Quantcast
Channel: Blog Ensinando Elétrica
Viewing all 606 articles
Browse latest View live

O melhor lugar para baixar Wallpaper (papel de parede) em eletricidade para seu PC ou Celular.

$
0
0
Olá amigos hoje vou mostrar para vocês um excelente site para vocês baixar papel de parede para seu celular ou computador, eu adorei os modelos é muito difícil escolher o mais bonito.


Na categoria "eletricidade" tem mais de 1920 modelos de wallpaper em HD de extrema qualidade, recomendo você baixar pelo computador para ver a real qualidade das imagens é muito top.

Veja alguns modelos que achei bem legal.





E após pesquisar algumas imagens bem legais resolvi escolher uma imagem e deixar de papel de parede no meu PC.


Bom galera acesse agora mesmo pelo botão abaixo você será redirecionado ao site oficial para baixar as wallpaper já na categoria " eletricidade ".



Download Software LogixPro Full versão + Instalação

$
0
0
Nesse post mostrarei como realizar a instalação do software LogixPro SLC 500, um software para se aprender programação em clp.



Ideal para estudantes de automação e quem queira dar um passo diferente em sua carreira e sair do básico.

LogixPro foi o software que meu professor apresentou aos alunos no curso de eletrotécnico para nós treinar e aprender sobre automação, ele é muito bom e possui inúmeras possibilidades de automações e diversos exercícios bem legais.

1º Antes de tudo, antes de continuar a ler o artigo faça o download através do botão abaixo, para baixar e instalar em seu computador.


2° Após baixar você precisará descompactar o arquivo baixado. OK.


Clique e descompacte o arquivo com o programa winrar, como imagem acima, logo mais teremos.

3° Após descompactar você terá acesso a pasta com os arquivos de instalação e o serial.


Vai ter os arquivos conforme imagem acima. OK

INSTALAÇÃO PASSO Á PASSO

Você vai executar " como administrador " o arquivo Logixpro.exe e iniciar a instalação conforme detalhes abaixo:


Clique em Next


E depois em Install


Se aparecer algum erro, basta você clicar em Ignorar pois depois você vai instalar o LogixPro Update para consertar esses erros.


Finalize a instalação clicando em Finish.

Agora você vai executar o arquivo LogixPro Update.exe como administrador



Faça a instalação se der algum erro clique em ignorar conforme imagem acima e finalize a instalação clicando em finish.

AGORA É A PARTE MAIS IMPORTANTE DE CRACKER PARA O SERIAL FUNCIONAR E VOCÊ TER A VERSÃO FULL.

Você vai ir na pasta que você baixou e copiar o arquivo " register " e colar na pasta de instalação do LogixPro.


No seu desktop já deve ter o atalho só clicar e ir em abrir local do arquivo.


Cole o arquivo register caso perguntar se quer substituir clique em copiar e substituir.

Confirme em Continuar....


Agora você vai executar esse arquivo register dando dois clique rápidos ou executando como administrado, teremos então a tela abaixo:


Você pode minimizar a janela de comando e deixar apenas o Enter Key. Deixe a janela aberta e volte a pasta do download.


Execute o Keygen para iniciar o processo para colocar o serial e tirar o limite de 15 dias do software. Após executar teremos a tela:


Você vai ir na tela Enter Key e copiar alguns dados, conforme abaixo:

Copie apenas onde esta em destaque " vermelho " e cole no keygen em HWID conforme acima. Feito isso teremos como exemplo:


Deve ficar como acima, após copiar e colar, logo mais você vai fazer o seguinte:

O serial do dT Keygen em " serial number " você vai selecionar e copiar e colar lá no Enter Key conforme exemplo acima, e depois....


Você também vai copiar o User Name que estiver no dT keygen e colar no Name em Enter Key conforme exemplo acima.


Feito o processo você vai clicar em OK, se caso der a mensagem de erro igual a imagem acima você vai clicar em Generate para ter um novo serial e cole de novo no Enter Key em Key: conforme exemplo abaixo:

Feio isso você vai clicar em OK e se der tudo certo vai aparecer a seguinte mensagem:

Somente terá dado certo se aparecer a mensagem acima, Key Valid.

Pronto seu software esta funcionando, para sempre e sem limitações só usufruir e aproveitar.


Junto com os arquivos que você baixou há vários exemplos já montados para você abrir e executar.

Abaixo deixarei o vídeo ensinando a instalar e inserir o serial, caso você não tenha entendido o passo á passo.


Até o próximo artigo, dica ou ensinamento na área da elétrica. Tmj!!! 

Como instalar interruptores e testar no CADe SIMU?

$
0
0
Eii amigos tudo bem? olha hoje deu tempo de fazer um artigo aqui para o Blog, estou em uma correria danada.  Esse artigo é de nível básico para iniciantes.


Já tinha feito um artigo sobre como instalar interruptores esta entre os 450 artigos já elaborados. :). Mas nesse artigo fiz as simulações também no CADe SIMUé bom para você que é iniciante e quer compreender o funcionamento.

Patrocínio para ajudar manter o Blog Online:

Vamos ao primeiro exemplo:LIGAÇÃO DE INTERRUPTOR SIMPLES 1 TECLA



Então temos 127V entre fase e neutro isso de acordo com a minha região aqui no interior de SP, certo isso pode mudar dependendo da região do país. Simples a fase entre no parafuso central do interruptor e retorna para a lâmpada, e o neutro vai direto no bocal. Lembre-se nunca coloque a fase no bocal isso é inseguro e fora da norma.

Detalhe interruptor simples:



Veja o circuito simulado.


Bom não tem segredo nenhum em instalar um interruptor simples, agora você pode se perguntar mas tenho mais de uma lâmpada no mesmo circuito como fazer?

Patrocínio para ajudar manter o Blog Online:



Veja o exemplo basta ligar em paralelo.


Então do 1 ponto de iluminação você vai "jampear" para os demais pontos de luz, isso mesmo faça a emenda no neutro e retorno e faça as derivações necessária. Temos abaixo o circuito simulado:

Vamos ao segundo exemplo: LIGAÇÃO DE INTERRUPTOR PARALELO

O que é ligação paralela? Pessoal tem lugar que o ideal e ter dois pontos para ligar e desligar a mesma lâmpada ou conjunto de lâmpadas, isso se chama ligação paralela onde utilizamos 2 interruptores paralelos, pelo CADe SIMU você pode fazer essa ligação e até simular é muito legal!

Vamos ao exemplo do circuito montado no CADe SIMU.


Veja como foi feito a ligação para você também montar e simular: Vejamos abaixo o detalhe dos interruptores paralelos em seus bornes de ligação:


Se você também quiser colocar mais de uma lâmpada no mesmo circuito como na ligação acima do interruptor simples teremos o exemplo abaixo.


Veja abaixo rapidamente um vídeo bem curto do circuito em simulação assim você ver como tudo funciona, apaga de um lado acende de outro, e vice versa.



Essa ligação é chamada ligação "paralela", e como eu particularmente não uso outras palavras técnicas. Como for way Tree way.

Vamos ao terceiro exemplo: LIGAÇÃO DE INTERRUPTOR PARALELO + INTERRUPTOR INTERMEDIÁRIO.

Pessoal, alem dos pontos paralelos, que são 2 pontos para ligar e desligar, também as vezes precisamos que esse ponto seja ligado ou desligado por mais de 2 pontos, por exemplo 5 pontos 4, 6 até 10. Imagine um longo corredor onde tem as lâmpadas e essas lâmpadas fossem ligadas apenas em 1 local? e para desligar você teria que andar uns 50 metros? então inventarão a ligação paralela com intermediário ou tree way como preferir.

Patrocínio para ajudar manter o Blog Online:




Para que um sistema desse funcione você tem que por no minimo 3 pontos para ligar e desligar, onde 2 são os interruptores paralelos e 1 interruptor intermediário que esse irá no meio entre os interruptores paralelos. Veja o exemplo abaixo criado no CADe SIMU.


Sim no CADe SIMU você consegue simular 100% esse circuito e ver o funcionamento, veja abaixo o detalhes da ligação vista do parafusos.


O exemplo do cade simu, esta exatamente como no exemplo do desenho acima, veja o vídeo abaixo para ver a simulação e ver como posso acender e apagar de qualquer lugar a mesma lâmpada.


Galera atenção esses exemplos foram feitos utilizando a rede 127V entre fase e neutro, se na hora da sua instalação for diferente as ligações pode mudar. Como por exemplo em uma ligação 220V entre fase fase, não deve ser utilizado interruptor simples e sim um interruptor bipolar. Como no exemplo abaixo:


Bom pessoal a dica de hoje é esse um artigo simples para muitos mais ideal para quem esta começando na área da elétrica, vamos seu pacientes pois tenho que pensar tanto em quem já tem um conhecimento mais amplo, quando a quem esta começando agora.

Patrocínio para ajudar manter o Blog Online



Fuii....... e recomendamos:


Exercícios em Comandos Elétricos e CLP LogixPro SLC 500

$
0
0
Olá pessoal, esse artigo é de nível médio ou seja se você já tem conhecimento em ladder vai saber tirar de letra e realizar a montagens desses exemplos.

CLP da Allen-Bradley utiliza - se os software CLP LOGIX SLC 5000

O desenho abaixo apresenta os diagramas de força e de comando de uma chave partida direta. Logo mais você também terá esse mesmo circuito montado na interface do programa LogixPro que é o software que eu aconselho você a aprender e utilizar, esse mesmo circuito estará em ladder.

Que atenderá as condições do circuito da chave de partida direta. Vamos supor a esteira será acionada por (B1) e desligada pelo botão (B0), O contato RT é a proteção térmica. A sinalização indica motor M desligado e a outra sinalização indica motor M ligado.

Diagrama de força e de comando chave partida direta

Agora, o mesmo exercício com CP em linguagem ladder. (figura abaixo), atividade realizada utilizando o software LogixPro você pode baixar clicando aqui!.

Diagrama ladder chave de partida direta


Você pode montar o circuito na ladder do software e realizar a simulações observando as entradas e as saídas.

Patrocinadores para ajudar o blog!



Vamos agora ver outra atividade, uma partida direta com reversão que é um comando que fornece condições para o motor partir com a tensão nominal do serviço ambos os dois sentidos.

A esteira funcionara nos dois sentidos. O contato RT1 é a proteção térmica. Existe o intertravamento por contator: no sentido horário, é acionado pelo botão (B1) e desligada pelo botão (B0); no sentido anti-horario, é acionada pelo botão (B2) e desligada pelo botão (B0).

As sinalização indicará motor ligado e motor acionado, para ambos o lado do giro.

Vamos ver o circuito abaixo:

Diagrama de força e comando, chave partida com reversão

Você pode montar esse exercício utilizando o software CADe SIMU e para a ladder utilize o software LogixPro. Vamos ver esse mesmo esquema só que na ladder.

Diagrama ladder da chave partida direta com reversão

O mesmo exercício do comando acima do CADe SIMU foi montado na ladder do LogixPro, um software ideal para você treinar e aprender automação e começar a compreender.

Nesse próximo exercício, vamos observar uma chave de partida direta comandada por dois pontos diferentes, é acionada sim por botões em pontos diferentes, (B1) e (B2), e desligada por outros dois botões (B01) e (B02). Ao acionar a esteira por (B1) ou (B2) o motor M liga. A esteira é desligada por (B01) ou (B02). A sinalização L1 indica motor M desligado e a sinalização L2 indica motor M ligado.


Vamos ver o diagrama abaixo:

Partida comandada de dois pontos

No desenho abaixo vamos ver essa mesma atividade só que em ladder. É muito importante a prática desses circuitos básicos assim você começa a se familiarizar em CLP.

Ladder da chave partida direta comandada por dois pontos

Abaixo vamos ver um exercício um pouco mais complexo, na imagem abaixo mostra uma chave de partida consecutiva para quatro motores, a esteira é acionada pelo botão (B1) e desligada pelo botão (B0). Acionando-se a esteira, o motor M1 é ligado e, após 5 segundos, o motor M2 é acionado. Depois de 5 segundos o motor M3 é acionado e depois de 5 segundos o motor M4 é acionado.

Patrocinadores para ajudar o blog!



Se ocorrer uma falha no motor M1, todos os motores devem ser desligados pela proteção térmica. Se ocorrer falha no motor M2 os motores M2, M3 e M4 devem ser desligados e motor M1 continua ligao. Se ocorrer falha no motor M3, os motores M3 e M4 devem ser desligados e os motores M1 e M2 continuam ligados. Se ocorrer falha no motor M4, ele deve ser desligado e os motores M1,M2,M3 continuam ligados.

Então teremos o circuito abaixo:

Diagrama de força e comando partida consecutiva 4 motores

Logo mais abaixo teremos essa mesma atividade elaborada no programa LogixPro em ladder, veja como fica:


Bom pessoal, posso elaborar diversas atividades para vocês, umas mais complexas e outras mais simples, mas eu digo de vocês não interagir com os programa CADe SIMU e LogixPro vocês não conseguem aprender.

Clique aqui para Baixar o CADe SIMU e Clique aqui para Baixar o LOGIXPRO.

Essas atividades, é ideal para você iniciar e começar a entrar no mundo da automação, também quero falar sobre as outras linguagens de programação como lista de instruções e FBD (blocos funcionais)

Patrocinadores para ajudar o blog!


Por que automação não gita só em torno de ladder como muitos pensam.

Recomendamos:

Curso de Comandos Elétricos ONLINE

$
0
0
Olá amigos, quero fazer esse convite especial a vocês que acompanham o Blog Ensinando Elétrica, a realizar nosso treinamento ONLINE em Comandos Elétricos.


Desdo lançamento do curso na plataforma ONLINE, já temos inscritos 3489 alunos no curso, esse curso é muito bom e o mais acessível na internet.

Comandos Elétricos é simples e você não precisa pagar caro se quer aprender o que realmente importa. Outro detalhe você não perderá seu acesso, aqui o acesso a plataforma online é vitalicio.

Ao realizar o curso e assistir todas as vídeos aulas, você passará por um teste para no final do curso poder solicitar seu certificado de conclusão. Veja abaixo o modelo frente é verso, lembre-se nosso certificado é válido em todo território nacional.

Modelo Frente



Modelo Verso



Nosso certificado contém código QR para cada aluno que realizou o treinamento ONLINE, assim a empresa que você apresentar o certificado pode consultar a veracidade do seu certificado.

Isso também protege contra fraudes e falsificação, já que é impossível gerar códigos QR fora da área administrativo da plataforma online.

Conteúdo do Curso: São 3 módulos os principais e essenciais para você aprender o que realmente importa em comandos elétricos. (São vídeo aulas passo á passo) e apostilas para auxiliar nos seus estudos.

Módulo 01


Introdução á Comandos Elétricos, conheça cada componente e sua função, leitura e interpretação de diagramas, elaboração de diagramas de comandos do zero, treinamento no CADE SIMu exclusivo incluso.

➤ Módulo 02

Introdução á Motores Elétricos, Fechamento e Ligação de Motores Elétricos Trifásicos e Bifásicos de 6 pontas, 12 pontas e 9 pontas. Cálculos de dimensionamento de fusíveis, contatores, relés térmico, disjuntores, dimensionamento de cabos, disjuntor motor dentre outros.

➤ Módulo 03

Montagem dos Circuitos de Potência e de Comando de todos os tipos de chaves de partida de motores elétricos, como: Partida Direta, Reversão, Compensada, Estrela - Triângulo 6 e 12 pontas, Comando de bomba caixa d'água, Disjuntor Motor.

Veja o curso através do Aplicativo do Blog Ensinando Elétrica, com seu usuário e senha basta acessar a aba "plataforma online" e realizar o login para ver o curso pelo seu celular.

Baixe o App clicando aqui!

Quanto vou pagar para realizar esse Curso?

Para os primeiros 100 novos alunos, esse curso sai por apenas R$85.90 sim isso mesmo, parcela única. Clique abaixo agora mesmo para aproveitar.



** Se você não gostar do curso no período de 30 dias, fazemos a devolução do seu dinheiro.

** Após a compra no prazo de 2 horas, seu login e senha será enviado em seu e-mail para acessar a plataforma ONLINE e inciar seu curso em comandos elétricos. Dúvidas? me contate pelo WhatsApp (15) 996867998 Felipe Vieira.

Veja abaixo a opinião de quem já concluiu o curso na nossa plataforma ONLINE.












São testemunhos reais e verdadeiros de alguns alunos que já concluirão o curso de comandos elétricos na nossa plataforma ONLINE.

O que é a função LATCH e UNLATCH nos CLPs?

$
0
0
Olá amigos, vou deixar uma dicas sobre CLP sobre o que são as funções "latch" e "unlatch" nos CLPs, onde latch é = (L) ou (set) unlatch é = (U).

Talvez vocês nunca tenham ouvido falar, mas o significado de latch é "travar" e unlatch é "destravar", serve para você travar e destravar uma condição de saída.



Esse comando em alguns casos pode ser usados no lugar do "circuito de selo".

Então o comando latch (L) ou (SET) no final de uma linha de comando da CLP após acionada por uma entrada, ficará sempre acionado.

Patrocinadores para ajudar manter o blog.

Veja o exemplo do circuito da ladder do LogixPro que é o software que eu particularmente gosto de usar para treinar, praticar e aprender.

Clique para aumentar o tamanho real.

Acima temos duas condição de acionamento uma através da entrada da CLP I:1/0 e a outra entrada I:1/1.

Temos a entrada com a função de travar o letch ou seja trava a saída O:2/0 a botoeira de pulso responsável por acionar essa saída é I:1/0 abaixo:


Veja temos I:1 para as entradas, e O:2 para as saídas então no LogixPro, utilizei a primeira entrada com o endereçamento de I:1/00 ou apenas I:1/0, essa entrada sendo acionada, pressionando a botoeira na simulação aciona a saída O:2/0 uma vez acionada não há necessidade de manter o botão pressionado ele aciona e pronto ficará ligado até que se desligue com a função unlatch ou até mesmo a função reset.

Então para desligar temos:


Utilizando a entrada da CLP I:1/1 com um contato NA tipo pulsante, ao pressionar ele desliga a saída O:2/0.

Patrocinadores para ajudar manter o blog.




Fizemos também esse mesmo exemplo no software CADe SIMU se você tem mais facilidade nesse programa você pode montar o circuito e ver como funciona.

Clique para aumentar o tamanho real.


Acima o mesmo exercício realizado no LogixPro pode ser feito no CADe SIMU, veja utiliza-se 2 botoeiras abertas uma para o letch no clp do cade simu esta como (set) e outra botoeira para unlatch no cade simu não há essa função mas pode ser feita com a função (R) reset.

Veja abaixo o vídeo na integra para ver como você pode ligar uma saída e desligar sem necessidade de "circuito de selo".


Veja também que podemos até mesmo montar um comando de partida direta utilizando essa função letch e unlatch. Veja o diagrama de comando físico, e a ladder.

Clique para aumentar o tamanho real.



Veja que não tive necessidade de utilizar nenhum contato de selo, na CLP apenas utilizei o comando latch e unlatch ou (reset) como preferir.

Patrocinadores para ajudar manter o blog.




Porém adicionei o relé térmico na ladder para que se houver uma sobrecarga o mesmo pode desativar também o letch, basta estar em paralelo com o aberto na ladder do botão responsável unlatch.

Bom a dica de hoje é esse aguarde pelo próximo ensinamento voltado para CLP, procure aprender a interagir com o software LogixPro pois teremos bastante aula sobre esse programa.

Recomendamos também:

Por que um projeto de elétrica residencial é importante?

$
0
0
O projeto elétrico garante a qualidade e segurança da residência e projeta locais pontuais que poderão ter instalações futuras. É necessário estar atento a isso na hora de comprar uma casa ou fechar um contrato de locação, por exemplo.



Por não saberem da importância do projeto elétrico residencial, muitas pessoas acabam comprando ou alugando imóveis sem ter o entendimento da parte elétrica ou hidráulica, por este motivo o projeto elétrico e hidráulico são diferenciais e agregam valor ao imóvel.

Materiais Elétricos

Tão importante quanto o telhado e o acabamento do imóvel são os materiais e componentes elétricos, materiais de boa qualidade duram mais, o que garante menos manutenções e problemas tal como a delimitação de áreas de risco elétrico.

Problemas mais frequentes em instalações elétricas

Fuga Elétrica

A fuga da corrente ocorre principalmente quando os fios não estão corretamente isolados, quando a instalação possui fio terra esta corrente é direcionada ao solo.

É comum em imóveis mais antigos não terem fio terra, nesse caso a corrente fica na no corpo do equipamento, o que causa pequenos choques elétricos.

Sobrecarga

A sobrecarga ocorre quando os fios de um determinado ponto recebem uma corrente acima da máxima suportada, como por exemplo uma tomada com mais de uma extensão. Lembre-se sobrecarga é ocasionada por mal dimensionamento muitas vezes de condutores ou até mesmo dos disjuntores.

A sobrecarga pode danificar os componentes elétricos dos aparelhos e até queimá-los, também há risco de incêndio.

Curto-circuito

O curto-circuito ocorre quando os cabos aquecem acima do normal, o que corrompe o isolamento, isso se dá quando duas potências são unidas de forma incorreta e no caso mais grave pode causar até mesmo um incêndio.

Sobretensão

A sobretensão é  uma tensão maior do que a tensão convencional para qual o projeto ou o sistema foi dimensionado.

Pode ser causada por fatores externos como relâmpagos, ou fatores internos, como curto-circuito, falha nos disjuntores e outras várias possibilidades.

Pode ser causada por fatores externos, como descargas atmosféricas, ou fatores internos, como curto-circuito, falta de fase e problemas com disjuntores, além de tantos outros problemas.

É indispensável contar com profissionais qualificados para a criação do seu projeto elétrico residencial.

Recomendamos:

Ter um Blog ou um Canal no YouTube?

$
0
0
Olá amigos quero opinar sobre o que acho sobre ter um canal no youtube ou ter um blog, esse texto pode te ajudar a decidir e efetuar suas escolhas.



Tem pessoas que gostam de aparecer publicamente e outras pessoas mais " cultas " no caso eu, nunca gostei de gravar vídeo aulas por isso escolhi ter um blog, gosto muito de ler então escolhi ter um blog e transmitir o que sei e fazer da minha profissão também meu hobby. E ajudar as pessoas que precisam de um auxilio na profissão.

Cada um é cada um se você não quer um canal de youtube por que talvez ache que você não leva jeito, pode experimentar criar um blog!

Diferenças entre ter um blog e um canal no youtube seja de elétrica ou o que for.

YouTube com certeza dá mais trabalho porque você leva uma hora ou mais para fazer um bom vídeo, já no blog você leva poucos minutos para escrever alguma coisa ( se tiver prática de digitação é claro ), enquanto um Youtuber consegue fazer 1 vídeo por dia um blogueiro consegue escrever várias postagens por dia, ou seja, consegue criar muito mais conteúdo.

Publicidade:


Quem acessa blog geralmente está acostumado a ler, então não há problema em o post ser um pouco longo desde que prenda a atenção, já quando o vídeo é longo muitas pessoas não assistem pois tem internet lenta ( coisa super comum no Brasil ) ou está numa lan-house com o tempo acabando e não há a opção de imprimir como há no blog, outra facilidade em blog é a possibilidade de salvar a página para ler depois no tablet ou computador, assim a pessoa não precisa salvar a página nos favoritos, já o vídeo só há a opção de baixar usando algum programa ou site e isto demora bastante dependendo da velocidade de internet e há casos em que o programa ou site não reconhece o vídeo impossibilitando o download

No blog a pessoa tem a opção de ir direto ao que está interessado em ler, já no Youtube a pessoa é obrigada a assistir todo o vídeo, muitos não tem paciência para fazer isso quando o vídeo cita coisas que a pessoa não tem interesse, por este motivo o vídeo precisa se manter dentro do mesmo assunto, já o posto do blog pode falar sobre vários assuntos desde que seja feita uma divisão por subtítulos.

Você pode personalizar seu blog e deixar como quiser, no YouTube não há muito o que fazer, o blog também te permite trabalhar com seu próprio sistema de publicidade, ou seja, você mesmo administra a coisa e cobra o que quiser, a quantidade de empresas de publicidade que fornecem anúncios para blog é bem maior e bem mais seguras ( não ficam enrolando para te pagar ), você coloca os anúncios onde achar melhor ( no YouTube os anúncios só aparecem no canto superior direito ou acima da barra do vídeo, ou em alguns casos um vídeo propaganda que quase ninguém está disposto a assistir até o fim )

Enfim, o blog é bem melhor, você deixa ele com a aparência que quiser, pode aplicar vários efeitos, escolhe onde ficarão as publicidades, pode ter seu próprio sistema de publicidade, não precisa se preocupar com exclusão de posts ( ninguém vai excluir suas postagens, já no YouTube o YouTube pode excluir seus vídeos ), você não precisa aguardar a equipe do YouTube liberar sua postagem ( ela é publicada automaticamente ) e se tiver um grande lista de seguidores ou assinantes da Newsletters, sua publicação tem um grande alcance.

Publicidade:



A única desvantagem que o blog tem em relação ao YouTube é que vídeos do YouTube conseguem muito mais visitas que páginas da internet pois os jovens preferem assistir do que ler, mas se você analisar pelo ponto financeiro, as visualizações no YouTube geram menos dinheiro que as visualizações no blog pelo fato da publicidade do YouTube não ser tão boa quanto a do blog que você decide onde vai aparecer, qual o tamanho e pode trabalhar com seu próprio sistema de publicidade

Uma coisa que esqueci de dizer é que você pode colocar o link de programas de afiliados dentro das postagens, no YouTube você só consegue fazer isto através de blocos de notas que atrapalham a visualização do vídeo ou colocar na descrição que nem todo mundo lê

Se tiver tempo sugiro trabalhar com os 2 pois a fama que você tiver no YouTube pode gerar visitas no seu blog o que te fará ganhar mais dinheiro e satisfação :)

A grande pergunta um Blog da dinheiro? 

Sim, mas somente se seu blog tiver um ótimo conteúdo só assim o adsense do Google será aprovado, se não me engano seu blog tem que ter acima de 50 mil visualização de paginas por mês no minimo.

No caso do Blog Ensinando Elétrica, consigo gerar uma renda por mês somente com o adsense entre $550 a $750 dólares mas ha um certo trabalho para chegar nesses resultados, em meses "fracos" consigo ganhar no mínimo $350 dólares.

Então se você quer ter um Blog e até mesmo ter uma renda mensal, um dinheiro "extra" sim faça seu blog e não desista dele, o caminho é margo e difícil mas só focar que tudo dará certo.

Recomendamos:



Frenagem de Motor por Contra Corrente o que é e como fazer

$
0
0
Olá amigos no artigo de hoje vamos falar sobre como frenar um motor elétrico utilizando o sistema de comando frenagem por contra corrente.




Frenagem por Contracorrente

Quando a parada do motor não necessita de uma ação constante sobre o rotor, pode-se utilizar a frenagem por contracorrente. 

Nesse tipo de frenagem aplicamos uma reversão momentânea ao motor, fazendo com que ele tenha tendência á reversão, mas antes que esta ocorra, a chave responsável pela reversão é desligada.

Essa inversão pode ser feita pelo operador através de "pulsos" pela botoeira, veja o diagrama baixo:



Observando o circuito, B0 é responsável por desligar o motor e B1 para ligar, então imaginamos o motor em rotação total, você desliga através de B0 e através da botoeria B2 pode pulsar para que aja eversão assim fazendo o motor parar mais rápido.

Veja o vídeo na integra da simulação:



Na frenagem por contracorrente são utilizados circuitos ou dispositivos auxiliares que garantam que o motor não entre em eversão, como, por exemplo, dispositivos que monitorem a velocidade na ponta do eixo do motor e abram contatos no circuito de comando, quando o motor tende á reversão, observem a imagem abaixo:


Outro modo de impedir a reversãoé programas um temporizador, com tempo em milissegundos, para desligar o contator responsável pela frenagem, permitindo apenas a contracorrente instantânea necessária para auxiliar a parada do motor. Veja o diagrama de comando para esse exemplo:



Observando o diagrama acima, podemos observar que ao pressionar a botoeira B2 responsável pelo sistema de frenagem, vai acionar K2 e ao mesmo tempo um temporizador programado em 4 segundos, esse permitira que K2 fique acionado por apenas 4 segundos, após o tempo programado K2é desligado.

Chamamos de frenagem por contra corrente temporizada. 

Veja o vídeo na integra da simulação para compreender o funcionamento:



Legal né, temos também o sistema de frenagem por corrente CC, mas vamos deixar esse tipo de frenagem para o próximo artigo.



Recomendo vocês baixarem o CADe SIMU para realizar esses exercícios e treinar sua mente em comandos elétricos, você pode baixar agora mesmo através do site: www.cadesimu.net no site você conta com grupos no whatsapp e treinamento gratuito sobre como utilizar o software.

Até o próximo artigo forte abraço, seu amigo Felipe Vieira.

Recomendamos:


17 Tipos de partida de motores elétricos trifásicos que você deve conhecer

$
0
0
Olá pessoal Felipe Vieira aqui, e através desse artigo quero mostrar para vocês os 17 tipos de partidas de motores elétricos que vocês devem conhecer.



Postarei o diagrama de comando e de trabalho e alguns com o vídeo da simulação para os que foi criado no CADe SIMU.

E utilizei outros programas também para criar os circuitos de comando e de trabalho para os motores que não estão disponíveis no CADe SIMU. Deixei alguns comando sem fazer no cade simu, assim você pode fazer seu comando do zero e realizar a simulação.

Esse artigo é para quem já tem conhecimento em ler e interpretar diagramas de comandos elétricos, não há um processo de montagem passo á passo apenas o diagrama, o nome e para que tipo de motor é utilizado.

Vamos lá...

1° PARTIDA DIRETA



Primeiro diagrama é uma simples partida direta para motores abaixo de 10CV com um botão liga (B1) e outro botão desliga (B0).

Veja o vídeo na integra da simulação:


Diagrama de comando abaixo, mostra uma partida direta podendo ser acionada por 2 botão de liga são eles (B1 e B2) e dois botão de desliga são eles (B0 e B01).


Veja o vídeo da simulação na integra:


Diagrama de comando abaixo, mostra uma partida direta com sinalização ligado, desligado e atuação do relé térmico.



Veja o vídeo da simulação na integra:



Dimensionamento dos componentes: 

⇒ F1,F2, E F3: Ipartida x 5 seg.
⇒ K1: In x FS; ⇒ F4: In (xFS).

2° PARTIDA DIRETA COM REVERSÃO



Diagrama de comando acima mostra uma partida direta com reversão simples, veja abaixo o vídeo da simulação na integra.


Abaixo teremos o diagrama partida direta com reversão instantânea, onde utilizamos as botoeiras do tipo contato conjugado.

Publicidade:


Botoeira conjugada é quando a mesma botoeira tem as duas funções NA e NF veja o exemplo:


Vejamos o diagrama de comando para partida direta com reversão instantânea:


OBS: Esse comando é mais para aulas didáticas pois na pratica é bem difícil de ser utilizada.
CADe SIMU não realiza a simulação corretamente então não gravei.

Dimensionamento dos componentes: 

⇒ F1,F2, E F3: Ipartida x 5 seg.
⇒ K1 e K2: In x FS.
⇒ F4: In (x FS).

3° PARTIDA ESTRELA - TRIÂNGULO



Observando o diagrama de comando acima, temos um circuito de comando e de trabalho para estrela - triângulo. Para motores de 6 pontas e 2 tensões. Circuito com temporizador ON-delay.

Veja o vídeo da simulação na integra:


Abaixo vamos observar o mesmo circuito de comando mas com sinalização para funcionamento em estrela e triângulo e circuito energizado.


Veja o vídeo da simulação na integra do circuito de comando acima:


Dimensionamento dos componentes: 

⇒ F1,F2, E F3 (*): (Ipartida /√3) x 15 seg..
⇒ K1 e K2: (In x √3) x FS.
⇒ K3: (In / 3) x FS. ⇒ F4: (In / √3) (x FS)

* No dimensionamento dos fusíveis, o valor encontrado não deve ser inferior à corrente nominal do motor.

4° PARTIDA ESTRELA - TRIÂNGULO COM REVERSÃO



Circuito de força: Partida estrela - triângulo com reversão
Circuito de comando: partida com reversão simples e sinalização

Veja o vídeo da simulação na integra:


Dimensionamento dos componentes: 

⇒ F1,F2, E F3 (*): (Ipartida /√3) x 15 seg.
⇒ K1 e K2: In x FS
⇒ K3: (In / √3) x FS
⇒ K4: (In / 3) x FS
⇒ F4: (In / √3) (x FS)

* Observação: No dimensionamento dos fusíveis, o valor não deve ser inferior à corrente nominal do motor.

5° PARTIDA SÉRIE PARALELO

O esquema de força refere-se a motores de 12 pontas (4 tensões - 220V, 380V. 440V e 760V). Para motores de 9 terminais estrela ( Ligação série-paralelo), basta desprezar os números de terminais 10, 11 e 12 no esquema. ** No dimensionamento dos fusíveis, o valor não deve ser inferior que a corrente nominal do motor.

Vejamos o diagrama de comando e de força para este tipo de partida. Diagramas elaborados em outro software em comandos elétricos.

Circuito de força Série Paralelo:



Circuito de comando Série Paralelo:




Vídeo da simulação indisponível pois o software não permitia simulação.

Dimensionamento dos componentes: 

⇒ F1,F2, E F3 (**): (Ipartida / 4) x 15 seg.
⇒ K3: (In / 4) x FS
⇒ K1, K2 e K4: (In / 2) x FS
⇒ F4 e F5: (In / 2) (x FS)

6° PARTIDA SÉRIE PARALELO ESTRELA COM REVERSÃO

* O esquema de força refere-se a motores de 12 pontas (4 tensões - 220V, 380V, 440V e 760V). Para motores de 9 terminais estrela (ligação serie paralela). basta desprezar os números de terminas 10, 11 e 12 no esquema.

** No dimensionamento dos fusíveis, o valor encontrado não deve se inferior á corrente nominal do motor.

Temos então o diagrama circuito de força desse comando:


Diagrama de comando do circuito de força acima:


Simulação não disponível para este circuito de comando, software não permitia a simulação apenas elaboração do diagrama.

Publicidade:


Dimensionamento dos componentes: 

⇒ F1,F2, E F3 (**): (Ipartida / 4) x 15 seg.
⇒ F4 e F5: (In / 4) (x FS)
⇒ K1, K2, K3, K4 e K6: (In / 4) x FS
⇒ K5: (In / 4) x FS

7° PARTIDA SÉRIE PARALELO TRIÂNGULO SEM REVERSÃO.

* O esquema de força refere-se a motores de 12 pontas (4 tensões - 220V, 380V, 440V e 760V). Para motores de 9 terminais triângulo (ligação serie paralela). basta desprezar os números de terminas 10, 11 e 12 no esquema.

** No dimensionamento dos fusíveis, o valor encontrado não deve se inferior á corrente nominal do motor.

Temos então o diagrama circuito de força desse comando:


Diagrama de comando do circuito de força acima:


Simulação não disponível para este circuito de comando, software não permitia a simulação apenas elaboração do diagrama.

Dimensionamento dos componentes: 

⇒ F1,F2, E F3 (**): (Ipartida / 4) x 15 seg.
⇒ K1, K3 e F4: (In / 2) x FS
⇒ K2: In / (4 x √3) x FS
⇒ K4: In / (2 x √3) x FS

8° PARTIDA SÉRIE PARALELO TRIÂNGULO COM REVERSÃO.

* O esquema de força refere-se a motores de 12 pontas (4 tensões - 220V, 380V, 440V e 760V). Para motores de 9 terminais triângulo (ligação serie paralela). basta desprezar os números de terminas 10, 11 e 12 no esquema.

** No dimensionamento dos fusíveis, o valor encontrado não deve se inferior á corrente nominal do motor.

Temos então o diagrama circuito de força desse comando:


Diagrama de comando do circuito de força acima:


Dimensionamento dos componentes: 

⇒ F1,F2, E F3 (**): (Ipartida / 4) x 15 seg.
⇒ K5: In / (4 x √3) x FS
⇒ K1, K2, k3, K4 e F4: (In / 2) x FS
⇒ K6: In / (2 x √3) x FS

9° PARTIDA COMPENSADA



* No dimensionamento dos fusíveis, o valor encontrado não deve ser inferior a corrente nominal do motor.

** Os valores dos componentes são para um autotransformador com taps de 65 e 80%.

Veja o vídeo da simulação na integra:


Dimensionamento dos componentes: 

⇒ F1,F2, E F3 (*): (Ipartida / 0,64) x 15 seg.
⇒ K1: (In) x FS
⇒ K2: (**): (In x 0,64) x FS
⇒ K3: (**): (In x 0,23) x FS
⇒ F4: In (x FS)

10° PARTIDA COMPENSADA COM REVERSÃO.

* No dimensionamento dos fusíveis, o valor encontrado não deve ser inferior a corrente nominal do motor.

** Os valores dos componentes são para um autotransformador com taps de 65 e 80%.

Temos então o diagrama circuito de força desse comando:



Diagrama de comando do circuito de força acima:


Esse comando é compatível para simulação no CADe SIMU você pode realizar essa atividade e executar a simulação.

Dimensionamento dos componentes: 

⇒ F1,F2, E F3 (*): (Ipartida / 0,64) x 15 seg.
⇒ K1, K2 E K3: In x FS
⇒ K4: (**): (In x 0,64) x FS
⇒ K5: (**): (In x 0,23) x FS
⇒ F4: In (x FS)

11° PARTIDA DE MOTOR DE MÚLTIPLAS VELOCIDADES (DAHLANDER)

* As velocidades 1 e 2 têm correntes diferentes: considerar a maior delas.

** Deve ser conferida junto ao motor a sequencia correta das fases, para que o sentido de rotação seja igual nas duas velocidades.

Temos abaixo o circuito de força e de comando:


Esse comando é compatível para simulação no CADe SIMU você pode realizar essa atividade e executar a simulação.

Dimensionamento dos componentes: 

⇒ F1,F2, E F3 (*): Ipartida (maior) x 5 seg
⇒ K1 e K3: In (alta) x FS
⇒ K2: In (baixa) x FS
⇒ F4: In (baixa) x FS
⇒ F5: In (alta) (x FS)

12° PARTIDA MOTOR DAHLANDER COM REVESÃO

* As velocidades 1 e 2 têm correntes diferentes: considerar a maior delas. ** Deve ser conferida junto ao motor a sequencia correta das fases, para que o sentido de rotação seja igual nas duas velocidades.

Temos então o diagrama circuito de força desse comando:


Diagrama de comando do circuito de força acima:


Esse comando é compatível para simulação no CADe SIMU você pode realizar essa atividade e executar a simulação.

Dimensionamento dos componentes: 

⇒ F1,F2, E F3 (*): Ipartida (maior) x 5 seg
⇒ F4: In (baixa) (x FS)
⇒ K2 e K3: In (baixa) x FS
⇒ F5: In (alta) (x FS)
⇒ K1, K4 e K5: In(alta) x FS

13° MOTOR DE DUPLA VELOCIDADE COM ENROLAMENTO SEPARADOS.

* As velocidades 1 e 2 têm correntes diferentes: considerar a maior delas.

Publicidade:


** Deve ser conferida junto ao motor a sequencia correta das fases, para que o sentido de rotação seja igual nas duas velocidades.

Temos então o diagrama circuito de força desse comando:


Diagrama de comando do circuito de força acima:


Comando 01 troca simples de velocidade, Comando 02 troca instantânea de velocidade.

Esse comando é compatível para simulação no CADe SIMU você pode realizar essa atividade e executar a simulação.

Dimensionamento dos componentes: 

⇒ F1,F2, E F3 (*): Ipartida (maior) x 5 seg
⇒ K1: In(baixa) x FS
⇒ K2: In(alta) x FS
⇒ F4: In(baixa) (x FS)
⇒ F5: In(alta) (x FS)


14° MOTOR DE DUPLA VELOCIDADE COM ENROLAMENTO SEPARADOS COM REVERSÃO.

* As velocidades 1 e 2 têm correntes diferentes: considerar a maior delas.

** Deve ser conferida junto ao motor a sequencia correta das fases, para que o sentido de rotação seja igual nas duas velocidades.

Temos então o diagrama circuito de força desse comando:

Diagrama de comando do circuito de força acima:


Esse comando é compatível para simulação no CADe SIMU você pode realizar essa atividade e executar a simulação.

Publicidade:




Dimensionamento dos componentes: 

⇒ F1,F2, E F3 (*): Ipartida (maior) x 5 seg
⇒ K1 e K2: In(baixa) x FS
⇒ K3 e K4: In(alta) x FS
⇒ F4: In(baixa) (x FS)
⇒ F5: In(alta) (x FS)

15° PARTIDA DE MOTOR DE ANÉIS (ROTOR BOBINADO)

Temos então o diagrama circuito de força desse comando:



Diagrama de comando do circuito de força acima:


Esse comando é compatível para simulação no CADe SIMU você pode realizar essa atividade e executar a simulação.

Se você não sabe comandos elétricos e quer aprender do zero, você pode realizar nosso treinamento 100% ONLINE clique aqui para saber mais!

Bom pessoal chegamos ao fim do nosso artigo, caso eu tenha esquecido algum tipo de partida que definitivamente envolva 100% comandos elétricos, mande sua mensagem através do fale conosco e até o próximo artigo.

Recomendamos:




Atividade em CLP funções TON e TOF (temporizadores)

$
0
0
Olá amigos nesse artigo vamos mostrar como você pode utilizar as funções de temporizadores do CLP, a função TOF e Função TON.

Teremos também algumas atividades e suas simulações ambas realizadas no software LogixPro e no software CADe SIMU.

Função TON:

O bloco de função TON é usado como atraso on. Com as entradas EN e IN habilitadas, inicia-se a contagem de tempo na saída ET até o valor de "preset" (PT).

Publicidade:


Durante essa contagem, a saída Q permanece desligada. Pode-se tirar a entrada EN e a saída ENO e, neste caso, a entada IN habilita diretamente.

Função TOF:


O bloco de função TOF é usado como atraso off. Com as entradas EN habilitadas e IN desabilitada, inicia-se a contagem de tempo na saída ET até o valor de "preset" (PT). Durante essa contagem, a saída Q permanece ligada. Pode-se tirar a entrada EN e a saída ENO, e neste caso a entrada IN habilita diretamente.

Importante: A simbologia pode variar de CLP para CLP e até a nomenclatura pode estar diferente, então para resumir TON: tempo para ligar e TOF: tempo para desligar

Publicidade:


As atividades a seguir foram realizado nos softwares para elaboração da linguagem ladder, tanto no logixpro quanto no cade simu.

Atividade 01: Fazer um programa ladder para acionar a saída 0:2/0 após 10 seg do acionamento da entrada I:1/0, então temos:


O temporizador esta programa no tempo, apos ser acionado pela entrada conta se o tempo primeiro para só depois acionar a saída.

Veja o vídeo da simulação:



Essa mesma atividade foi criada no CADe SIMU veja abaixo o diagrama e a simulação:


O programa cade simu limita muito as funções reais de um software de clp, então a criação é um pouco diferente mais o resultado é o mesmo.

Veja o vídeo da simulação:


Observa-se que acontece o que se pede na atividade somente é acionada a saída quando conta o tempo que esse dará a condição na ladder para acionar a saída física.

Atividade 02: Fazer um programa ladder para acionar a saída 0:2/0 após 5 seg do acionamento da entrada I:1/0. E acionar a saída 0:2/1 após 7 segundos do acionamento da mesma entrada então temos:


Ao acionar a entrada inicia a contagem dos 2 temporizadores, porém com tempos ajustados diferentes, um á 5 segundos e o outro a 7 segundos.

Veja o vídeo da simulação:


Fizemos esse mesmo exercício no programa CADe SIMU, veja abaixo o diagrama na integra:


O mesmo funcionamento da atividade no logixpro, criado também no CADe SIMU utilizando o temporizador TON, veja o vídeo da simulação no cade simu.


Recomendo você treinar essas atividades no software logixpro um software mais apropriado para linguagem ladder, o cade simué bem limitado as configurações dos temporizadores.

Publicidade:


Atividade 03: Após o acionamento do sensor "S" instalado na entrada I:1/3 a esteira continua a funcionar por mais 6 segundos para depois desligar.

Utilizamos para esse exemplo TOF então temos:


Veja o vídeo da simulação em funcionamento, no exemplo o sensor da apenas um "pulso" não ficando acionado direto.

Veja o vídeo da simulação na integra:


Essa atividade não realizei no LogixPro pois quero que você tenta montar essa atividade sem copiar.

Atividade 04: Após o acionamento do CLP aciona-se as 4 saídas físicas, ligando as lâmpadas através dos temporizadores e após acender a última o circuito é desligado.


Atividade no CADe SIMU da atividade em questão, veja abaixo o vídeo da simulação:


Veja abaixo essa mesma atividade realizada no software logixpro e o vídeo da simulação na integra:


Abaixo o vídeo em funcionamento:


Bom pessoal, façam essas atividades focada em temporizadores, tanto no CADe SIMU quanto no LogixPro, em breve mais conteúdo sobre linguagem ladder.

Recomendamos:

Alias o que é o fator de potência?

$
0
0
Olá amigos a pedido de um membro do grupo de elétrica do zap zap, vou fazer um breve artigo explicando o que é o fator de potência.



O fator de potênciaé um índice que mostra a forma de como a energia elétrica é recebida e esta sendo utilizada. Ou seja, indica quanto a energia solicitada (aparente) está realmente sendo usada de forma útil (energia ativa).

O instrumento para medir o fator de potência é o cossifímetro.
Alias se você não sabe é bom saber que, o cosseno desse ângulo φ (fi) é o que chamamos de FATOR DE POTÊNCIA.

Publicidade:


Simbologia:

FP: fator de potência
P: potencia elétrica
I: corrente elétrica em uma das fases tomadas como referência.
V: tensão elétrica
√3 : Raiz quadrada de 3 = 1,73

Ele é determinado pela aplicação da seguinte expressão: (clique para ver no tamanho real)


O fator de potência pode apresentar-se de duas formas:


Você sabia? Em circuitos de corrente alternada (ca) monofásica: a potência é obtida multiplicando a tensão e a corrente, cujo resultado é multiplicado pelo fator de potência do equipamento que esta ligado no circuito. Então temos:

P = V x I x FP

Você sabia? Em circuitos de corrente alternada (ca) trifásica (3 fases): a potência ativa trifásica, tanto para disposição em estrela quanto em triângulo, é a mesma. É a soma das potências das três fases e calcula-se da seguinte forma:

P = √3 x V x I x FP

Exemplo prático:

Publicidade:


Tem-se como carga um motor monofásico com a potência de 1,5cv, cujo circuito se observa na imagem abaixo, em que o voltímetro indica uma tensão de 220V e o amperímetro uma corrente de 11,6A. Com isso podemos obtemos o seguinte resultado:


A potência aparente é dada por: S = V x I = 220V x 11,6 = 2.552VA

O wattímetro indica 2.208 watts, para potência ativa ou real.

O fator de potência para o exemplo será: FP = P/S

Ou seja. o cosφ = FP = 0,87. O ângulo de defasagem entre a corrente (I) e a tensão (V) será de 29°.

Conclusão:

  1. Devido ao baixo fator de potência (FP), ocorre um consumo de energia reativa maior. No entanto, a potência reativa, medida em Kvar, é usada para criar e manter os campos eletromagnéticos das cargas indutivas.
  2. A potência ativa é a que executa o trabalho útil, enquanto a potência reativa não produz nenhum trabalho; fica circulando entre a carga e a fonte de alimentação, ocupando um " espaço " no sistema elétrico que poderia ser utilizado para fornecer energia ativa
  3. A potência ativa e a potência reativa, juntas, é o que chamamos de potência aparente, medida em KVA, que é a potência total gerada e transmitida a carga.
  4. Como a instalação possui um baixo fator de potência, abaixo do valor mínimo que é de 0,92, é necessário fazer a correção do fator de potência para evitar a cobrança de multa, conforme determina a legislação em vigor. Ai nesses casos são necessário fazer sistema de banco de capacitores para corrigir
Recomendamos:


CADe SIMU 3.0 em Português

$
0
0
Fala galera olha a novidade exclusiva do Blog Ensinando Elétrica, demorei 3 dias para traduzir o software preferido dos eletricistas o CADe SIMU 3.0 o mais atualizado e agora o melhor 100% em português.



As traduções foram realizadas minuciosamente, principalmente na parte dos componentes, afim de trazer o nome correto para cada componente, com ajuda de alguns amigos conseguimos traduzir 99% do programa.

Publicidade:


Sabemos que ainda falta varias simbologias para o CADe SIMU ficar ainda mais completo mais aguardamos a versão 4.0


Acabou o problema de você não saber a senha logo quando abre o programa, colocamos a senha 4962 na cara do gol.


Todas as configurações e opções do programa foram traduzido de acordo com ajuda do google tradutor é claro, e com ajuda da primeira versão do CADe SIMU 1.0 que já foi traduzida por outra pessoa.


Enfim traduzimos o máximo de palavras que conseguimos e de acordo com o que a mesma palavra em inglês ou em espanhol significava.

Publicidade:


Claro que não foi no pé da letra, se não a tradução ficaria um pouco confusa enfim, experimente agora mesmo baixar a versão CADe SIMU 3.0 em Português.

Clique abaixo, no link principal caso não conseguir você pode tentar o link secundário

Link Principal.


Link Secundário


Espero que gostem e ajude a vocês compreender melhor esse magnifico software elaborado pelo mestre Juan Luis Villenueva Montoto, você pode conhecer o Blog dele clicando aqui!

Publicidade:

Crocodiles Clips 3.0

$
0
0
Pessoal um amigo comentou no grupo no whatsapp sobre esse programinha super leve e bem legal, baixei experimentei e gostei.



Software para simular circuitos diversos em elétrica e eletrônica.

Crocodile Clips 3.0é um simulador eletromecânico fácil de usar, ideal para cursos em escolas e faculdades, treinamento industrial e aprendizagem privada.

Publicidade:


A animação revive seus projetos

Veja os projetos simulados comportando-se como se fossem reais - a rotação de motores e engrenagens, a iluminação das lâmpadas e o alongamento das molas. Aumente o poder para ver as engrenagens girarem mais rapidamente e as lâmpadas acenderem mais intensamente. Mas cuidado: muita energia e seus componentes irão explodir.


Uso do poder de simulação

Acesso a um laboratório virtual - sem conexões soltas, sem componentes quebrados, apenas mais compreensão!

Fiz alguns exemplos utilizando esse programa bem leve e super legal veja:

Circuito básico acender 2 lâmpadas em paralelo


Circuito básico acionar motor em cc


Circuito básico LEDs em serie


Circuito básico led e resistor


Circuitos de portas lógicas


Circuito básico interruptor paralelo


Circuito eletrônico pisca/pisca


Circuito básico com potenciômetro e lâmpada



Circuito utilizando relés básicos

Circuito básico teste de resistores e LED com amperímetro em série.

Bom pessoal, da para brincar bastante e montar diversos tipos de circuitos, é bem legal ainda mais se você esta começando agora na área da elétrica e eletrônica.

Veja o vídeo de como utilizar



Experimente baixe agora mesmo pelo link abaixo:



O programa tem apenas 1,5 MB e é capaz de fazer muita coisa legal experimente.

Recomendamos:

Download do Programa FestoFluidSIM 3.6 em português

$
0
0
Galera da pneumática ama esse programa, eu nos tempos livres faço algumas montagens e simulações com esse incrível software voltado para há área da eletropneumática.


Para quem serve esse programa?

No escritório de engenharia ou na sala de aula, o melhor recurso de software do mundo para trabalhar com circuitos de Pneumática ou Hidráulica, agora disponível em Português!

Publicidade:


De forma extremamente amigável, você pode "clicar e arrastar" os símbolos de uma completa biblioteca para a área de desenho. Há mais de 100 símbolos normalizados e em poucos minutos seu circuito estará desenhado.

Bibliotecas

⇢ Pneumática/Hidráulica

⇢ Elétrica

 Blocos Lógicos

⇢ Diagrama Ladder

Simular

Num único clique o circuito está pronto para ser simulado e assim pode ter testada a sua lógica. As linhas pressurizadas e energizadas são visualizadas em cada passo.

Acompanhar variáveis

As grandezas como pressão, vazão, velocidade, etc. podem ser monitoradas em cada ponto do circuito criado, a fim de um melhor dimensionamento. O algoritmo de cálculo do FluidSIM® é o mais preciso do mundo!

Exportar para o CAD

O circuito pode ser exportado em formato "dxf" e aberto em qualquer pacote CAD.

Transparências

Uma incrível variedade de transparências está disponível, sendo muitas delas animadas, o que tornará suas explicações muito mais didáticas!

A ordem, seleção e tempo de transição entre transparências nas apresentações podem ser configuradas de forma a obter-se um resultado muito profissional. Além disso, outros slides podem também ser introduzidos.

Na versão de Hidráulica há ainda um compêndio de centenas de transparências adicionais desenvolvidas pela parceira Eaton.

Teoria e exercícios

Clicando-se com o botão direito do mouse sobre cada componente do circuito obtém-se uma completa descrição de seu funcionamento.;

Há vários exercícios já prontos numa biblioteca para sua escolha.

Identificação de componentes conforme a norma ISO pode ser desenvolvida com os alunos.

Conexão com Hardware Real

Através de uma interface EasyPort (não inclusa) o FluidSIM® pode ser usado como um controlador virtual para comandar um equipamento real (uma bancada de eletropneumática ou eletro-hidráulica, por exemplo).

Além disso, pode-se também controlar os circuitos do FluidSIM® através de um CLP externo.

Exemplo 1


Exemplo 2

Exemplo 3



Também é possível realizar diversas montagem de circuitos de comandos elétricos, como simular partida direta, partida direta e reversão e também estrela - triângulo.


Baixe gratuitamente o FluidSIM literalmente gratuito e em português!

Recomendamos também:


Curso Básico de CLP clic 02 da weg

$
0
0
Fala amigos, quero compartilhar com vocês um mini curso para quem gosta de CLP e quer aprender como utilizar o software Click 02 edit



Vídeos elaborados pelo Professor 

Você pode baixar o software agora mesmo antes de iniciar as vídeo aula para fazer o passo á passo:

Link Principal
Link Secundário


Você também pode baixar o manual completo desse programa clicando abaixo.


Vídeo 01 - Entradas e Saídas Digitais



Vídeo 02 - Marcadores Auxiliares



Vídeo 03 - Instruções com variáveis digitais


Se vocês gostaram das vídeo aulas peço que de uma força ao canal do amigo Ricardo, basta clicar abaixo agora mesmo!

https://www.youtube.com/channel/UCFQVukYSpFeW2ODGUHi6aVA

Esquema de Ligação de Motores Elétricos

$
0
0
Fala galera, nesse artigo estarei postando diversos esquemas de ligações de motores elétricos, motores monofásicos, trifásicos de 6 e 12 pontas e demais motores elétricos.


Já tinha realizado artigos sobre ligações de motores elétricos você pode consultar abaixo os artigos anteriores.

Você quer consultar o artigo sobre ligações de motores trifásicos de 6 pontas? clique aqui, veja também o artigo sobre ligações de motores trifásicos de 12 pontas, clique aqui.

Talvez você queria ver sobre motores monofásicos com capacitor.

Blz galera qualquer dúvida utilize o formulário abaixo e deixe seu comentário sobre esse artigo!

Publicidade:



Vamos lá:

Ligação motor trifásico 6 terminais.


Ligação em estrela de um motor elétrico de 6 pontas.

Abaixo teremos o fechamento em triângulo:



Ligação em triângulo de um motor elétrico trifásico de 6 pontas

Vamos ver agora como é a ligação de um motor elétrico de 9 terminais trifásico.



Essa ligação é estrela para ser realizado em um motor trifásico de 9 terminais, porém apenas para partida.

Ligação abaixo é ligação triângulo para motor de 9 pontas trifásico.


Você vai realizar essa ligação se sua rede for de 440V essa é a ligação triângulo para motor de 9 pontas trifásico.

Publicidade:


Vamos ver agora a ligação duplo estrela para motor de 9 pontas trifásico.


Essa ligação será realizada quando sua tensão de alimentação for 380V utiliza-se esse fechamento.

Vamos ver agora a ligação duplo triângulo para motor elétrico de 9 pontas.


Essa ligação será realizada em seu motor trifásico de 9 pontas quando sua tensão de alimentação for 220V trifásico.

Agora vamos ver as ligações de motores elétricos de 12 pontas trifásico.

Fechamento duplo triângulo para rede 220V


Realiza a ligação acima, quando a tensão de rede for 220V para um motor elétrico trifásico de 12 pontas.

Publicidade:


Vamos ver agora a ligação duplo estrela que será feita quando a tensão de alimentação for 380V.


utiliza a ligação acima quando seu motor elétrico de 12 pontas vai ser ligado na rede elétrica 380V.

Vamos ver agora a ligação triângulo ou (triângulão) muito falado pelos eletricistas. Essa ligação é feita quando a rede for 440V.


Realize essa ligação caso sua rede for 440V

Vamos ver agora a ligação estrela (estrelão) essa ligação é feita somente para partida de motor, no comando estrela-triângulo.


Bom pessoal vimos, as ligações para motores trifásicos de 6 pontas, 9 pontas e 12 pontas.

Vamos ver agora ligação de motor de 2 velocidades com enrolamento separados.

Baixa:


Alta:


Vamos ver a ligação para o motor Dahlander:

Alta velocidade:


Baixa velocidade:

Ligação motores de três velocidade com enrolamentos separados.

Baixa velocidade:


Média velocidade:


Alta velocidade:


Ligação de motor de três velocidade com enrolamento Dahlander e comum.

1º Velocidade


2º Velocidade:


3º Velocidade:


Ligação de motor de fase auxiliar bifásico ou monofásico.

Ligação em 127V


Ligação 220V

Bom galera caso tenha alguma dúvida sobre fechamento ou ligação de motores elétricos deixe seu comentário abaixo que em breve responderemos a sua dúvida.

Recomendamos:

Como simular com o Soft-Starter no CADe SIMU 3.0

$
0
0
Fala galera a um tempo estava para fazer esse artigo mostrando como vocês podem fazer uma simulação no CADe SIMU 3.0 Português utilizando o componente " arrancador eletrônico " ou soft-starter como muitos conhecem.


Vou deixar abaixo alguns exemplos de aplicação, antes de mas nada acesse o site www.cadesimu.net e baixe já a versão traduzida será melhor para você criar seus circuitos e simular.

Publicidade:


Onde encontro o componente Soft-Starter?


Navegando pelos componentes é o sexto item conforme exemplo acima, clique nessa opção e após:


Temos a soft starter e o controlador onde é o responsável pelo funcionamento da simulação.


Insira também o componente controle eletrônico de partida.


Para o funcionamento um depende do outro, vamos ver abaixo um primeiro exemplo bem simples.

Para acionar a simulação temos apenas uma chave liga/desliga seca, de dois cliques no componente de parâmetros para configurar o tempo de aceleração desaceleração e outros detalhes.


Vamos observar outros exemplos:


Na opção de utilização de soft starter não utilizamos contator de potência e nem relé térmico.


Veja que se você utilizar de qualquer forma ao desligar os parâmetros configurados não terá função nenhuma.

Publicidade:


Pois ao pressionar B0 desliga C1 e o motor desliga normalmente sem ser pela soft.


Então a ligação principal é essa no exemplo acima, onde a soft trabalha de forma continua no motor elétrico trifásico.

* Desenho enviado por um dos membros dos grupos de elétrica do WhatsApp


Você pode montar vários circuitos de comandos utilizando esse componentes e a simulação é bem legal e interessante. Veja o vídeo na integra:


Diagramas elétrico de ligação de soft starters:


Circuito detalhado:


Bom galera é isso por hoje, nesse artigo mostro como você pode simular a ligação da soft starter no CADe SIMU 3.0 português.

Recomendamos:

Eu acionei um motor elétrico através da água!!!!!!!!

$
0
0
Galera, veja que experiencia legal! Muitas pessoas tem certa dúvida se a água é condutora de eletricidade, tem diversos estudos sobre o assunto na internet e também alguns vídeos no youtube. Confira esse aqui para compreender por que a água salgada conduz eletricidade!

Mas nenhum ligando um motor elétrico através da água :)



A aguá da nossa torneira pode conduzir eletricidade?

SIM! Não tenha dúvida!

Publicidade:



Agora aguá salgada conduz mais eletricidade?

SIM você pode fazer essa experiencia utilizando um pote de sorvete vazio, fios, disjuntor para sua proteção e uma lâmpada de LED ou incandescente.

Derrepente até mesmo um pequeno motor elétrico como no exemplo que eu fiz!

Vai ficar como no exemplo abaixo na imagem:


Já tinha feito essa experiencia utilizando uma lâmpada de LED 127V, cuja tensão necessária real para acende-la foi de 56V.

E utilizando a aguá sem sal a lâmpada acendeu com um brilho considerável.

Agora tentei ligar um pequeno motor elétrico 127V de 600 watts de potência pela água salgada e veja o resultado no vídeo abaixo:


Esse motor é 127V de 600 watts de potência é claro que a sua rotação não é 100% mas pela experiencia já da para ver que sim a aguá salgada conduz mas eletricidade que a água pura.

Se você esta pensando! e a água com açúcar? o que acontece?

Nada a aguá com açúcar não conduz eletricidade.

Curso Comandos Elétricos com CERTIFICADO

$
0
0
Olá amigos, quero fazer esse convite especial a vocês que acompanham o Blog Ensinando Elétrica, a realizar nosso treinamento ONLINE em Comandos Elétricos.


Desdo lançamento do curso na plataforma ONLINE, já temos inscritos 3548 alunos no curso, esse curso é muito bom e o mais acessível na internet.

Comandos Elétricos é simples e você não precisa pagar caro se quer aprender o que realmente importa. Outro detalhe você não perderá seu acesso, aqui o acesso a plataforma online é vitalicio.

Ao realizar o curso e assistir todas as vídeos aulas, você passará por um teste para no final do curso poder solicitar seu certificado de conclusão. Veja abaixo o modelo frente é verso, lembre-se nosso certificado é válido em todo território nacional.

Modelo Frente



Modelo Verso



Nosso certificado contém código QR para cada aluno que realizou o treinamento ONLINE, assim a empresa que você apresentar o certificado pode consultar a veracidade do seu certificado.

Isso também protege contra fraudes e falsificação, já que é impossível gerar códigos QR fora da área administrativo da plataforma online.

Conteúdo do Curso: São 3 módulos os principais e essenciais para você aprender o que realmente importa em comandos elétricos. (São vídeo aulas passo á passo) e apostilas para auxiliar nos seus estudos.

Módulo 01


Introdução á Comandos Elétricos, conheça cada componente e sua função, leitura e interpretação de diagramas, elaboração de diagramas de comandos do zero, treinamento no CADE SIMu exclusivo incluso.

➤ Módulo 02

Introdução á Motores Elétricos, Fechamento e Ligação de Motores Elétricos Trifásicos e Bifásicos de 6 pontas, 12 pontas e 9 pontas. Cálculos de dimensionamento de fusíveis, contatores, relés térmico, disjuntores, dimensionamento de cabos, disjuntor motor dentre outros.

➤ Módulo 03

Montagem dos Circuitos de Potência e de Comando de todos os tipos de chaves de partida de motores elétricos, como: Partida Direta, Reversão, Compensada, Estrela - Triângulo 6 e 12 pontas, Comando de bomba caixa d'água, Disjuntor Motor.

Veja o curso através do Aplicativo do Blog Ensinando Elétrica, com seu usuário e senha basta acessar a aba "plataforma online" e realizar o login para ver o curso pelo seu celular.

Baixe o App clicando aqui!

Quanto vou pagar para realizar esse Curso?

Para os primeiros 100 novos alunos, esse curso sai por apenas R$85.90 sim isso mesmo, parcela única. Clique abaixo agora mesmo para aproveitar.



** Se você não gostar do curso no período de 30 dias, fazemos a devolução do seu dinheiro.

** Após a compra no prazo de 2 horas, seu login e senha será enviado em seu e-mail para acessar a plataforma ONLINE e inciar seu curso em comandos elétricos. Dúvidas? me contate pelo WhatsApp (15) 996867998 Felipe Vieira.

Veja abaixo a opinião de quem já concluiu o curso na nossa plataforma ONLINE.













São testemunhos reais e verdadeiros de alguns alunos que já concluirão o curso de comandos elétricos na nossa plataforma ONLINE.
Viewing all 606 articles
Browse latest View live


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>