamos falar sobre o componente TERMOSTATO.



Você já ouviu falar? sabe o que é e para que serve? então continue conosco nesse artigo...

Pessoal os termostato são dispositivos utilizados para controle de temperatura e funcionam como uma chave liga/desliga. São equipamentos compostos por elemento sensor e um sistema de controle.

Publicidade:


São dispositivos muito usado na climatização para controle de temperatura de ambientes e/ou também em outras aplicações onde se deseja controlar a temperatura.

Veja abaixo alguns modelos e tipos de termostatos que encontramos na internet.

Exemplo 01 Termostato industrial

Exemplo 02 Termostato analógico


Exemplo 03 Termostato regulagem analógica


Exemplo 04  Termostato analógico regulagem


Exemplo 05 Termostato eletrônico



Todos esses termostato tem em comum é controlar a temperatura simples, porem cada um trabalha e tem sua regulagem distinta.

Funcionamento:

Como foi dito acima, o termostato funciona como uma chave liga/desliga, com base no controle de temperatura. Como exemplo de funcionamento, observe um termostato utilizado para o controle de temperatura minima de um ambiente com um condicionador de ar.

Publicidade:


O termostato analisa a temperatura e se a mesma estiver maior que a selecionada (regulada) no termostato, liga o condicionador de ar e permanece assim até que a temperatura do ambiente seja alcançada, desligando o condicionador de ar posteriormente.


O condicionador de ar vai permanecer desligado até que o controle de temperatura máxima entre em ação, religando o aparelho.

Principais Tipos:

Existem milhares, diversos tipos e modelos de termostatos que podem ser divididos em dois grupos, de acordo com o elemento sensor.

  • Tipo mecânico - Os termostato mecânico são composto de materiais bimetálicos ou gases de expansão. São formados por um bulbo, que entra em contato com o produto ao qual se deseja controlar a temperatura. Esse bulbo é ligado a um elemento de conversão, geralmente um tubo de Bourdon, que converte a proporção entre a pressão exercida pelo bulbo, que é ocasionada pela mudança de temperatura, e a temperatura do ambiente.

  • Tipo eletrônico - Os termostatos eletrônicos possuem elementos sensores que podem ser termopares ou PT100 e emitem uma tensão proporcional à variação de temperatura possibilitando a conversão através de circuitos eletrônicos.
Publicidade:


Onde é comum encontrar termostatos e nos famosos marmiteiros quem nunca usou em, ele que controla a temperatura da aguá para manter as marmitas nem muito quente e nem muito fria.

Termostato em Marmiteiro
Também tem diversos chuveiros inteligentes que já são controlador por termostatos eletrônicos de ultima geração.


Bom pessoal espero que tenham gostado e tirado suas dúvidas a respeito do termostato, vamos aguardar o próximo artigo aqui no Blog Ensinando Elétrica.

Diagrama elétrico simples de um termostato:


Quer saber mais sobre esse esquema elétrico clique aqui!

Recomendamos:

Sensores elétricos o que são e quais tipos encontramos?

$
0
0
Fala galera, no artigo de hoje vamos abordar um tema bem legal falaremos sobre os sensores elétricos em geral que serão eles:
  • Sensor de Contato com Acionamento Mecânico
  • Sensor de Contato com Acionamento Magnético
  • Sensor de Proximidade
  • Sensor Fotoelétrico
  • E outros sensores 
Primeiro o que é um sensor?



São componentes que captam as informações necessárias no decorrer do processo automatizado e enviam ao circuito elétrico de controle.

Então temos:


O que seria o Sensor de Contato com Acionamento Mecânico?

Galera é uma chave elétrica acionada mecanicamente pelo movimento dos elementos de trabalho através do dispositivo atuador localizado no sensor. O elemento atuador pode ser curto, convencional, longo, com roletes, com salso rolete e, ainda, com rolete escamoteável.

Publicidade:



O acionamento através de rolete escamoteável ocorre somente em um sentido do movimento, enquanto nos outros tipos de atuadores, o acionamento ocorre nos dois sentidos.

O sensor de contato mecânico apresenta três terminais acessíveis, sendo o comum (C), o normalmente aberto (NA) e o normalmente fechado (NF), conforme mostro o exemplo abaixo:


Figura acima representa um Sensor de Contato com Acionamento Mecânico.

Quando o número de comutação do sensor é muito grande, seu uso não é aconselhável devido ao desgaste mecânico de seus contatos elétricos.

Sensor de Contato com Acionamento Magnético

Galera sensores magnéticos é uma chave acionada pelo campo magnético de um ímã. Esse tipo de sensor é utilizado quando se necessita de um grande número de comutação, quando as condições ambientais são adversas (poeiras, umidades etc.) e quando não há espaço suficiente para montagens de sensores com acionamento mecânico.

No cilindros com êmbolo magnético, o sensor é fixado sobre seu corpo, deixando sua haste completamente livre.

Esse tipo de sensor apresenta dois terminais acessíveis, podendo ser, construtivamente, normalmente aberto (NA) ou normalmente fechado (NF), conforme exemplo abaixo:


A figura acima representa sensores de contato com acionamento magnético.

Sensor de Proximidade

Galera sensores de proximidade são sensores com circuitos eletrônicos capaz de detectar aproximação de peças, fluidos, componentes, elementos de máquinas etc.

O acionamento ocorre sem que haja o contato físico entre o acionador e o sensor, aumentando com isso a vida útil do sensor.

O estágio de saída desse sensor é um transistor PNP ou NPN, podendo-se ter, ainda, as seguintes configurações elétricas: função NA de três terminais, função NF três terminais e a saída complementar (com quatro terminais acessíveis), como indica o desenho abaixo:

Desenho acima configurações Elétricos dos Sensores de Proximidade

Na saída do transistor PNP, a carga a ser acionada pelo sensor deve ser conectada entre o terminal negativo e o terminal NA ou NF. Já na saída com transistor NPN, a carga deve ser conectada entre o terminal positivo e o terminal NA ou NF, conforme a lógica de controle utilizada.

Publicidade:



O sensor de proximidade pode ser indutivo ou capacitivo, e sua simbologia pode ser observada abaixo:


Sensor de Proximidade Indutivo

Galera esse tipo de sensor detecta a aproximação de metais. O seu principio de funcionamento baseia-se na detecção da variação do campo magnético de alta frequência devido à aproximação de um objeto metálico, conforme exemplo abaixo:

Princípio de Funcionamento do Sensor Indutivo


Sensor de Proximidade Capacitivo

Galera esse tipo de sensor detecta a aproximação de materiais orgânicos, plásticos, pós, líquidos, madeiras, papeis, metais etc. O seu principio de funcionamento baseia-se na detecção da variação do campo elétrico de alta frequência devido à aproximação do objeto, conforme exemplo abaixo:

Princípio de Funcionamento do Sensor Capacitivo
Sensor Fotoelétrico

Sensor fotoelétrico é conhecido também como sensor óptico, e baseia-se na transmissão e recepção de luz infravermelha, que pode ser refletida ou interrompida pelo objeto a ser detectado. Esse sensor é composto por dois circuitos básicos, sendo um transmissor (LED - Diodo Emissor de Luz), responsável pela emissão do feixe de luz, e o receptor (fototransistor ou fotodiodo), responsável pela recepção do feixe de luz.

Sistema de Barreira

Os circuitos transmissor e receptor são encapsulados em unidades distintas e devem ser colocados um em frente ao outro, de modo que o receptor possa receber a luz transmissor. O sensor é acionado quando o objeto a ser detectado interrompe o feixe de luz, conforme exemplo abaixo:

Sistema de Barreira

O exemplo abaixo apresenta as configurações elétricas PNP e NPN do estágio de saída do sensor fotoelétrico com sistema de barreira.

Configurações Elétricas do Sistema de Barreiras
Sistema de Difusão

Os circuitos transmissor e receptor são encapsulados em uma única unidade. O acionamento desse sensor ocorre quando o objeto a ser detectado interrompe e reflete o feixe de luz emitido pelo transmissor, de acordo com o exemplo abaixo:

Sistema de Difusão
As configurações elétricas do estágio de saída do sensor fotoelétrico com o sistema de difusão são idênticas às do sensor de proximidade, como foi visto no exemplo acima.

Outros Sensores

Pessoal existem outras grandezas físicas importantes em alguns sistemas eletropneumáticos automatizados que devem ser consideradas. São elas, pressão, temperatura, massa etc.

Publicidade:



Até já falamos sobre esses sensores aqui no Blog Ensinando Elétrica mas vamos revisar novamente.

Sensor de Pressão ou Pressostato

Você pode consultar esse artigo completo clicando aqui, o pressostato é um dispositivo eletromecânico acionado pela pressão do ar ou de outros fluidos, tais como óleo, água, vapor e gás.

A atuação ocorre quando a pressão P do fluido é maior que a pressão regulada Pr na mola de contrapressão. Essa regulagem da mola é realizada por um parafuso existente no sensor P>Pr, a chave elétrica do pressostato é acionada, conforme exemplo abaixo:

O pressostato
Sensor de temperatura ou termostato

Você pode encontrar esse artigo completo clicando aqui, o termostato é um elemento movido pela ação da temperatura. A atuação acontece quando a temperatura T de um determinado ambiente é maior que a temperatura regulada Tr. Essa regulagem de temperatura é feita por potenciômetro graduado incorporado ao termostato. Quando T>Tr, a chave elétrica desse dispositivo é acionada, como exemplo abaixo:

Termostato Regulável

Quando a temperatura a ser controlada é fixa e sem muita precisão, a solução é utilizar um sensor acionado pela dilatação térmica de uma lâmina bimetálica, o exemplo abaixo apresenta esse dispositivo:


Concluímos então:

Para a escolha dos sensores elétricos devemos levar em considerações, entre outros, as seguintes especificações:
  • tecnologia usada e tipo de fixação
  • tensão de alimentação e corrente máxima de acionamento da carga
  • frequência máxima de comutação
  • histerese e ajuste de sensibilidade
Bom galerinha fico por aqui e até o próximo artigo, esterei preparando um artigo voltado para a área da elétrica pneumática.

Recomendamos:


O que é GRAFCET já ouviu falar? aprenda nesse artigo.

$
0
0
Fala amigos, belezura? no artigo de hoje vamos falar sobre GRAFCET talvez você nunca tenha ouvido falar nisso, mas saiba que é muito importante.

Grafcet e a programação de lógica sequencial em CLPs 

Antes de iniciar veja alguns exemplos montados noCADe SIMU.





Clique na imagem para ver em maior definição.

Em problemas nos quais as ações de comando são sequenciais ou então tempo dependentes, a modelagem lógica, representada unicamente com diagrama de relés pode ser difícil de se obter.

Técnicas utilizadas para descrever comportamentos sequenciais:

· Fluxogramas
· Diagrama de estado (autômatos)
· Redes de Petri
· Diagramas de Trajeto e Passo (acionamentos pneumáticos)
· Grafcet
· Outros formalismos


Grafcet – Gráfico Funcional de Comandos Etapa-Transição

Características do Grafcet:

· Facilidade de interpretação
· Modelagem do seqüenciamento
· Modelagem de funções lógicas
· Modelagem da concorrência
· Origem na França nos meados dos anos 70
· Norma IEC 848 (norma francesa NF C03-190)
· Fabricantes de CLP adotam o Grafcet como linguagem de programação
· Também denominado SFC (Sequential Functional Charts)

Descrição do Grafcet

Representação gráfica do comportamento da parte de
comando de um sistema automatizado.
Elementos de um Grafcet: etapas, transições, arcos,
receptividade, ações e regras de evolução.



Etapa:

Uma etapa é um estado no qual o comportamento do circuito de comando não se altera frente a entradas e saídas.

Em um dado instante uma etapa pode estar ativa ou inativa.

O conjunto de etapas ativas num determinado instante determina a situação em que se encontra o Grafcet.

Etapa inicial é a etapa que se torna ativa logo após início do funcionamento do Grafcet.

Transição:

Representada graficamente por traços nos arcos orientados que ligam etapas, a significar a evolução do Grafcet de uma situação para outra.

Em um dado instante, uma transição pode está válida ou não.

Uma transição está válida quando todas as etapas imediatamente precedentes estiverem ativas.

A passagem de uma situação para outra só é possível com a validade de uma transição, e se dá com a ocorrência da transição.

Arcos orientados

Indicam a seqüencialização do Grafcet pela interligação de uma etapa a uma transição e desta a outra etapa.

O sentido convencionado é de cima para baixo, quando não for o caso, deve-se indicá-lo.

Ação

As ações representam os efeitos que devem ser obtidos sobre os mecanismos controlados em uma determinada situação (“o que deve ser feito”).

Representam também ordens de comando (“como deve ser feito”).


As ordens de comando contidas em ações atuam sobre

· Elementos físicos do mecanismo controlado
· Elementos auxiliares do comando
· Interfaces homem-máquina

Uma ação pode conter ordens de comando do tipo: contínua, condicional, memorizada, com retardo, limitada no tempo e impulsional.

a) Ordem contínua


Tipo de ordem de comando cuja emissão depende da ativação da etapa a qual estiver associada.

b) Ordem condicional


Tipo de ordem de comando cuja emissão além da ativação da etapa associada, depende de uma outra condição lógica a ser satisfeita.

c) Com retardo


Trata-se do caso particular de ordem condicional em que a dependência é associada a um retardo de tempo.

d) Limitada no tempo


A ordem é emitida logo após a ativação da etapa, porém com duração limitada a um valor de tempo específico.

e) Impulsional



Semelhante à limitada, mas com tempo de duração “infinitesimalmente” pequeno (corresponde ao ciclo de varredura do CLP comum).

f) Em diversas etapas



g) Memorizada



Ação específica para ligar (SET) e outra para desligar (RESET).

Receptividade

É a função lógica combinacional associada a cada transição.

Quando em estado lógico verdadeiro, irá habilitar a ocorrência de uma transição válida.

Uma receptividade é associada a:

· Variáveis lógicas oriundas de sinais de entrada do sistema
· Variáveis internas de controle
· Resultado da comparação de contadores e temporizadores
· Informação do estado de uma outra etapa
· Condicionada a uma determinada situação do Grafcet



Uma receptividade também pode estar associada ao sentido de comutação de uma variável lógica, seja pela borda de subida, seja pela borda de descida.

Duas ou mais receptividades podem ocorrer ao mesmo tempo se forem correlatas.

Problema da simultaneidade de receptividades correlatas e sistemas com ciclos de varredura grande quando comparado com os tempos de transição do sistema.

Exemplo de receptividade associada à temporização:


Comportamento dinâmico do Grafcet

Situação inicial

Conjunto de etapas que devem estar ativas quando do início do funcionamento do sistema de comando. Composta de pelo menos uma etapa.


Simbologia para uma situação inicial.


Pode conter ações de inicialização do sistema.

Pode incluir etapas que se tornem ativas ciclicamente.

Estados do sistema de comando

Desenergizado
Energizado e inoperante
Energizado e operante

Exemplo de início de operação de um Grafcet comandado por outro Grafcet.


Evolução entre situações

A evolução de um Grafcet de uma situação a outra corresponde à ocorrência de uma transição.

Uma transição ocorre quando

· Estiver válida e
· A receptividade associada estiver verdadeira.

A ocorrência de uma transição possui tempo de duração impulsional (ciclo de varredura no CLP comum).

Na ocorrência de uma transição, ocorre a desativação de todas as etapas imediatamente precedentes, e a ativação de todas as etapas imediatamente seguintes.


Particularidade: se uma mesma etapa estiver em condições de ser simultaneamente ativada e desativada, ela permanece ativada.


Estrutura seqüencial

Seqüência única

Uma cadeia de etapas e transições dispostas de forma linear. Uma etapa é seguida de apenas uma transição, e uma transição é seguida de apenas uma etapa.


Grafismos em seqüências únicas:



Exemplo – Máquina de estampar peças

Elabore um Grafcet para a máquina de estampar peças descrita a seguir.



Seleção entre seqüências

Ocorrência de situações em que uma determinada seqüência deve ser executada no lugar de outras.


Divergência seletiva ou divergência em OU.

Uma divergência seletiva é precedida por uma etapa e sucedida por seqüências iniciadas por transições.

É recomendável que as transições numa divergência seletiva sejam receptivas e possuam condições lógicas mutuamente exclusivas entre si.

Regra de interpretação do Grafcet: a seqüência situada mais à esquerda terá prioridade de execução.

Convergência seletiva ou convergência em OU: retorno do Grafcet a uma estrutura linear.

Uma convergência seletiva é sucedida por uma etapa e precedida por seqüências finalizadas por transições.

Ambiguidades gráficas em divergências e convergências seletivas:



Exemplo: Máquina dispensadora de bebidas quentes.

Projetar o Grafcet para controle da máquina dispensadora de bebidas quentes descrita a seguir.



Casos particulares de seleção entre seqüências

Salto de seqüência

Repetições


Exemplo – Sistema de carregamento de vagões

Projete o Grafcet para o sistema de carregamento de vagões descrito a seguir.


Paralelismo e Sincronicidade

Quando duas ou mais seqüências devem ser executadas ao mesmo tempo.

Divergência simultânea ou divergência em E.

Uma divergência simultânea é precedida por uma transição e sucedida por seqüências iniciadas por etapas. Convergência simultânea ou convergência em E: retorno do Grafcet a uma estrutura linear.

Uma convergência simultânea é sucedida por uma transição e precedida por seqüências terminadas por etapas.

O paralelismo só é encerrado quando todas as suas seqüências estiverem concluídas (sincronicidade).

Poderia haver uma divergência simultânea não terminando numa convergência simultânea em um Grafcet.

Grafismos em divergências e convergências simultâneas:


Exemplo – célula de manufatura com mesa circular

Projete o Grafcet para controle de uma célula de manufatura com mesa circular descrita a seguir.




Confira um exemplo de Grafcet elaborado no CADe SIMU.



Confira o Vídeo da Simulação na Integra:




Autor do Vídeo página CADe SIMU

Em breve estarei criando outros exemplos de Grafcet no CADe SIMU para outras simulações, fico por aqui e até o próximo artigo.

Recomendamos:


Migraremos os Grupos de Elétrica do WhatsApp para o Telegram

$
0
0
Fala galera, ontem anunciei para todos os membros dos grupos de elétrica no WhatsApp que no dia 30 de março encerrarei todos os grupos de elétrica do WhatsApp e deixarei apenas 1 único grupo no Telegram.


WhatsApp foi e tem sido nosso melhor meio de comunicação direta com pessoas que tem o mesmo interesse que é aprender elétrica com pessoas experientes.

A troca de informações é muito importante para o desenvolvimento profissional de todos, agora porque vou usar o telegram ao invés do whatsapp?

Gostaria que vocês assistisse o vídeo abaixo onde eu explico porque desmancharei os grupos no whatsapp e vou manter apenas 1 grupo no telegram.




Confira o artigo sobre o aplicativo chat dos eletricistas clicando aqui!

Para participar pelo link do Grupo 

clique  https://t.me/joinchat/HbuWD1FkdaRapVd6j3d2Rw

Não se esqueça de baixar o Aplicativo Chat dos Eletricistas antes de solicitar o convite ou clicar no link acima:

Baixe agora nosso aplicativo clicando abaixo:

Botao-Download
Caso não estiver conseguindo baixar pelo botão " Download " acima, experimente o link secundário Clicando 


Curso Passo á Passo CADe SIMU 3.0

$
0
0
Amigos e Amigas que acompanham o Blog Ensinando Elétrica, através dessa página quero deixar uma recomendação para quem quer aprender comandos elétricos utilizando diretamente o programa CADe SIMU 3.0.



Quero que vocês se inscrevam no canal do youtube do meu amigo Marcos Antônio, ele esta começando sua trajetória no youtube e precisa de uma força então peço que antes de iniciar as aulas se inscreva no canal dele clicando no banner abaixo:

Canal @mantes da Elétrica


Estou acompanhando o passo á passo do curso do cade simu e conforme ele for liberando novos vídeos deixarei aqui na página disponível.

Aula 01 - Instalando e Configurando o CADe SIMU 3.0



Aula 02 - Primeiro projeto no CADe SIMU



Aula 03 - Relés temporizadores RE





Aula 04 - Relés temporizadores RTD




Aula 05 - Acionamento Bimanual




Aula 06 - Programador Horário



Em breve mais vídeo aulas disponíveis, lembre-se para acompanhar e fazer o treinamento no seu CADe SIMU você deve baixar a versão 3.0 em português clicando aqui!

Canal @mantes da Elétrica


Não se esqueça de se inscrever!

Comente abaixo o que esta achando da Vídeo Aulas.

Como utilizar o Inversor de Frequência no CADe SIMU e simular?

$
0
0
Fala amigos, por fim saiu nosso artigo mostrando passo á passo como vocês pode utilizar o inversor de frequência que temos no CADe SIMU realizar a montagens e fazer a simulação do equipamento.


Pessoal primeiramente peço a vocês que baixe a versão atualizada e em português será melhor para vocês realizar esses exercícios, basta acessar www.cadesimu.net e baixar a versão em português que foi traduzida por nós do Blog Ensinando Elétrica.

Publicidade:


Bom amigos, vamos ao primeiro passo que é encontrar o equipamento na biblioteca do CADe SIMU veja abaixo o exemplo de onde encontrar.


Na seção Soft e Inversores clique ali para escolher o equipamento inversor de frequência em c.a conforme exemplo abaixo, você vai trabalhar com apenas esses componentes em destaque que é o inversor e o controlador que é onde inserimos suas configurações.


Achado os componentes, você pode montar conforme exemplo abaixo, utilizamos um inversor monofásico onde sua saída permite acionar um motor trifásico. Monte como no exemplo abaixo para você conseguir montar e realizar a simulação corretamente.


Logo depois você vai inserir o controlador desse inversor conforme exemplo abaixo:


Posicione ao lado do circuito de potência conforme exemplo acima, logo mais você vai seguir o passo abaixo:


De dois cliques para renomear os dois componentes para o nome INV. para que o simulador entenda que se trata do mesmo componente.

Feito isso teremos o resultado abaixo certo!!


Pronto você inserir o inversor de frequência agora partiremos para inserção dos acionadores básicos.


Faça como no exemplo acima, utilize dois acionador do tipo com retenção no CADe SIMU esta descrito como NO interruptor, faça conforme exemplo acima exatamente.


Antes de simular, você da dois cliques no controlador para ver as opções de configurações, deixa a opção 2 fios e frequência minima 50Hz.


Sem alterar muita coisa no inicio faça uma breve simulação, observe que apertando B1 o motor devera ligar no sentido horário conforme exemplo acima.

Publicidade:


Apertando B2 o motor liga no sentido anti horário conforme exemplo abaixo:


Esse é a ligação básica para que o inversor funcione no CADe SIMU, vamos ver agora outras maneiras de liga-lo.


Ha detalhe você pode dar dois cliques no potenciômetro para alterar a frequência quando a simulação estiver rodando. Para inserir o potenciômetro basta dar dois cliques no controlador e escolher a opção potenciômetro analógico. Conforme em destaque abaixo:


Nesse mesmo circuito que montamos você também pode inserir um resistor para o sistema de frenagem, faça conforme exemplo abaixo.


O freio se acionará através do resistor somente quando a o motor terminar a contagem da frequência de desligamento, no caso configurei para que após desligar o motor a frenagem atua por 4 segundos, de dois cliques no controlador para determinar o tempo conforme exemplo abaixo:


Detalhe, acima dessa opção você também determina o tempo de aceleração e desaceleração, basta você modificar os valores e realizar as simulações para compreender melhor.

Publicidade:


Vamos ver agora alguns exemplos montador para utilização final e simulações interessante para fazer com esse componente vamos ver abaixo:

Circuito de Comando com Inversor de Freqüência, sentido horário e anti-horário


Simulado no sentido horário.


Simulador no sentido anti-horário.

Simulação CLP com Inversor de Freqüência + LADDER


Simulado sentido horário.


Simulado sentido anti-horário

Galerinha, monte esses exemplos e realize a simulação para vocês ver como é interessante simular com o CADe SIMU circuitos com inversores de frequência.

Veja o Vídeo na Integra:


Se você gostou desse artigo copie o link e compartilhe com seus amigos, mostre aos seus professores, e recomende a utilização do CADe SIMU para seu aprendizado didático.

Recomendamos:


Qual a corrente elétrica do meu motor trifásico?

$
0
0
Olá amigos passei alguns dias ausente aqui no blog devido á correria do dia á dia mas hoje achei um tempinho para trazer um novo artigo para vocês aqui no blog. Veja CURSO DE COMANDOS ONLINE!


Muitos eletricistas, tem dúvidas ou muitas vezes não sabe a maneira correta de realizar o cálculo para encontrar a corrente de um determinado motor elétrico trifásico.

Detalhes de placa de informações de um motor elétrico:


E no artigo de hoje é isso que vamos mostrar.

Primeiro:

Os circuitos de distribuição para instalações de motores, aquecimento, solda elétrica ou equipamentos industriais diversos deverão ser separados dos circuitos de iluminação, podendo os circuitos alimentadores ser comuns a ambos.

Motores Elétricos resumo

Motor elétricoé a máquina capaz de transformar a energia elétrica em mecânica, usando, em geral, o princípio da reação entre dois campos magnéticos.

Publicidade:


A potência mecânica no eixo é expressa em hp 1 (horsepower) ou cv (cavalo-vapor), ou mesmo em
kW.  O valor de 1 hp é 746 watts, o valor de 1 cv é de 735 watts.

Detalhadamente temos:


  • 1 hp = 1,0138697 cv = 745,6999 W
  • 1 cv = 0,98632 hp = 735,4987 W

A potência elétrica de entrada é igual aos hp do motor divididos pelo rendimento, que é da ordem de 80% para os motores médios e ainda maior para os grandes motores.

Cálculo Básico

A corrente aparente nominal do motor, em ampères, pode ser obtida por meio da seguinte expressão.


Então:
V = volts entre fases; 
cos = fator de potência; 
η = rendimento.

Observação: Se o motor for trifásico, aparece o fator  √3  no denominador.

Exemplos:

Exemplo 01:

Tenho um motor de 15 HP onde a potência em watts é de 11.190 watts ou 11.19 Kw, a tensão de alimentação será de 220V entre fases, fator de potência 0.9 (90%) e rendimento de 0.8 (80%).

Tendo os dados acima qual será a corrente desse motor?

Temos o resultado abaixo:


Certo, como chego nesse resultado 40A passo á passo? Bom não é preciso ser fera em matemática, veja como é simples.

Temos 15 x 756 multiplique e pegue esse resultado, então temos 11.190 que apenas convertemos a quantidade de HP em watts.

Se for CV faça o cálculo para CV porque da diferença considerável para motores de grandes potência.

Agora você vai multiplicar os valores da linha de baixo do exemplo, Raiz quadrada de 3 é 1.73, então multiplique na sequencia. 1.73 x 220 x 0.9 x 0.8 que é igual 274.034.

Temos dois valores final 11.190 é 274.034 subtraia esse valor 11.190 divido por 274.034 teremos 0.040 A e uns quebrados exatos = 40.83 Ampères

Você pode usar essa calculadora ONLINE para efetuar os cálculos.

Publicidade:


Exemplo 2:

Tenho um motor de 25 CV onde a potência em watts é de 18.375 watts ou 18.37 Kw, a tensão de alimentação será de 380V entre fases, fator de potência 0.95 (95%) e rendimento de 0.83 (83%).

Tendo os dados acima qual será a corrente desse motor?

Temos o resultado abaixo:

Certo, como chego nesse resultado 35A passo á passo? Bom não é preciso ser fera em matemática, veja como é simples.

Temos 25 x 735 multiplique e pegue esse resultado, então temos 18.375 que apenas convertemos a quantidade de CV em watts.

Se for HP faça o cálculo para HP porque da diferença considerável para motores de grandes potência.

Agora você vai multiplicar os valores da linha de baixo do exemplo, Raiz quadrada de 3 é 1.73, então multiplique na sequencia1.73 x 380 x 0.95 x 0.85 que é igual 530.8505.

Temos dois valores final 18.375 e 530.8505 subtraia esse valor 18.375 divido por 530.8505 teremos 0.034 A e uns quebrados exatos = 34.61 Ampères

Você pode usar essa calculadora ONLINE para efetuar os cálculos.

Bom galera, lembre-se que apenas chegamos ao resultado da corrente nominal aparente do motor você deve levar em considerações outros fatores antes de determinar os componentes na utilização da montagem do comando, contatores, relé térmico e disjuntores.

Continuaremos no próximo artigo.

Recomendamos:

Downloads de Arquivos .CAD para executar no CADe SIMU

$
0
0
Olá amigos, para você que quer aprender comandos elétricos recomendo baixar o CADe SIMU 3.0 em português, assim você pode realizar montagens de circuitos de comandos e simular.



Vou deixar alguns exemplos e o arquivo .cad para vocês baixar e abrir com o programa já instalado em seu computador.

Acionamento de Motor (Partida Direta)


Você pode editar esse arquivo por exemplo elaborando o sistema de iluminação para indicar o status do motor.

Baixe o arquivo referente ao esquema acima clicando abaixo:


Acionamento de Motor e Reversão de sentido de rotação ( Partida Direta com Reversão)


Você pode editar esse arquivo por exemplo elaborando o sistema de iluminação para indicar o status do motor.

Baixe o arquivo referente ao esquema acima clicando abaixo:


Diagrama de Comando Estrela - Triângulo motor de 6 terminais


Você pode editar esse arquivo por exemplo elaborando o sistema de iluminação para indicar o status do motor.

Baixe o arquivo referente ao esquema acima clicando abaixo:


Exemplo pratico acionamento de motor por temporizadores.


Você pode editar esse arquivo por exemplo elaborando o sistema de iluminação para indicar o status do motor.

Baixe o arquivo referente ao esquema acima clicando abaixo:


Acionamento de Motor com apenas um botão de pulso função liga/desliga.


Você pode editar esse arquivo por exemplo elaborando o sistema de iluminação para indicar o status do motor.

Baixe o arquivo referente ao esquema acima clicando abaixo:


Exemplo de temporizador tempo para desconexão, ao acionar o motor 1 quando se desligar, através da botoeira do tipo conjugada aciona o tempo a desconexão e o motor 2 fica ligado por apenas 7 segundo após o tempo se desliga.


Você pode editar esse arquivo por exemplo elaborando o sistema de iluminação para indicar o status do motor.

Baixe o arquivo referente ao esquema acima clicando abaixo:


Bom galerinha é isso esses exemplos são o caminho para vocês começar a treinar comandos elétricos, salve os arquivos e lembre-se de nomear com o final .cad e para abrir os exemplos vou deixar o vídeo abaixo para vc ver como funciona.


Lembre-se para baixar o CADe SIMU 3.0 em sua versão português clique aqui agora mesmo, é muito melhor para você aprender comandos elétricos utilizando o programa na versão português.

Caso você precise aprender Comandos Elétricos convido vocês para estar fazendo nosso treinamento 100% ONLINE em um Curso super acessível por um valor inimaginável.

Clique aqui para saber como fazer o curso de comandos elétricos ONLINE.

O que é e como instalar DPS? Fotos de Exemplos e Esquemas de Ligação

$
0
0
Olá amigos tudo bem com vocês? espero que sim no artigo de hoje vamos falar sobre DPS o que é e como instalar nos painéis de distribuições.


O DPS – dispositivo de proteção contra surto, 

é um dispositivo que desvia os surtos de tensão que acontecem na rede elétrica, provocadas por descargas atmosféricas, entre outros, e tem um papel fundamental na proteção dos dispositivos elétricos instalados dentro de sua residência/indústria. A norma brasileira de instalações elétricas NBR 5410/2014 e a Norma Brasileira de SPDA NBR 5419/2015 tratam da obrigatoriedade do uso do DPS.

Exemplos de Aplicação de DPS (desenhos retirados da web)



Exemplo acima, mostra uma instalação do tipo trifásica + neutro + terra. Instalação TN-S que significa (terra neutro - separados)


Exemplo acima mostra uma instalação trifásica + neutro + terra. Instalação do tipo TN-C-S que é quando as funções de neutro e proteção são combinadas em um único condutor em uma parte da instalação.


Exemplo acima mostra uma ligação trifásica + neutro onde o neutro já é aterrado chamado de TN-C onde a funções de neutro e de proteção são combinadas em um único condutor ao longo de toda a instalação (essa ligação não é muito recomendada) e sim a TN-S.

Publicidade:




Obs: A confiabilidade do esquema TN, particularmente quando a proteção contra contatos indiretos for realizada por dispositivos á sobrecorrente, fica condicionada à integridade do neutro, o que, no caso de instalações alimentadas por rede pública em baixa tensão, depende das características do sistema da concessionaria.


Exemplo acima, mostra exemplo final de um pequeno projeto de como poderia ficar a alimentação final dos DPS junto a DRs e disjuntores de distribuições. Esquema TN-S.

Publicidade:




Não tem segredo na inserção de DPS no quadro alimentador pode observar alguns exemplos básicos abaixo:

Para rede trifásica
Para rede monofásica

Para rede Bifásica

Para rede Trifásica

Veja um pequeno vídeo didático da Clamper sobre a instalação de DPS muito bom e interessante para seu aprendizado.


Continuando abaixo vocês pode ver exemplos de pequenos quadros elétricos com a inserção do dispositivo DPS em seu sistema.


Em vermelho esta 3 dispositivos DPS para as fases e 1 para neutro.


Acima temos também um dos painéis que trabalhei em destaque em vermelho os DPS para proteção desse quadro de distribuição.


Acima também podemos observar a instalação do DPS ligado nas fases e no neutro para o terra.


Acima também pode observar em destaque em vermelho a inserção dos dispositivos DPS em um dos quadros que trabalhei.

Publicidade:




Significado das Letras

Primeira letra - Situação da alimentação em relação à terra:

T - um ponto diretamente aterrado
I - isolação de todas as partes vivas em relação à terra ou aterramento através de uma impedância

Segunda letra - Situação das massas da instalação em relação à terra:

T - massas diretamente aterradas, independentemente do aterramento eventual de um ponto de alimentação.
N - massas ligadas diretamente ao ponto de alimentação aterrado (em corrente alternada, o ponto aterrado é normalmente o ponto neutro)

Outras letras (eventuais) - Disposição do condutor neutro e do condutor de proteção:

S - funções de neutro e de proteção assegurada por condutores distintos.
C - funções de neutro e de proteção combinadas em um único (condutor PEN)

Galera para compreender melhor sobre tipo de aterramentos deixaremos para o próximo artigo aqui no blog ensinando elétrica.

Recomendamos:


Como fazer um Comando com Sirene (alarme) e um Cala-Sirene?

$
0
0
Olá amigos tudo bem, hoje depois de um longo dia de trabalho arrumei um tempinho para trazer mais um ensinamento para vocês na área de comandos elétricos.



Hoje vamos ver como você pode incrementar em seus circuitos de comando um sistema de alarme onde irá soar uma sirene caso de problema no motor elétrico. Existem diversos tipos tamanhos e sons diferentes para sirenes de aviso, mas o comando será o mesmo.

Publicidade:



A proposta desse exercício é a seguinte se o motor acusar sobrecarga o relé térmico ira atual e acionar a sirene e uma sinalização no painel indicando falha, e também inserir um botão chamado " cala sirene " onde ao pressionar a sirene se desliga e permanece apenas a sinalização.

Eu sempre vejo esse tipo de comando instalado nos painéis de comandos das industrias que eu visito, pois bem para fazer essa atividade você precisará baixar o CADe SIMU pode clicar aqui.

Se você já tem prática no CADe SIMU será mais fácil montar conforme os exemplos abaixo, primeiramente você vai montar o circuito de potência conforme exemplo:


Temos alimentação trifásica + pe, insira disjuntor o contator e o relé térmico seguido do motor trifásico, você pode por um fio positivo e um negativo para o circuito de comando em exemplo.


Conforme exemplo acima, você vai fazer o circuito de uma partida direta e nada mais, veja como deverá ficar seu comando igual ao esquema acima, pois após ter feito começaremos a inserir o comando para a sonorização e o cala-sirene.


Esta vendo a barra separando um circuito do outro? você vai fazer exatamente igual, nomeando conforme exemplo acima, e inserindo a fiação exatamente igual acima, faça tudo com calma para não ocorrer erro na sua simulação. Feito o passo á passo você terá o resultado abaixo:


Você pode simular o circuito e testar o sistema da partida do motor mas sem ainda tem clicando no RT para que ele atue. Vamos continuar abaixo:


Observe pelo desenho acima, onde eu pressiono o componente RT para que ele simule a sobrecarga, então assim aciona-se a sinaleira e a buzina (sirene, alarme etc).

Publicidade:



Ainda sim para que se desligue apenas a sirene preciso pressionar o botão B2 vamos ver o exemplo abaixo:


Então ao pressionar B2 a sirene para de soar ficando apenas o aviso visual acionado, este da-se o nome "cala-sirene", quer ver o funcionamento do circuito através de um vídeo vamos ver abaixo:


Galera, é muito legal fazer esse comando, lembrando que ele pode ser feito com qualquer tipo de partida de motor, seja direta, estrela triângulo ou qualquer outro, a maioria dos painéis de comando deve ter esse sistema de alerta integrado. OK

Até o próximo artigo fui.... Felipe Vieira - Blog Ensinando Elétrica.

Recomendamos:

Disjuntores tem polaridade?

$
0
0
Olá amigos hoje dia 01 de abril, nosso primeiro artigo do mês de abril aqui do Blog, e nesse artigo vamos tirar a dúvida de muitos eletricistas e estudantes.



Disjuntor tem polaridade? tenho sempre que entrar com as fases na parte de cima? posso entrar com as fases por baixo também?

Publicidade:


Calma são 2 perguntas, primeiro disjuntor termomagnético NÃO tem polaridade! segundo você pode sim ou alimentar por cima ou por baixo tanto faz, vai da estética e do momento da montagem do seu QGD. (Quadro Geral de Distribuição).



O que os disjuntores faz? eles são dispositivos que garantem, simultaneamente, a manobra  e a proteção contra correntes de sobrecarga e contra correntes de curto-circuitos.

Nada mais!

Publicidade:



Se você for montar um quadro elétrico com barramentos, não tem segredo nenhum, pois terá o disjuntor geral, que é claro a alimentação entrará por cima e na parte de baixo encaixará os barramentos de cobre, veja os exemplos abaixo:


Esses tipos de quadros é mais montados na área industriais, e em grandes construções no caso de residências não é comum encontrar esses tipos de quadros elétricos de distribuições, veja que temos o disjuntor geral, e os dos circuitos nas laterais. Veja outros exemplos:


Para esses tipos de quadros não utiliza-se os barramento tipo pente, e se você quer um quadro que esteja com DR DPS e de acordo com a norma veja esse exemplo abaixo:


Esse foi um dos quadros que montamos em uma das OBRAS, esse esta de acordo com a NBR5410 ok onde exige o DR DPS para que esteja de acordo.

Publicidade:


Agora em relação aos quadros de elétrica de residências, é comum ter que por pentes de barramento para jampear as fases, certo.



Você deve usar os pente de barramento, existe no mercado os modelos para uma fase, duas fases e três fases.

Pente Tripolar

Pente Bipolar

Pente Unipolar



Você utiliza o pente para não ficar essa cagada ai em cima, serviço feio e nem um pouco profissional.


Você deve sim usar o pente de barramento ao invés de jampear utilizando fios, seu serviço vai ficar muito mais profissional. Veja outro exemplo de um pequeno painel com a utilização do barramento tipo pente.


Pessoal, agora em relação ao posicionamento, devo por o barrapente por cima ou por baixo? como dito acima os disjuntores não tem polaridade, você coloca da forma que achar melhor que ficará a estética.

Por exemplo: Opção 01.


Alimentação trifásica vem e entra por baixo do disjuntor geral e o barramento fica por cima, e distribui os circuitos por baixo, é uma opção.

Publicidade:


Por exemplo Opção 02.


Lembre-se você sempre deve deixar um disjuntor como GERAL no quadro por mais que ele seja pequeno, pois tem eletricistas que entra com as fases junto ao pente na parte de cima, não deixando nenhum disjuntor como geral.

Esta é a dica de hoje e até a próxima.

Recomendamos:

Quadro de Comando para Iluminação Externa

$
0
0
Olá amigos Felipe Vieira aqui, e no artigo de hoje vamos mostrar como você pode automatizar um painel para iluminação externa, seja para lojas vitrines, ou painéis luminosos de publicidade, ou até mesmo todo a iluminação do seu jardim.

Lembre-se Curso de Comandos Elétricos acesse - www.comandoseletricos.net


Você pode montar um exemplo utilizando o software CADe SIMU vou deixar o link para vocês baixar no final do artigo.

Publicidade:


Bom é comum as pessoas automatizar luminárias holofotes ou demais tipos de lâmpadas, para que ligue apenas a noite isso utilizando apenas uma fotocélula ou até mesmo a fotocélula em conjunto ao contator certo.

Você pode ler esse artigo sobre fotocélula em contator clicando aqui!

Mas se seu projeto for mais complexo, você precisa de um pequeno projetinho elétrico, vamos ter como exemplo esse painel abaixo:


Observamos que todos circuitos de iluminação para uma loja provavelmente área externa será acionada por um programador horário programado, ou seja mantendo sempre os disjuntores ligados o programador acenderá e apagará os circuitos nos horários definidos de segunda á segunda.

Publicidade:


Por exemplo liga a partir das 18:00 e desliga as 05:00 da manhã automaticamente 7 dias da semana essa á a vantagem principal de se utilizar o programador horário.

Como você pode montar um circuito desse? Veja a resposta abaixo com esse belo exemplo do circuito de comando do painel acima fizemos no CADe SIMU.


Você pode baixar o CADe SIMU e experimentar montar para simular e compreender o funcionamento, ou se preferir pode dar um PLAY no vídeo da simulação abaixo:


Atenção atente-se ao tipo de programador que você irá comprar e também a tensão da bobina do seu contator de do relé de interface, tem que ser sempre a mesma tensão da rede alimentadora.

DOWNLOAD DO CADE SIMU EM PORTUGUÊS

Faça a distribuição correta dos circuitos caso utiliza rede trifásica, bom galerinhaa dica de hoje é essa, lembre-se esses tipos de artigos você só encontra aqui no Blog Ensinando Elétrica, confira abaixo artigos recomendados:

Recomendamos:

Treinamento ONLINE em Comandos Elétricos

$
0
0
Olá amigos, quero fazer esse convite especial a vocês que acompanham o Blog Ensinando Elétrica, a realizar nosso treinamento ONLINE em Comandos Elétricos.



Desdo lançamento do curso na plataforma ONLINE, já temos inscritos 3489 alunos no curso, esse curso é muito bom e o mais acessível na internet.

PESSOAL EM BREVE ESTAREMOS REGRAVANDO TODAS AS VÍDEO AULAS OU SEJA VAMOS DAR UM UPGRADE E ATUALIZAR AS AULAS ATUAIS ENTÃO APROVEITE AGORA PARA ADQUIRIR. POIS LOGO MAS O VALOR SERÁ REAJUSTADO.

Comandos Elétricos é simples e você não precisa pagar caro se quer aprender o que realmente importa. Outro detalhe você não perderá seu acesso, aqui o acesso a plataforma online é vitalicio.


Ao realizar o curso e assistir todas as vídeos aulas, você passará por um teste para no final do curso poder solicitar seu certificado de conclusão.

Veja abaixo o modelo frente é verso, lembre-se nosso certificado é válido em todo território nacional.

Modelo Frente



Modelo Verso



Nosso certificado contém código QR para cada aluno que realizou o treinamento ONLINE, assim a empresa que você apresentar o certificado pode consultar a veracidade do seu certificado.

Isso também protege contra fraudes e falsificação, já que é impossível gerar códigos QR fora da área administrativo da plataforma online.

Conteúdo do Curso: São 3 módulos os principais e essenciais para você aprender o que realmente importa em comandos elétricos. (São vídeo aulas passo á passo) e apostilas para auxiliar nos seus estudos.

Módulo 01


Introdução á Comandos Elétricos, conheça cada componente e sua função, leitura e interpretação de diagramas, elaboração de diagramas de comandos do zero, treinamento no CADE SIMu exclusivo incluso.

➤ Módulo 02

Introdução á Motores Elétricos, Fechamento e Ligação de Motores Elétricos Trifásicos e Bifásicos de 6 pontas, 12 pontas e 9 pontas. Cálculos de dimensionamento de fusíveis, contatores, relés térmico, disjuntores, dimensionamento de cabos, disjuntor motor dentre outros.

➤ Módulo 03

Montagem dos Circuitos de Potência e de Comando de todos os tipos de chaves de partida de motores elétricos, como: Partida Direta, Reversão, Compensada, Estrela - Triângulo 6 e 12 pontas, Comando de bomba caixa d'água, Disjuntor Motor.

Veja o curso através do Aplicativo do Blog Ensinando Elétrica, com seu usuário e senha basta acessar a aba "plataforma online" e realizar o login para ver o curso pelo seu celular.

Baixe o App clicando aqui!

Quanto vou pagar para realizar esse Curso?

Para os primeiros 100 novos alunos, esse curso sai por apenas R$85.90 sim isso mesmo, parcela única.

Felipe por que seus cursos é tão em conta? galera foi escolha minha, não julgue o valor pelo o que você pode encontrar pois saiba que é um excelente curso com uma didática bem abordada.Já treinamos mais de 3853 alunos desdo lançamento desse treinamento em 2016.



** Se você não gostar do curso no período de 30 dias, fazemos a devolução do seu dinheiro.

** Após a compra no prazo de 2 horas, seu login e senha será enviado em seu e-mail para acessar a plataforma ONLINE e inciar seu curso em comandos elétricos. Dúvidas? me contate pelo WhatsApp (15) 996867998 Felipe Vieira.

Veja abaixo a opinião de quem já concluiu o curso na nossa plataforma ONLINE.













São testemunhos reais e verdadeiros de alguns alunos que já concluirão o curso de comandos elétricos na nossa plataforma ONLINE.

Outro detalhe importante, seu acesso nunca será deletado ao contrario do que os outros sites oferece que á apenas 1 ano de acesso, aqui seu acesso será vitalicio, você pode rever as aulas quando e onde quiser mesmo que você já tenha concluído o curso.

Dúvidas? WhatsApp (15)99686-7998 Felipe Vieira.

Um Livro de Comandos Elétricos IDEAL.

Felipe qual livro em comandos elétricos você nós indicaria para comprar para estudar no dia a dia?
Galera se vocês puderem comprar esse livro abaixo em destaque recomendo, pois 70% dos alunos acabam comprando pela ricas e exclusivas informações e ensinamento nele contido.


Para saber como comprar basta clicar abaixo no botão para ver informações completas sobre esse excelente livro.



A campainha mais fácil de instalar do mundo.

$
0
0
Saiba como instalar uma campainha sem fio em minutos, essa é a melhor maneira que você pode alem de economizar é claro, em que não necessita contratar um especialista. Faça você mesmo!



Bom no artigo de hoje quero deixar uma dica bem legal para quem tem interesse em instalar uma campainha sem fio para sua residência, digo campainha simples o famoso "din don".

Patrocinadores:

Agora você deve ter visto acima, " CAMPAINHA SEM FIO " certo é isso mesmo você pode comprar uma campainha  e você mesmo pode instalar.

Sem você precisar ter conhecimento em elétrica, ou até mesmo sem necessidade de contratar alguém para fazer isso para você.

Eu comprei uma para colocar aqui em casa, e paguei apenas R$ 8 Reais perto de casa, na internet esta cerca de R$ 12 Reais, mas não compensa pelo frete enfim gostei bastante pela praticidade de não precisar passar nenhum tipo de fiação.



Alguns modelos dessa campainha necessita de tomada para que a campainha fique ligada, procure o modelo que utiliza-se apenas pilhas.

Veja o exemplo abaixo de como são essas pilhas:


Nos dois aparelhinhos necessita de pilhas tanto na campainha quanto no botão de acionamento.


Detalhe esse botão pode ficar na chuva que não estraga, (experiencia própria) porém aonde vai suar o aviso deve ficar no coberto.

Patrocinadores:


Essa campainha ainda possui um botão atrás para você escolher um determinado toque (aviso) quando alguém apertar a campainha.

São 32 toques para sua escolha.

Pessoal, no trabalho atual que estou fazendo que é em um hospital, é comum ter esse tipo de campainha para ser atendido, ou seja é muito pratica pode ser aplicado para diversas situações.

Sua capacidade máxima é de 100 metros (nesse modelo em questão) porem nunca testei nessa distancia então não sei se pega mesmo, se sua casa tiver bastante parede pode ser que as vezes não toque, pois utiliza-se o sistema wireless.


Detalhe se você mora em apartamentos, e você sabe que tem dessas campainhas já instalada pode ser que de interferência entre elas ou seja se você apertar toca a sua e de outro morador. É mais ideal mesmo para residencias.


Bom pelo custo beneficioé ótimo e já quebra um bom galho, já que não precisa de nenhum tipo de instalação de fiosé só colar com a dupla face e já era. A pilha dura mais ou menos 1 ano segundo os fabricantes.

Patrocinadores:


Veja o vídeo abaixo do funcionamento da campainha.


Galerinha peço desculpa pela ausência, pois estou com um trabalho muito importante em um hospital e realmente vou ter pouco tempo para nosso blog, tentarei fazer artigos aos finais de semana.

Você já conhecia esse voltímetro para painel?

$
0
0
Fala galera, tudo bem? espero que sim e no artigo de hoje quero mostra para vocês esse voltímetro em 22 mm que serve para ficar na porta do painel de comando ou outro quadro de elétrica em geral.


Quer monitorar a tensão do seu painel elétrico sem mesmo ter que abrir e testar com o aparelho multímetro? você pode inserir esse componente que custa cerca de 15 reais e monitora tensões entre 60 até 500 Volts.

Publicidade:


Veja como fica no painel:


Esse quadro de comando contem um sistema de acionamento de bomba de incêndio com o comando estrela - triângulo veja como fica bom com o pequeno voltímetro ali na porta do painel,


Como disse no caso o modelo é para tensão 60 Vca até 500 Vca ou seja vai medir corretamente tanto para 127V ou 220V ou até mesmo 380V, porem ele so monitora duas fases.

Diagrama elétrico:


Caso você queira colocar também no circuito de potência você pode colocar dois voltímetro conforme exemplo acima. Pois vai monitorar o sistema trifásico (RST), por um custo de 30 reais mais ou menos.

Veja o vídeo abaixo:


Bom galera a dica do dia é essa caso tenha gostado se inscreva no canal e seja um seguidor do Blog Ensinando Elétrica, em breve estarei de volta com mais novidades!

Hail Eletricistas :)

Recomendamos:


Comando teste de lâmpadas (sinaleiras) como fazer?

$
0
0
Olá galera beleza, hoje arrumei um tempinho a trazer mais um ensinamento da área de comandos elétricos, você sabe fazer um comando teste de lâmpadas?


Galera o comandinho teste de lâmpada consiste em uma botoeira de pulso onde se aciona-se um contator auxiliar exclusivo em que sua finalidade nada mais é que efetuar o teste de todas as lâmpadas sinalizadores do seu painel de comando.

Publicidade:


Ou seja você pode inserir esse sistema no seu painel de comando, onde a principal finalidade é efetuar testes para que se caso tenha lâmpadas queimada a troca possa seu feita de imediato.



Pois caso tenha lâmpadas desligadas (queimadas) talvez você possa confundir se o sistema esta ou não "energizado" ou até mesmo o motor acionado, ou também se de falha no térmico. Então é de extrema importância esse sistema em painéis de comando onde temos grandes números de sinaleiras indicativa de status - LIGADO/DESLIGADO/FALHA/ MOTOR 1 / MOTOR 2 ETC.

Confira abaixo o diagrama prático para que um sistema desse seja realizado: (clique para aumentar)


Galera caso vocês já tenham o programa CADe SIMU no seu computador e deseja baixar esse exemplo para fins didáticos basta clicar abaixo e baixar o arquivo .cad



Veja abaixo o vídeo da simulação do exemplo acima onde utilizamos

Publicidade:


o programa CADe SIMU para efetuar a elaboração do exemplo:


Lembre-se galera caso você precise aprender comandos elétricos não exite em visitar o site abaixo onde você pode efetuar um treinamento 100% ONLINE e ainda receber seu certificado 100% válido em todo território nacional.

Link ⇢ www.comandoseletricos.net

Confira abaixo o vídeo do exemplo na pratica onde eu tive a oportunidade de ver um sistema desse em funcionamento, lembre-se é de extrema importância que um sistema desse seja adicionado em seu painel de comando.



Agradeço a vocês se compartilhar essa publicação com seus amigos e redes sociais, fique com Deus e até o próximo artigo. Tchau Tchau!!!

Recomendamos:

Programa para fazer projetos elétricos - QElectroTech versão atualizada

$
0
0
Olá galera, quero disponibilizar para vocês a versão atualizada do programa QElectroTech que trata-se de um software para elaboração em projetos elétricos em gerais, as possibilidades são infinitas e tenho certeza que esse programa irá te ajudar com seus projetos. Link download final do artigo!


Primeiro quero relatar que esse software é totalmente GRATUITO e qualquer pessoa pode utilizar, o site oficial esta disponível abaixo, recomendo você visitar pois há uma grande quantidade de matérias ensinando a utilizar esse programa e diversos exemplos de aplicações.


Site Oficial ⇒ https://qelectrotech.org/

Um pouco sobre esse programa e para quem ele serve....

QElectroTech permite desenhar qualquer projeto de circuito elétrico usando um número muito grande de componentes de biblioteca. Os componentes da biblioteca incluem bobinas, terminais, transdutores, válvulas de controle, trocadores de calor e muitos outros componentes. Além disso, você pode adicionar rótulos ou texto ao circuito para cada fio, potencial de nó e componente que eu realmente gosto.

Publicidade:



QElectroTech lhe dá a opção de salvar o circuito, imprimi-lo ou exportá-lo para png, jpeg, bmp e svg.

Trabalhando com a QElectroTech para desenhar o projeto de circuitos elétricos:

O QElectroTech é muito simples de usar e serve apenas a uma finalidade, ou seja, funciona como um bom software de projeto de circuitos elétricos. Para desenhar um circuito elétrico, você pode navegar até a lista de componentes no lado esquerdo da interface do usuário, selecionar o componente e arrastá-lo na interface.



Conectar os componentes é fácil e eu gosto da opção de adicionar rótulos e texto aos nós individuais, fios e componentes. Eu também gosto que você pode adicionar imagens ao design do circuito elétrico. É um bom recurso quando você tem outros circuitos de imagens externas. Você pode simplesmente importar a imagem e tornar o projeto do circuito elétrico mais significativo ou completo.

Publicidade:



Após o término do seu trabalho, você pode simplesmente salvá-lo como imagem, arquivo pdf, imprimi-lo ou salvá-lo como PS (arquivo post script).

Propriedades de diagrama também é um recurso interessante que a QElectroTech oferece. Nesta ferramenta, você pode editar a vista do modelo, o título, o autor, definir o ângulo das etiquetas do condutor e as cores do condutor. Você pode usar esse recurso para melhorar a aparência do projeto de circuitos elétricos.

Recursos da QElectroTech:

  • Opção de pesquisa para pesquisar o componente.
  • Modo de seleção e modo de visualização: No modo de seleção, você pode adicionar e editar componentes e no modo de visualização, você pode evitar quaisquer alterações nos componentes.
  • Grandes categorias de componentes que incluem:
  • Medindo instrumentos
  • Automação
  • Terminais
  • Componentes de energia
  • Transdutores
  • Componentes mecânicos
  • Sensores
  • Receptores
  • Semicondutores
  • Fontes
  • Pinos de conectores e muito mais.
  • Opção para adicionar autor e data para o design do circuito.
  • Opção para adicionar imagens ao circuito.
  • Opção para adicionar texto à imagem.
  • Zoom da roda do mouse: o zoom funcionou muito bem. É uma ferramenta muito útil quando você trabalha com projetos de circuitos complexos com muitas conexões e componentes.
  • Componentes mecânicos e eletrônicos.

Conclusão:

A QElectroTech é simples para desenhar um projeto de circuito elétrico. Eu era capaz de colocar e projetar circuitos usando diferentes componentes elétricos com muita facilidade e notei que não havia lags enquanto movia os componentes. O que realmente me impressionou é a ampla gama de componentes elétricos, alguns mecânicos e alguns componentes eletrônicos. Se você estiver procurando por um software para projetar circuitos elétricos, experimente o QElectroTech.

Abaixo você pode baixar uma das versões de acordo com seu Windows seja ele 32 bits ou 64 bits.

Baixe a versão 32 bits clicando abaixo


Baixe a versão 64 bits clicando abaixo

Atenção, esse programa NÃO SIMULA o circuito este serve para você criar seus projetos elétricos então tenha sempre certeza que o mesmo não há erros.
Publicidade:



Espero que tenham gostado do artigo e até á próxima, seu amigo eletricista Felipe Vieira, TMJ!!!! assim que der faço umas vídeo aulas mostrando como utilizar esse programa.

Recomendamos:


O que você esta esperando? Venha aprender Comandos Elétricos!

$
0
0
Olá amigos, quero fazer esse convite especial a vocês que acompanham o Blog Ensinando Elétrica, a realizar nosso treinamento ONLINE em Comandos Elétricos.



Desdo lançamento do curso na plataforma ONLINE, já temos inscritos 3789 alunos no curso, esse curso é muito bom e o mais acessível na internet.

Confira o vídeo abaixo e venha fazer comandos elétricos com quem tem experiência e evite os cursos caros.



PESSOAL EM BREVE ESTAREMOS REGRAVANDO TODAS AS VÍDEO AULAS OU SEJA VAMOS DAR UM UPGRADE E ATUALIZAR AS AULAS ATUAIS ENTÃO APROVEITE AGORA PARA ADQUIRIR. POIS LOGO MAS O VALOR SERÁ REAJUSTADO.

Comandos Elétricos é simples e você não precisa pagar caro se quer aprender o que realmente importa. Outro detalhe você não perderá seu acesso, aqui o acesso a plataforma online é vitalicio.


Ao realizar o curso e assistir todas as vídeos aulas, você passará por um teste para no final do curso poder solicitar seu certificado de conclusão.

Veja abaixo o modelo frente é verso, lembre-se nosso certificado é válido em todo território nacional.

Modelo Frente



Modelo Verso



Nosso certificado contém código QR para cada aluno que realizou o treinamento ONLINE, assim a empresa que você apresentar o certificado pode consultar a veracidade do seu certificado.

Isso também protege contra fraudes e falsificação, já que é impossível gerar códigos QR fora da área administrativo da plataforma online.

Conteúdo do Curso: São 3 módulos os principais e essenciais para você aprender o que realmente importa em comandos elétricos. (São vídeo aulas passo á passo) e apostilas para auxiliar nos seus estudos.

Módulo 01


Introdução á Comandos Elétricos, conheça cada componente e sua função, leitura e interpretação de diagramas, elaboração de diagramas de comandos do zero, treinamento no CADE SIMu exclusivo incluso.

➤ Módulo 02

Introdução á Motores Elétricos, Fechamento e Ligação de Motores Elétricos Trifásicos e Bifásicos de 6 pontas, 12 pontas e 9 pontas. Cálculos de dimensionamento de fusíveis, contatores, relés térmico, disjuntores, dimensionamento de cabos, disjuntor motor dentre outros.

➤ Módulo 03

Montagem dos Circuitos de Potência e de Comando de todos os tipos de chaves de partida de motores elétricos, como: Partida Direta, Reversão, Compensada, Estrela - Triângulo 6 e 12 pontas, Comando de bomba caixa d'água, Disjuntor Motor.

Veja o curso através do Aplicativo do Blog Ensinando Elétrica, com seu usuário e senha basta acessar a aba "plataforma online" e realizar o login para ver o curso pelo seu celular.

Baixe o App clicando aqui!

Quanto vou pagar para realizar esse Curso?

Para os primeiros 100 novos alunos, esse curso sai por apenas R$85.90 sim isso mesmo, parcela única.

Felipe por que seus cursos é tão em conta? galera foi escolha minha, não julgue o valor pelo o que você pode encontrar pois saiba que é um excelente curso com uma didática bem abordada.Já treinamos mais de 3853 alunos desdo lançamento desse treinamento em 2016.



** Se você não gostar do curso no período de 30 dias, fazemos a devolução do seu dinheiro.

** Após a compra no prazo de 2 horas, seu login e senha será enviado em seu e-mail para acessar a plataforma ONLINE e inciar seu curso em comandos elétricos. Dúvidas? me contate pelo WhatsApp (15) 996867998 Felipe Vieira.

Veja abaixo a opinião de quem já concluiu o curso na nossa plataforma ONLINE.













São testemunhos reais e verdadeiros de alguns alunos que já concluirão o curso de comandos elétricos na nossa plataforma ONLINE.

Outro detalhe importante, seu acesso nunca será deletado ao contrario do que os outros sites oferece que á apenas 1 ano de acesso, aqui seu acesso será vitalicio, você pode rever as aulas quando e onde quiser mesmo que você já tenha concluído o curso.

Dúvidas? WhatsApp (15)99686-7998 Felipe Vieira.

Um Livro de Comandos Elétricos IDEAL.

Felipe qual livro em comandos elétricos você nós indicaria para comprar para estudar no dia a dia?
Galera se vocês puderem comprar esse livro abaixo em destaque recomendo, pois 70% dos alunos acabam comprando pela ricas e exclusivas informações e ensinamento nele contido.


Para saber como comprar basta clicar abaixo no botão para ver informações completas sobre esse excelente livro.

Compre esse Livro por Apenas R$ 109.90 aqui no Blog Ensinando Elétrica o envio é imediato a confirmação do pagamento.


Viewing all 606 articles
Browse latest View live


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>